Candidatos do concurso do INSS em Belém querem anulação de prova


 

Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo

Mario Quintana

 

»INSS abre concurso para 300 vagas


Um grupo de 25 pessoas inscritas no cargo de Analista em Tecnologia da Informação no concurso do INSS quer a anulação do exame, realizado no último domingo (13), em Belém. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelos candidatos na Seccional de São Brás, a prova foi trocada pelo teste destinado ao cargo de Arquitetura. Após constatar o equívoco, a organização local do certame teria cancelado a prova. O G1 tentou contato com a Funrio, responsável pela organização do concurso, mas não foi atendido.

O caso ocorreu na sala 10 da Escola Estadual Paulino de Brito, em Belém. Diego Santos, 30 anos, analista de TI, presta prova para concurso há 12 anos e afirma que nunca havia passado por uma situação como esta. “Depois que constatamos a troca das provas e que a coordenação local não veio nos dar nenhuma satisfação nos primeiros 30 minutos decorridos de certame, eu já sabia que muito provavelmente nós não iríamos realizar a prova”, conta.

“Decorridos 60 minutos, a coordenação local entrou em nossa sala informando que a coordenação geral no Rio de Janeiro havia informado para eles recolherem os cartões ópticos e que o ocorrido seria registrado em ata e que a organizadora posteriormente iria entrar em contato conosco para uma provável aplicação posterior do certame”, lembra Santos. “Solicitei o registro da ata por meio de foto e aconselhei aos demais candidatos da minha sala a irmos a uma delegacia registrar o BO”, conta ainda o analista.

Os candidatos ficaram frustrados com a situação e consideram descaso por parte da organizadora do concurso. “Fiquei frustrada, um pouco chateada pela demora que a gente passou esperando na sala, pensando que a gente ia sair tarde e nada deles darem uma posição. Achei um pouco de descaso de não resolveram logo. A gente fica nervoso, pois é uma oportunidade na nossa vida fazer um concurso. Fiquei indignada e até agora eles não se pronunciaram, é como se nada tivesse acontecido”, relata a candidata Esteffany Lima, 22 anos.

O candidato David Campos tem 24 anos. Formado em Ciência da Computação, ele estuda para passar em um concurso público para ter estabilidade financeira. O ocorrido no concurso do último domingo deixou o jovem indignado. “Em um concurso de nível nacional a gente espera uma organização excepcional. A gente cria expectativa, se prepara há algum tempo e a gente fica indignado”, afirma Campos.

O jovem está junto com o grupo de candidatos, que se organizou e vai pedir auxílio junto ao Ministério Público Federal (MPF) para reivindicar que providências sejam tomadas com relação ao caso. “Espero que eles façam de novo a prova. A gente tem direto de fazer em uma nova data, espero que eles remarquem”, disse.

Compartilhe:

Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

Para Todos os Concursos