Um novo perfil para a carreira policial


 

Se você pudesse vender a sua experiência pelo preço que ela lhe custou, ficaria rico.

J. P. Morgan

 

»Polícia Militar do Paraná abre concurso para 5.264 vagas


O grande número de concursos para carreira policial, nas esferas estaduais em especial, com salários mais atrativos, tem trazido um contigente expressivo de candidatos. Esses candidatos estão em busca da boa remuneração e da estabilidade que a função pública oferece. Há, porém, necessidade de que cada candidato interessado em ingressar nesta carreira avalie o perfil psicológico que a função necessita.

A sociedade brasileira evolue financeira e organizacionalmente a patamares nunca antes alcançados, ou talvez como em poucos momentos de nossa história. Gerando um grau de exigência maior aos serviços públicos que lhe são ofertados. As intituições e profissionais devem estar a altura de tal expectativa, não tendo espaço para improvisações e voluntarismo.

Dos ógãos públicos espera-se equipamentos e instalações adequadas a demanda de uma sociedade complexa como a nossa. Dos profissionais espera-se competência e dedicação.

Profissionais bem preparados são aqueles que além da competência técnica, devem apresentar conciência social. Uma visão ampla da realidade dará condições de executar um trablho que não atenda somente a seus interesses pessoais ou da corporação, resultando num comportamento ético e de bom senso.

Este profissional deve apresentar traços de personalidade que serão úteis no desenvolvimento de um trabalho policial. Uma das principais característas, dentre muitas outras, deve ser o relacionamento interpessoal, a capacidade de estabelecer um adequado nível nas relações humanas. É preciso que saiba entender e fazer-se entendido diante das pessoas e da comunidade a que serve.

Por fim, os interessados precisam reconhecer que para concorrer a estes cargos precisam, além de treinamento e disposição física, estar vocacionados a prestação de serviços ao público. Reconhecendo o verdadeiro papel do servidor público, que é de servir ao público.

Compartilhe:

Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

Para Todos os Concursos