> > > > > > > > > >

 

139 Questões de Enfermagem - Saúde Mental2025

Questões de Enfermagem - Saúde Mental

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q63388

     

    A maioria das pessoas que se matam dão avisos sobre suas intenções. Se o paciente se torna quieto e aparenta estar tranquilo, pode ser um sinal importante de que resolveu a ambivalência e decidiu morrer. Como forma de auxiliar na avaliação, há uma série de fatores predisponentes, precipitantes e protetores que devem ser sondados a fim de ajudar na definição de presença ou ausência de risco de suicídio. Analise as proposições seguintes, no que se refere à definição desses fatores, e marque a opção correta.

    I. Fatores predisponentes: sexo (masculino: tentativa, feminino: suicídio), idade (mais jovens: suicídio, mais idosos: tentativa), história familiar de comportamento suicida, alcoolismo ou outros transtornos mentais, tentativas prévias, presença de doenças físicas, estado civil: divorciado, viúvo, solteiro e casado, estar desempregado ou aposentado, entre outros. 
    II. Fatores protetores: ausência de transtorno mental, gestação, senso de responsabilidade para com a família, suporte social positivo, religiosidade, estar empregado, satisfação elevada com a vida, presença de criança na família, capacidade de resolução de problemas positiva, teste de realidade intacto, relação terapêutica positiva.
    III. Fatores precipitantes: separação conjugal, ruptura de relação amorosa, rejeição afetiva e/ou social, alta recente de hospitalização psiquiátrica, graves perturbações familiares, perda do emprego, modificação na situação econômica ou financeira, gestação indesejada, vergonha, culpa, ansiedade intensa, insônia global, intoxicação por substâncias psicoativas, temor de ser descoberto (por algo socialmente indesejado). 

     


     

    resolva Q63388    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63388")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58072
    Ano: 2019  Órgão: Prefeitura do Rio de Janeiro   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A deterioração irreversível, prolongada e/ou progressiva da função intelectual e da personalidade, evidenciada por redução da capacidade de interpretar os estímulos ambientais; e por embotamento dos processos mentais e intelectuais, evidenciado por distúrbios da memória, da orientação e do comportamento, é classificado, segundo Doenges (2015), na Taxonomia II: percepção/cognição, como: 

     


     

    resolva Q58072    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58072")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Apodi
  •  

    prancheta
    Q58801
    Ano: 2019 Banca: FUNCERN   Órgão: Prefeitura de Apodi   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. As Unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, são os(as)

     


     

    resolva Q58801    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58801")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre (IMESF)
  •  

    prancheta
    Q54876

     

    As crises psiquiátricas podem estar relacionadas a distúrbios de pensamento, sentimentos ou ações, que envolvem risco de vida ou risco social. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA em relação à abordagem das crises psiquiátricas.

     


     

    resolva Q54876    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q54876")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  •  

    prancheta
    Q62133
    Ano: 2019 Banca: COMPERVE   Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)   Nível Médio   Prova: Técnico de Enfermagem

     

    O transtorno afetivo bipolar (TAB) é um transtorno de humor caracterizado pela alternância de episódios de depressão, mania ou hipomania. É uma doença crônica que acarreta grande sofrimento, afetando negativamente a vida dos doentes em diversas áreas, em especial no trabalho, no lazer e nos relacionamentos interpessoais. A síndrome maníaca é um componente fundamental para o diagnóstico do TAB. Suas principais características são:

     


     

    resolva Q62133    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62133")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    Veja mais Questões de Saúde Mental

     

    Compartilhe Questões de Saúde Mental

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)