Questões de Direito Administrativo para Exame OAB 2024


Treine para prova sem medo, sem surpresas sem pegadinhas! Somente a prática leva a perfeição...

 

» Confira a lista de concursos abertos

» Veja os últimos concursos publicados

» Veja Questões do Enem


Temos 3.034 Questões de Exame da Ordem (OAB), abaixo, para Detonar a Banca (FGV) e conquistar seu Registro Profissional

 

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q92433

    Direito Administrativo   » Improbidade administrativa - Lei nº 8.429 de 1992 e Lei nº 14.230 de 2021 , Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções

     

    Na semana passada, o Ministério Público ajuizou ação em desfavor de Odorico, prefeito do Município Delta, em decorrência da prática de ato doloso de improbidade que causou enriquecimento ilícito. Após os devidos trâmites processuais, o Juízo de primeiro grau verificou a configuração dos elementos caracterizadores da improbidade, incluindo o dolo específico, razão pela qual aplicou as penalidades cominadas na legislação.
    Sobre as penalidades aplicadas ao prefeito Odorico, assinale a afirmativa correta. 

     


     

    resolva Q92433    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92433")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92433

     

    prancheta
    Q92432

    Direito Administrativo   » Intervenção do estado na propriedade , Ocupação temporária , Requisição administrativa

     

    A administração do Município Alfa está construindo uma ponte para facilitar o acesso dos produtores rurais ao seu centro urbano. Para a realização da construção, o ente necessita utilizar a propriedade privada de Fernando, um terreno não edificado, vizinho à obra, enquanto perdurar a atividade de interesse público, para a qual não há perigo iminente.
    Considerando as modalidades de intervenção do Estado na propriedade, a administração do Município Alfa deve 

     


     

    resolva Q92432    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92432")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92432

     

    prancheta
    Q92431

    Direito Administrativo   » Controle da administração pública , Tribunais de Contas

     

    Túlio era servidor público federal e falsificou documentos para, de má fé, obter a sua aposentadoria por tempo de contribuição junto ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS. Por não ter sido verificado o problema dos documentos, o pedido foi deferido pelo órgão competente de origem e, pouco depois, registrado perante o Tribunal de Contas da União – TCU, que não verificou o embuste e não conferiu oportunidade de manifestação para Túlio. Ocorre que, seis anos após o aludido registro, a Corte de Contas tomou conhecimento do ardil de Túlio e da nulidade dos documentos apresentados, razão pela qual instaurou processo administrativo para fins de anular o registro promovido em dissonância com o ordenamento jurídico.
    Diante dessa situação hipotética, aponte a assertiva correta. 

     


     

    resolva Q92431    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92431")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92431

     

    prancheta
    Q92430

    Direito Administrativo   » Intervenção do estado na propriedade , Noções gerais e desapropriação

     

    José é proprietário de imóvel rural de enorme dimensão, mas totalmente improdutivo, que vem sendo objeto de constantes desmatamentos à revelia da legislação ambiental. O imóvel está localizado no Município Alfa do Estado Gama, sendo certo que os órgãos ambientais de ambos os entes federativos já vêm atuando em razão da supressão vegetal ilegal. Em seu imóvel, José não promove a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente, nem mesmo realiza seu aproveitamento racional e adequado.
    Por estar descumprindo sua função social, nos termos da CRFB/88, o imóvel de José pode ser objeto de desapropriação

     


     

    resolva Q92430    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92430")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92430

     

    prancheta
    Q92429

    Direito Administrativo   » Organização da Administração Pública , Agências Reguladoras na Organização da Administração Pública

     

    A Agência Reguladora federal Alfa, criada no ano corrente, tem a intenção de formalizar um acordo de cooperação com a Agência Reguladora estadual Beta. O acordo visa à descentralização das atividades normativas, fiscalizatórias, sancionatórias e arbitrais, com o intuito de conferir maior eficiência à atuação das duas entidades.
    Nesse contexto, à luz do disposto na CRFB/88 e na Lei nº 13.848/18, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q92429    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92429")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92429

     

    prancheta
    Q92358

    Direito Administrativo   » Improbidade administrativa - Lei nº 8.429 de 1992 e Lei nº 14.230 de 2021 , Disposições gerais da Improbidade Administrativa , Atos de Improbidade Administrativa e suas Sanções

     

    Em janeiro de 2022, João, na qualidade de Secretário de Educação do município Alfa, de forma culposa, praticou ato que causou lesão ao erário municipal, na medida em que permitiu, por negligência, a aquisição de bem consistente em material escolar por preço superior ao de mercado. O Ministério Público ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa em face de João, imputando-lhe a prática de ato omisso e culposo que ensejou superfaturamento em prejuízo ao Município, bem como requereu a condenação do Secretário Municipal a todas as sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa.
    Após ser citado, João procurou você, como advogado(a), para defendê-lo. Com base na Lei nº 8.429/92 (com as alterações introduzidas pela Lei nº 14.230/21), você redigiu a contestação, alegando que, atualmente, não mais existe ato de improbidade administrativa

     


     

    resolva Q92358    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92358")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92358

     

    prancheta
    Q92357

    Direito Administrativo   » Parcerias público-privadas , Serviços Públicos

     

    O Estado Alfa pretende firmar com sociedade empresária ou consórcio privado contrato de concessão patrocinada de serviços públicos para manutenção de uma rodovia estadual, precedida de obra pública, sob o regime jurídico da chamada parceria públicoprivada. O Estado Alfa iniciou os trâmites legais para a contratação, e a sociedade empresária Delta está interessada em ser contratada.
    Visando calcular os riscos, em especial tirar dúvidas sobre o pedágio que será cobrado dos usuários e as providências administrativas que deve adotar previamente para ser contratada, a sociedade empresária Delta buscou orientação em escritório de advocacia especializado na matéria.
    Na qualidade de advogado(a) que compareceu à reunião para prestar esclarecimentos à sociedade empresária Delta, você informou ao sócio-administrador, com base na Lei nº 11.079/04, que a concessionária prestará o serviço cobrando  

     


     

    resolva Q92357    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92357")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92357

     

    prancheta
    Q92356

    Direito Administrativo   » Licitações e Lei nº 14.133 de 2021 , Modalidades e Critérios de Julgamento

     

    O município Gama almeja realizar licitação para a escolha de um projeto urbanístico, de cunho técnico especializado, de natureza preponderantemente cultural, para a revitalização de seu centro histórico. Para tanto, fez publicar o respectivo edital com as especificações determinadas por lei.
    Sobre a hipótese, segundo a nova de Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21), assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q92356    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92356")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92356

     

    prancheta
    Q92355

    Direito Administrativo   » Processo Administrativo - Lei nº 9.784 de 1999 e Lei nº 14.210 de 2021 , Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 , Responsabilidades do servidor

     

    João é servidor público federal, ocupando o cargo efetivo de Analista Judiciário em determinado Tribunal. A autoridade competente do Tribunal recebeu uma denúncia anônima, devidamente circunstanciada, narrando que João revelou segredo, do qual se apropriou em razão do cargo, consistente no conteúdo de uma interceptação telefônica determinada judicialmente e ainda mantida em sigilo, a terceiro.
    O Tribunal instaurou preliminarmente sindicância, a qual, após a obtenção de elementos suficientes, resultou na instauração de processo administrativo disciplinar (PAD), iniciado por portaria devidamente motivada. O PAD, atualmente, está em fase de inquérito administrativo.
    No caso em tela, em razão de ter o PAD se iniciado por meio de notícia apócrifa, eventual alegação de sua nulidade pela defesa técnica de João

     


     

    resolva Q92355    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92355")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92355

     

    prancheta
    Q92354

    Direito Administrativo   » Organização da Administração Pública , Consórcios públicos

     

    Em decorrência das queimadas que têm assolado certo bioma, os municípios vizinhos Alfa, Beta e Gama, nacionalmente conhecidos pelo turismo ambiental promovido na localidade e drasticamente afetados pelo fogo, decidiram formalizar um consórcio público com vistas a promover a proteção ao meio ambiente.
    No respectivo protocolo de intenções, os entes federativos estabeleceram a denominação - Protetivus -, a finalidade, o prazo de duração, a sede do consórcio e a previsão de que o consórcio é associação pública, dentre outras cláusulas necessárias.
    Diante dessa situação hipotética, em consonância com a legislação de regência, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q92354    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92354")    |   » Apostila de Direito Administrativo 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92354

     

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Para Todos os Concursos