311 Questões de Enfermagem - Saúde da Criança e do Adolescente2025


  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q58985

     

    O Aleitamento materno constitui uma importante estratégia na redução da morbimortalidade infantil. Sua situação no Brasil tem melhorado de forma progressiva e persistente, com espaços ainda para melhorá-lo (Brasil 2012). O técnico em enfermagem deve recomendar a técnica de amamentação e considerar que está adequada nas seguintes situações:

    I. Quando a cabeça do bebê está no mesmo nível da mama da mãe, o queixo está tocando-a e a boca bem aberta;
    II. O lábio inferior está virado para fora;
    III. As bochechas estão arredondadas (não encovadas) ou achatadas contra a mama. Vê-se pouco a aréola durante a mamada;
    IV. As sucções são lentas e profundas: o bebê suga, dá uma pausa e suga novamente (sucção, deglutição e respiração).

    Das afirmativas acima:

     


     

    resolva Q58985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58985")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58990

     

    As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais, constituindo uma das principais causas de morbimortalidade infantil em países em desenvolvimento. Neste direcionamento, analise as afirmações a seguir:
    I. Uma criança com 8 meses de idade é lavada por sua mãe para unidade básica de saúde, com quadro de diarreia há 2 dias, irritada, apresentando olhos fundos, boca e língua secas, sedenta, bebendo líquidos avidamente e de forma rápida. A orientação inicial para manejo do caso será a reidratação oral com solução de reidratação oral (SRO) na quantidade de 50 a 100ml/kg administrada no período de 4 a 6 horas.
    II. A quantidade a ser ingerida dependerá da sede do paciente, mas deve ser administrada, na unidade de saúde, continuamente, até que desapareçam os sinais da desidratação.
    III. Caso a criança não aceite a SRO, uma medida alternativa é oferecer refrigerante, por conter água e glicose.
    IV. O principal objetivo da Vigilância Epidemiológica das Doenças Diarreicas Agudas (VE-DDA) é monitorar as áreas onde água de riachos, rios, cacimbas ou poços são utilizadas para banhar, beber ou para preparar alimentos.
    Das afirmativas acima: 

     


     

    resolva Q58990    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58990")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58984

     

    Considerando as ações de enfermagem na saúde da criança, durante o crescimento e desenvolvimento, analise as afirmativas seguintes:

    I. A participação paterna em todas as fases de desenvolvimento da criança é um elemento importante para o seu crescimento saudável, pois representa um relevante fator protetivo para a saúde de todos os envolvidos. Assim é fundamental que o pai/cuidador seja incorporado às atividades rotineiras realizadas pelas equipes de saúde, para que, por exemplo, tenha direito a uma voz ativa nas consultas realizadas pelos profissionais de saúde.
    II. O Ministério da Saúde recomenda seis consultas de rotina no primeiro ano de vida (no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, 1 consulta por semestre até completar 5 anos. Essas faixas etárias são selecionadas porque representam momentos de oferta de imunizações e de orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
    III. A monitorização do crescimento de forma rotineira é um componente da consulta para a criança no mundo inteiro. Assim, o técnico em enfermagem, ao atender crianças entre os 2 e os 10 anos de idade, deve aferir o peso e a altura e plotá-los no gráfico nas consultas realizadas.
    IV. A criança de 2 a 6 anos apresenta diminuição no ritmo de crescimento e, por consequência, diminuição das necessidades nutricionais e do seu apetite. Assim algumas orientações devem ser transmitidas aos pais como por exemplo: a criança deve sentar-se à mesa com a família; caso ela não aceite o almoço ou jantar, pode haver a substituição por leite ou produto lácteos, podendo ainda utilizar a sobremesa ou guloseimas como recompensa ou castigo.

    Das afirmativas anteriores:  

     


     

    resolva Q58984    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58984")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q63392

     

    Os transtornos emocionais geralmente surgem durante a adolescência. Além da depressão ou da ansiedade, os adolescentes com essa condição também podem sentir irritabilidade, frustração ou raiva excessivas. Os sintomas podem se sobrepor em mais de um transtorno, com mudanças rápidas e inesperadas no humor e explosões emocionais. 
    Neste sentido é importante conhecer os transtornos/distúrbios mais comuns que acometem os adolescentes. Deste modo, analise as afirmativas a seguir sobre os distúrbios mentais mais incidentes na atualidade.

    I. O transtorno de pânico se caracteriza por ataques de pânico espontâneos, acompanhados de ansiedade antecipatória, ou seja, medo de vir a apresentar novos ataques, que leva à evitação das situações relacionadas à possível ocorrência de ataques.
    II. A agorafobia teve seu conceito inicial ampliado para o medo de sair ou ficar desacompanhado, em lugares públicos diversos, abertos ou fechados, transportes coletivos, multidões, podendo chegar à impossibilidade de sair de casa. Quem sofre de agorafobia tem medo de situações que possam levá-lo a sensações de aprisionamento, desamparo ou constrangimento. Esse sentimento de ansiedade, em geral, se manifesta em ambientes desconhecidos nos quais os indivíduos têm pouco controle.
    III. O transtorno de ansiedade generalizada se caracteriza por ansiedade persistente e flutuante relacionada a vários aspectos da vida do indivíduo. Apresenta sintomas variáveis: nervosismo persistente, sensação de vazio na cabeça, sensação de estar “no limite”, tremores, tensão e dores musculares, transpiração, palpitações, tonturas e desconforto epigástrico.
    IV. O transtorno obsessivo-compulsivo caracteriza-se por anedonia, ideias de autodesvalorização e culpa, ideias de morte e suicídio, fadiga, sensação de perda de energia, diminuição da concentração, memória e capacidade de decidir, entre outros sinais e sintomas. 

     


     

    resolva Q63392    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q63392")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)
  •  

    prancheta
    Q57526
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    O diagnóstico de enfermagem assinalado tem como característica definidora
     

     


     

    resolva Q57526    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q57526")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    Compartilhe:

    Veja mais Questões de Saúde da Criança e do Adolescente

     

    Compartilhe Questões de Saúde da Criança e do Adolescente para Concursos

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)