Questões de Nível Médio de Sociologia 2023



Questoes de Nível Médio de Sociologia

  • Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
  •  

    prancheta
    Q85389

    Sociologia   » Cultura e sociedade

    Ano: 2021 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Enem - Primeiro e Segundo Dia - PPL

     

    Tu é um termo que não figura muito bem nos desenvolvimentos modernos e contemporâneos da ética e da política. Com efeito, muitos movimentos revolucionários (que variam do comunismo tradicional ao feminismo da irmandade) parecem compartilhar de um código linguístico curioso baseado na moral intrínseca dos pronomes. O nós é sempre positivo, o vós é um aliado possível, o eles tem o rosto de um antagonista, o eu é impróprio, e o tu é, obviamente, supérfluo.
    CAVARERO, A. Relating Narratives apud BUTLER, J. Relatar a si mesmo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (adaptado).
    Um dos principais problemas morais da contemporaneidade, conforme mencionado no texto, reside na dificuldade em

     


     

    resolva Q85389    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q85389")    |   » Apostila de Sociologia 2023

     

    *gabarito » clique em resolva Q85389

     

     

    prancheta
    Q80988

    Sociologia   » O nascimento da sociologia, Revolução e transformação social

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

    TEXTO I
          Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre crescentes: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim.
             KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, s/d (adaptado).
    TEXTO II
          Duas coisas admiro: a dura lei cobrindo-me e o estrelado céu dentro de mim.
    FONTELA, O. Kant (relido). In: Poesia completa. São Paulo: Hedra, 2015.
    A releitura realizada pela poeta inverte as seguintes ideias centrais do pensamento kantiano:

     


     

    resolva Q80988    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80988")    |   » Apostila de Sociologia 2023

     

    *gabarito » clique em resolva Q80988

     

     

    prancheta
    Q80987

    Sociologia   »

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

    questões de concursos Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019
    Fala-se aqui de uma arte criada nas ruas e para as ruas, marcadas antes de tudo pela vida cotidiana, seus conflitos e suas possibilidades, que poderiam envolver técnicas, agentes e temas que não fossem encontrados nas instituições mais tradicionais e formais.
    VALVERDE, R. R. H. F. Os limites da inversão: a heterotopia do Beco do Batman. Boletim Goiano de Geografia (Online). Goiânia, v. 37, n. 2, maio/ago. 2017 (adaptado).
    A manifestação artística expressa na imagem e apresentada no texto integra um movimento contemporâneo de

     


     

    resolva Q80987    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80987")    |   » Apostila de Sociologia 2023

     

    *gabarito » clique em resolva Q80987

     

     

    prancheta
    Q80986

    Sociologia   » Natureza e sociedade, Meio ambiente e sociedade

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

    TEXTO I
    Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
    BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
    TEXTO II
    O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.
    GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
    Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela

     


     

    resolva Q80986    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80986")    |   » Apostila de Sociologia 2023

     

    *gabarito » clique em resolva Q80986

     

     

    prancheta
    Q80985

    Sociologia   » Relação entre Indivíduo e Sociedade

    Ano: 2019 Banca: INDEC   Órgão: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Vestibular - Primeiro Dia e Segundo Dia

     

    Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.
    FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
    O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão

     


     

    resolva Q80985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q80985")    |   » Apostila de Sociologia 2023

     

    *gabarito » clique em resolva Q80985

     

     

    Compartilhe:

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Para Todos os Concursos

     

     

     

     

     

    Questões de Nível Médio 2023