43 Questões de Nível Médio de Sociologia


Sociologia - 1 ª Página

 

  • Conselho Federal de Medicina (CFM)
  •  

    prancheta
    Q47709

    Sociologia   » Sociedade civil, Cidadania e movimentos sociais

    Ano: 2018 Banca: IADES   Órgão: Conselho Federal de Medicina (CFM)   Nível Médio   Prova: Agente Operacional

     

    A cidadania pode ser definida simplesmente como o gozo de direitos civis e o cumprimento de deveres de acordo com as leis de determinada sociedade. É um conceito que pode deixar certas pessoas confusas não só pela sua complexidade, como também em relação ao seu uso, principalmente em sociedades nas quais as necessidades básicas, como o alimento, nem sempre são satisfeitas. Esse é o caso da sociedade brasileira, em que essa situação pode envergonhar muitos daqueles para quem a cidadania é melhor realizada. Esta emoção de vergonha é parte também do verdadeiro cidadão que se preocupa com a sociedade e sente-se solidário para com aqueles que estão nesse imenso “barco continental”.
    BONIN, Luiz Fernando Rolim. Educação, consciência e cidadania. In: Cidadania e Participação Social. 1. ed. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008, com adaptações.

    Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que, para o autor, a (o) 

     


     

    resolva Q47709    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q47709")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

  • Exame Nacional do Ensino médio (ENEM)
  •  

    prancheta
    Q35327

    Sociologia   » Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

    Ano: 2017 Banca: INEP   Órgão: Exame Nacional do Ensino médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

     

          Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.
                         KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
    De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

     


     

    resolva Q35327    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35327")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

    prancheta
    Q35326

    Sociologia   » Formas de estratificação social, Estratificação e desigualdade social

    Ano: 2017 Banca: INEP   Órgão: Exame Nacional do Ensino médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

     

          O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.
    VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).
    O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

     


     

    resolva Q35326    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35326")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

    prancheta
    Q35325

    Sociologia   » Formas de estratificação social, Estratificação e desigualdade social

    Ano: 2017 Banca: INEP   Órgão: Exame Nacional do Ensino médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

     

    TEXTO I

           Sólon é o primeiro nome grego que nos vem à mente quando terra e dívida são mencionadas juntas. Logo depois de 600 a.C., ele foi designado “legislador” em Atenas, com poderes sem precedentes, porque a exigência de redistribuição de terras e o cancelamento das dívidas não podiam continuar bloqueados pela oligarquia dos proprietários de terra por meio da força ou de pequenas concessões.
    FINLEY, M. Economia e sociedade na Grécia antiga. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013 (adaptado).

    TEXTO II
          A “Lei das Doze Tábuas” se tornou um dos textos fundamentais do direito romano, uma das principais heranças romanas que chegaram até nós. A publicação dessas leis, por volta de 450 a.C., foi importante, pois o conhecimento das “regras do jogo” da vida em sociedade é um instrumento favorável ao homem comum e potencialmente limitador da hegemonia e arbítrio dos poderosos.
                                                  FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
    O ponto de convergência entre as realidades sociopolíticas indicadas nos textos consiste na ideia de que a 

     


     

    resolva Q35325    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35325")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

    prancheta
    Q35324

    Sociologia   »

    Ano: 2017 Banca: INEP   Órgão: Exame Nacional do Ensino médio (ENEM)   Nível Médio   Prova: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

     

          A grande maioria dos países ocidentais democráticos adotou o Tribunal Constitucional como mecanismo de controle dos demais poderes. A inclusão dos Tribunais no cenário político implicou alterações no cálculo para a implementação de políticas públicas. O governo, além de negociar seu plano político com o Parlamento, teve que se preocupar em não infringir a Constituição. Essa nova arquitetura institucional propiciou o desenvolvimento de um ambiente político que viabilizou a participação do Judiciário nos processos decisórios.
                              CARVALHO, E. R. Revista de Sociologia e Política, n. 23, nov. 2004 (adaptado).
    O texto faz referência a uma importante mudança na dinâmica de funcionamento dos Estados contemporâneos que, no caso brasileiro, teve como consequência a

     


     

    resolva Q35324    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q35324")    |   » Apostila de Sociologia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Sociologia

     

    Compartilhe Questões Sociologia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)