Apostilas para concursos 2018

51.573 Questões

9.845 vagas em concursos

 

 

Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018.

 

UFG | Níveis Médio e Superior

» Câmara Municipal de Goiânia (GO) abre concurso para 75 vagas

FUNDEP | Nível Médio

» Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBM MG) abre concurso para 500 vagas

CIEE | Nível Superior

» Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) abre seleção para 261 vagas

 

Concursos da Vunesp

CESGRANRIO | Níveis Fundamental, Médio e Superior| salários de até 4.894,08

» Liquigás abre concurso para 1.349 vagas

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

Concursos da Vunesp

Questões de Atualidades 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas.

William G. Ward

 

 

 

Q49548


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Atualidades do ano de 2018, Saúde, Questões Sociais

 

 

 

 


 

A Prefeitura de Boa Vista tem intensificado a vacinação contra o sarampo em toda a capital, e, nesta segunda (26/03/2018) e terça-feira (27/03/2018), realizou uma grande ação na área rural, que faz parte do calendário de atividades da campanha, antecipada este ano no Estado, devido ao surto da doença. Para se vacinar basta ir a qualquer uma das unidades básicas de saúde, de preferência a mais próxima de sua casa. (Roraima em Foco, 28 de março de 2018). Assinale a alternativa correta.

 

a)  A partir do diagnóstico de uma bebê venezuelana de 1 ano com indícios da doença, foi feita uma força tarefa de combate, prevenção e busca de novos casos da doença. Foi constatado pela Secretaria de Saúde do Estado que o maior foco da doença está no sul do Estado.

 

 

b)  De acordo com porta voz da prefeitura de Boa Vista, foi intensificada a vacinação contra o sarampo em toda a capital. Como a concentração da doença está na capital, não há necessidade de vacinação na zona rural da cidade. Não há indícios de surto nestas áreas.

 

 

c)  Para se vacinar, as pessoas devem se dirigir ao Hospital Geral de Roraima. Quem não apresentar a carteira de vacinação não é atendido e a prioridade no atendimento se restringe aos Venezuelanos já que o surto teve como origem uma bebê venezuelana.

 

 

d)  O sarampo é uma doença de alta contagiosidade e potencialmente grave. Pode evoluir para complicações, principalmente em crianças. A pneumonia causada pelo sarampo não tem tratamento específico. Outra complicação grave é denominada panencefalite esclerosante subaguda, que frequentemente leva ao óbito. Não é o caso de Roraima, pois foi afirmado pela Secretaria de Saúde do Estado que os casos constatados não correm este risco, está tudo sob controle.

 

 

e)  Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, os últimos registros da doença ocorreram entre 2013 e 2015, quando foram confirmados 1.310 casos em todo país. Nesse período, Roraima confirmou um caso, importado do Ceará.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49547


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Atualidades do ano de 2018, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global

 

 

 

 


 

Lixo nos rios e no mar, substâncias tóxicas no solo e no ar. Esses são alguns dos problemas ambientais ocasionados pelo ser humano ao meio ambiente, como consequência do modo consumista pelo qual temos vivido. Esses problemas têm se intensificado cada vez mais nos últimos anos, deixando de se questões locais para ser tornarem problemáticas de âmbito global. (Martinez, Rogério. Contato geografia, 3º ano, 1. ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, p. 239. (Coleção Contato Geografia)). Sobre as questões ambientais planetárias, é incorreto afirmar:

 

a)  A alta concentração de poluentes no ar forma uma camada de partículas em suspensão, parecida com uma neblina, conhecida como smog, fazendo com que a visibilidade diminua. Também causa muitos problemas de saúde, principalmente relacionados ao sistema respiratório e cardiovascular. 

 

 

b)  Embora imprevisíveis, as consequências do aquecimento global provocam alterações no clima e, por conseguinte, nos ecossistemas terrestres. As grandes florestas tropicais, por exemplo, podem ficar mais secas e até mesmo desaparecer em certas regiões, enquanto as florestas temperadas correm o risco de ser devastadas pela seca e pelo calor.

 

 

c)  A concentração elevada de poluentes na atmosfera é provocada pelo lançamento de gases e material particulado, principalmente pelos veículos motorizados, pela indústria e pela incineração de resíduos sólidos e, corno consequência, ocorre o aumento da incidência de doenças corno asma, enfisema pulmonar, bronquite e irritação nos olhos.

 

 

d)  A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Em Roraima, esta lei só não está sendo cumprida nos municípios de Normandia e Cantá, por falta de licenciamento.

 

 

e)  A partir da Revolução Industrial, os problemas ambientais foram se agravando cada vez mais em quase todo o mundo, principalmente com o desenvolvimento e expansão do capitalismo.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49546


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Economia Nacional, Atualidades do ano de 2018, Economia

 

 

 

 


 

A Isto É notícias, de 21 de março de 2017, publicou que pela primeira vez desde 2004, o Brasil ficou estagnado em seu desenvolvimento, o país alcançou o indicador 0,754, de uma escala de 0 a 1, o mesmo obtido no ano anterior. Com esse desempenho, o país se mantém na 79ª posição no ranking, empatado com a Ilha de Granada. A Noruega, primeira da lista, alcançou 0,949. A pior colocação foi da República Centro-Africana, com 0,352. Ao todo, participam do ranking 188 países e territórios. O desemprego, por sua vez, cresceu de forma expressiva neste mesmo período. Os mais afetados foram jovens. A taxa de desemprego entre 15 a 24 anos em 2015 era de 23,1%, bem acima dos 17% identificados em 2014. Em seguida, estavam as mulheres. O nível de desemprego entre mulheres cresceu de 8,9% para 11,8% no biênio 2014-2015, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Conforme o artigo, com o objetivo de avaliar eficientemente o nível de bem-estar social atingido por um país ou uma sociedade, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) criou o:

 

a)  Indicador de Desenvolvimento Social (IDS).

 

 

b)  Indicador de Desenvolvimento Humano (IDH)

 

 

c)  Indicador de Desenvolvimento Nacional (IDN).

 

 

d)  Indicador de Desenvolvimento Regional (IDR).

 

 

e)  Indicador de Desenvolvimento Humano e Social (IDHS). 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49545


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Atualidades do ano de 2018, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global

 

 

 

 


 

O Planeta pede água. “A má gestão e o descuido com as fontes naturais estão na gênese de uma das marcas de nosso tempo, a permanente crise hídrica e a inaceitável imundície dos oceanos. O quadro é dramático, mas ainda há tempo para uma reversão.” Foi nesse preocupante cenário que entre os dias 18 e 23 de março de 2018, aconteceu a oitava edição do Fórum Mundial da Água, realizado pela primeira vez na América do Sul. Assinale abaixo a alternativa que indica em qual país e cidade foi realizado este Fórum.

 

a)  Equador – Quito.

 

 

b)  Argentina – Buenos Aires.

 

 

c)  Brasil – Brasília.

 

 

d)  Colômbia – Bogotá. 

 

 

e)  Brasil – Rio de Janeiro. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49544


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018, Política

 

 

 

 


 

No dia 14 de março de 2018, no Estado do Rio de Janeiro, a vereadora Marielle Franco, de 38 anos, é a primeira vítima política da barbárie do Rio de Janeiro, foi assassinada com quatro tiros. Em relação a este fato, assinale a alternativa correta.

 

a)  Quinta vereadora mais votada no Rio de Janeiro, com aproximadamente 46 mil votos em 2016, concorrendo pelo PSOL, Marielle lutava pelos direitos humanos, a favor das mulheres, dos negros, dos homossexuais e dos favelados, categorias que se encaixava pessoalmente, esta luta incomodava muitas pessoas. 

 

 

b)  Foi comprovado pela equipe de inteligência da polícia do Estado do Rio que a ação foi comandada por policiais que fazem parte da intervenção militar nas policias fluminenses. 

 

 

c)  A vereadora foi mais uma vítima da violência que assola a cidade maravilhosa. A polícia carioca tem como principal hipótese assalto a mão armada, cometido por bandidos pertencentes à facções criminosas. 

 

 

d)  Por ter sido muito bem votada e por defender classes não convencionais à determinados políticos. Já ficou comprovado que Marielle foi vítima de um crime cometido por políticos contraditórios às causas defendidas por ela junto a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

 

 

e)  Marielle tinha muitos inimigos principalmente chefes de facções criminosas localizadas nos morros do Rio de Janeiro, em 2010 a vereadora foi responsável pelo projeto de lei que instalou uma unidade de polícia pacificadora no Morro do Alemão.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49543


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Economia Nacional, Atualidades do ano de 2018, Economia

 

 

 

 


 

“Em seu desenvolvimento concreto, a busca de novas fronteiras de expansão impôs a intensificação da concorrência capitalista. Na contramão das superstições dos “economistas do mercado”, a intensificação da concorrência culminou na centralização dos capitais mediante a farra das fusões e aquisições. A centralização do poder em um grupo restrito de grandes empresas foi acompanhada da concentração da renda e da riqueza. No mesmo movimento, o encolhimento do espaço jurídico-político ocupado pelos Estados Nacionais debilitou a soberania popular. Nos países desenvolvidos, foram revertidas as tendências à maior igualdade – tanto no interior das classes sociais quanto entre elas – observadas no período que vai do fim da Segunda Guerra até meados dos anos 1970. Desenjaulada, a Coisa desembestou, liberando os impulsos mais profundos de sua natureza. Os bem-sucedidos acumulam “tempo livre” sob a forma de capital fictício (títulos que representam direitos à apropriação da renda e da riqueza), enquanto para os mais fracos a “liberação” do esforço se apresenta como a ameaça permanente do desemprego, a crescente insegurança e precariedade das novas ocupações, a exclusão social” (Carta Capital em tempo real, 30 de março de 2018). A crítica citada no texto está relacionada ao processo de:

 

a)  Globalização.

 

 

b)  Socialização econômica.

 

 

c)  Urbanização entre os países.

 

 

d)  Regionalização interna.

 

 

e)  Imigração internacional.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49542


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Atualidades do ano de 2018, Sociedade e Comportamento

 

 

 

 


 

O Brasil foi a primeira seleção a se classificar para a Copa do Mundo de 2018, excluindo a seleção do país sede, que com esta prerrogativa garante sua vaga. A seleção brasileira segue sendo a única que disputou todas as Copas. Este será um dos principais eventos esportivos do ano. Outro evento importantíssimo, já realizado entre os dias 9 e 25 de fevereiro de 2018, foi a Olimpíada de Inverno de PyeogChang na Coreia do Sul, marcado pela presença da Coreia do Norte nos jogos. Assinale a alternativa que indica o nome dos países que sediarão a Copa do Mundo de 2018 e a Olimpíada de inverno de 2022, respectivamente.

 

a)  Coreia do Norte e Japão.

 

 

b)  Rússia e Japão. 

 

 

c)  Brasil e China. 

 

 

d)  Rússia e China.

 

 

e)  Coreia do Norte e Rússia.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49541


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018, Economia Internacional

 

 

 

 


 

A crise na Venezuela desde 2013 refere-se à crise socioeconômica que a Venezuela sofre desde os últimos meses do mandato de Hugo Chávez, se estendendo ao longo dos anos para a atual presidência de Nicolás Maduro. Como uma das consequências da crise na Venezuela, assinale a alternativa correta.

 

a)  No âmbito econômico, o impacto da crise na Venezuela está sendo importante para o Brasil pelo aumento da exportação de produtos alimentícios para o país vizinho com o objetivo de abastecer o mercado.

 

 

b)  A crise está contribuindo para a entrada de mão de obra qualificada no Brasil, proporcionando maior desenvolvimento do mercado de trabalho brasileiro.

 

 

c)  Uma grande demanda por trabalho e por atendimento médico dos novos moradores vem sobrecarregando o sistema de saúde de Roraima.

 

 

d)  A prefeitura de Manaus se organizou para receber os imigrantes e com isso conseguir reabastecer as vagas de emprego que se encontram em aberto na Zona Franca.

 

 

e)  O Governo de Roraima se mobilizou junto à Polícia Federal no sentido de agilizar a emissão de passaportes para os Venezuelanos, incentivando o aumento da imigração e com isso impulsionar o crescimento do PIB do Estado. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49540


prancheta

 


Ano: 2018 UERR    Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima (SETRABES) Nível Médio  Prova: Agente Sócio-Orientador  Atualidades Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018, Política

 

 

 

 


 

“Laranja-pera, laranja-baia, laranja-seleta... laranja lima. Aquilo que todo hortifruticultor sempre soube, lima é um tipo de laranja, terá que ser posto à prova no âmbito político. Com seu sigilo quebrado, o coronel João Baptista Lima Filho, amigo de longa data do presidente, está um bagaço com a decisão do STF. O ministro Luís Roberto Barroso está disposto a espremer todos os que cercam Temer até que saia algum caldo. Há quem aposte que, apesar de o presidente fingir que está tudo sempre doce, o que vai sair de tudo isso será bem azedo.” (Revista Veja, edição 2557 de 21 de março de 2018, p. 31). Qual o motivo da prisão do coronel João Baptista Lima Filho?

 

a)  Formação de quadrilha, juntamente com, Temer na Operação Lava Jato. 

 

 

b)  Coordenador do cartel das empreiteiras e pagamento de propina a dezenas de políticos.

 

 

c)  Com base na delação da JBS, é um dos intermediários de propina que supostamente seria paga ao presidente Michel Temer no caso do decreto de portos. Lima é o dono da empresa de engenharia e arquitetura Argeplan.

 

 

d)  Dono da Argeplan é acusado por ter financiado a campanha do ex-presidente Lula e a campanha do atual presidente Michel Temer com dinheiro de propina recebido da JBS.

 

 

e)  Corrupção e formação de quadrilha no processo da Petrobrás. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q49104


prancheta

 


Ano: 2018 VUNESP    Prefeitura de Garça Nível Superior  Prova: Professor de Educação Básica  Atualidades Política no Brasil, Atualidades do ano de 2018, Política

 

 

 

 


 

O governo brasileiro confirmou que o gaúcho Jonatan Moisés Diniz, 31, preso em 27 de dezembro na Venezuela, foi libertado neste sábado (6 de janeiro) e voltou aos Estados Unidos depois de ser expulso do país caribenho. Ele havia sido capturado pelo Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência) e estava na prisão da sede da agência, em Caracas, conhecida por abrigar opositores ao regime.



(Folha de S.Paulo, 06.01.2018. Disponível em: . Adaptado)



Em relação ao episódio mencionado na notícia, é correto afirmar que

 

a)  o brasileiro assegurou que sua prisão pelo governo da Venezuela foi planejada a fim de chamar atenção para as ações de sua ONG.

 

 

b)  o incidente gerou uma crise diplomática entre os governos brasileiro e venezuelano, levando o Brasil a retirar o seu embaixador de Caracas.

 

 

c)  a CIA teve participação no incidente, na medida em que alguns dos jovens presos com o brasileiro eram ligados ao serviço secreto dos EUA. 

 

 

d)  o esforço do governo brasileiro em prol de sua libertação da prisão foi pífio, já que ele era reconhecidamente culpado das denúncias a ele imputadas. 

 

 

e)  as afinidades entre os governos brasileiro e venezuelano facilitaram o contato com o objetivo de resolver o problema da prisão e da crise que a sucedeu.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

Treinamento de Serviço Social

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Treinamento de Engermagem - Imunização

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):

 

 

 

 

 

 

Wildcard SSL Certificates