Apostilas para concursos 2018

45.665 Questões

13.848 vagas em concursos

 

 

Terça-Feira, 19 de Junho de 2018.

 

SANTO ÂNGELO | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Boa Vista Do Buricá (RS) abre concurso para 25 vagas

IBAM-SP | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de São José dos Campos (SP) abre concurso para 35 vagas

FGV - Fundação Getúlio Vargas | Nível Superior

» Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP RJ) abre seleção para 800 vagas

 

Concursos da Vunesp

CESPE UnB | Nível Superior| Salários vão de R$ 11.983,26 a R$ 22.672,48.

» Polícia Federal abre concurso para 500 vagas em todo o país

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

Concursos da Vunesp

Questões de Conhecimentos Gerais 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando obter resultados diferentes

Albert Einstein

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico em Informática - Banco de Dados  Conhecimentos Gerais Política, Política Nacional

 

prancheta

 

 

 


Q42589


 

O presidente Michel Temer decretou, em janeiro deste ano, uma intervenção federal no Rio de Janeiro por conta da crise de segurança pública pela qual passa o Estado. Trata-se de um expediente previsto na Constituição, mas que jamais foi usado. Sobre este procedimento, é correto afirmar que

 

a)  foi decretado após a execução da vereadora Marielle Franco.

 

 

b)  as comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu foram ocupadas pacificamente pelas autoridades policiais, durante a Operação Choque de Paz.

 

 

c)  parte da população carioca teme que a presença dos militares nas ruas do Estado potencie a violência contra a população das favelas, na sua maioria negros.

 

 

d)  trata-se de um programa elaborado pela Secretaria de Estado de Segurança que visa recuperar territórios ocupados há décadas por traficantes e milicianos através das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

 

 

e)  a ação militar tenta resolver o problema em três frentes: ‘retomando’ os territórios, expulsando os grupos criminosos e integrando as comunidades à cidade.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico em Informática - Banco de Dados  Conhecimentos Gerais Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global

 

prancheta

 

 

 


Q42588


 

Em um mapeamento global, o Brasil, que é considerado o país mais violento do mundo contra ambientalistas, pelo levantamento da organização Global Witness, é também um dos piores em termos de conflitos ambientais. Três desastres marcam a inserção do país entre aqueles com os piores conflitos ambientais do mundo:

 

a)  construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, “Povoados do câncer” (Cubatão) e grilagem de terras mortal (Pará).

 

 

b)  construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), morte de 5000 bois vivos em Barcarena e rompimento da barragem em Mariana.

 

 

c)  desastre ambiental em Barcarena (Hydro), Césio 137 em Goiânia e vazamento de óleo na Bacia de Campos.

 

 

d)  incêndio da Ultracargo (São Paulo), construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e rompimento da barragem em Mariana.

 

 

e)  tragédia da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, crime ambiental da Samarco (Vale e BBHP) em Minas Gerais e construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico em Informática - Banco de Dados  Conhecimentos Gerais Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo

 

prancheta

 

 

 


Q42587


 

A Guerra Civil na Síria completou sete anos, e sobre o conflito é correto afirmar que 

 

a)  os russos, até o momento, apoiaram o exército sírio monetariamente e no fornecimento de equipamento bélico, não realizando nenhum tipo de intervenção militar direta.

 

 

b)  trata-se de uma guerra civil que opõe rebeldes e jihadistas ao regime do presidente Bashar al-Assad, sem as grandes dimensões de um conflito internacional.

 

 

c)  acontece desde 2011 e é considerada um dos grandes desastres humanitários dos últimos anos.

 

 

d)  trata-se de um conflito político em razão do poder econômico e pela conquista de petróleo, sem nenhuma vinculação de cunho religioso.

 

 

e)  a participação dos Estados Unidos no conflito se dá por meio do apoio à manutenção de Assad no poder.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico em Informática - Banco de Dados  Conhecimentos Gerais Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: Raça, classe e gênero, Questões Sociais

 

prancheta

 

 

 


Q42586


 

Os cidadãos irlandeses estão sendo convocados pelo governo de seu país a dar votos cruciais em um referendo histórico que se realizará entre maio e junho de 2018, sobre

 

a)  o casamento homossexual.

 

 

b)  a legalização do aborto.

 

 

c)  a privatização da água.

 

 

d)  a abolição do movimento feminista.

 

 

e)  a laicidade do Estado Irlandês.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico em Informática - Banco de Dados  Conhecimentos Gerais Economia Internacional, Economia, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global

 

prancheta

 

 

 


Q42585


 

Ocorreu em março deste ano, em Brasília, a 8ª edição do Fórum Mundial da Água (FMA). O evento reúne governantes, empresários, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Sobre o evento, é correto afirmar que

 

a)  o FMA é um instrumento dos organismos internacionais, principalmente da Organização Mundial do Comércio e dos BRICS, que é formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

 

 

b)  seu principal objetivo, definido desde 1992 com a Declaração de Dublin sobre Água e Desenvolvimento Sustentável, é de publicizar o uso da água, transformando-a numa mercadoria capaz de atender às necessidades básicas da população mundial, sendo de fundamental importância a redução de suas tarifas.

 

 

c)  constitui uma reunião técnica com a finalidade de avaliar criticamente o problema da crise hídrica nos países da África e América do Sul, cuja causa principal são os recorrentes fenômenos climáticos que geram seca e escassez do recurso nesses territórios, especialmente nos localizados ao norte do Equador.

 

 

d)  sofreu oposição de mais de trinta entidades da sociedade civil, que realizam, também em Brasília, o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), onde defenderam que a água não pode ser fonte de lucro.

 

 

e)  é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, organização com sede no Brasil, que envolve mais de 300 entidades de mais de 50 países, sendo, atualmente, coordenada por um dirigente brasileiro do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico Bancário  Conhecimentos Gerais Ciência, Tecnologia e Inovação

 

prancheta

 

 

 


Q42579


 

O recente escândalo envolvendo o uso indevido de dados de cerca de 50 milhões de usuários do Facebook trouxe à tona um dos maiores dilemas da atualidade, que é a falta de proteção das informações das pessoas. Em relação à existência desse problema no Brasil, é correto afirmar que

 

a)  a internet trouxe mais desvantagens do que vantagens à sociedade, ao incorporar-se de forma indelével à vida das pessoas.

 

 

b)  as pessoas estão se tornando cada vez menos vulneráveis aos ataques à sua esfera privada, apesar da recorrência desse tipo de problema.

 

 

c)  a garantia de anonimato propiciada pela tecnologia, somada ao amplo conhecimento da legislação atinente ao tema, tem diminuído a prática de ilícitos.

 

 

d)  a tendência é que, quanto mais avance a tecnologia, mais a privacidade das pessoas seja protegida.

 

 

e)  está-se diante da necessidade de aprender uma nova etiqueta de comportamento social por meio do mundo eletrônico.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico Bancário  Conhecimentos Gerais Política, Política Nacional

 

prancheta

 

 

 


Q42578


 

As investigações em torno da veiculação de injúrias e calúnias contra Marielle Franco, vereadora assassinada na cidade do Rio de Janeiro, concluíram que as chamadas “fake news” se originaram no (na)

 

a)  Jornal do Brasil.

 

 

b)  Movimento Brasil Livre.

 

 

c)  Folha de São Paulo.

 

 

d)  Sindicato dos Jornalistas.

 

 

e)  Tráfico de drogas.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico Bancário  Conhecimentos Gerais Política, Política Internacional

 

prancheta

 

 

 


Q42577


 

Em uma visita internacional inédita, o chefe de Estado norte-coreano, Kim Jong-un, viajou à China para se encontrar com o presidente Xi Jinping. Na reunião oficial, Kim se manifestou disposto a

 

a)  celebrar uma cúpula com os Estados Unidos e discutir a eliminação das armas nucleares da península coreana.

 

 

b)  atacar os Estados Unidos, no caso de seu país não ser convidado para a cúpula econômica do Oriente.

 

 

c)  desfazer os acordos comerciais com o Japão e ampliar a importação de minérios e armamentos com a China.

 

 

d)  solicitar apoio bélico a países da Europa Ocidental, no caso de decidir uma invasão à Coréia do Sul.

 

 

e)  realizar convênios comerciais com a Mongólia e apoiar a independência de Hong Kong diante da China.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico Bancário  Conhecimentos Gerais Educação, Questões Sociais

 

prancheta

 

 

 


Q42576


 

A Base Nacional Comum Curricular, recentemente aprovada pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, se constitui em um documento

 

a)  de natureza flexível, norteador do desenvolvimento de matérias, disciplinas e conteúdos, obrigatórios e eletivos, para todos os estabelecimentos da educação básica e superior do país.

 

 

b)  originado do Ministério da Educação, cujo escopo é determinar e estabelecer diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura e bacharelado nas universidades e institutos federais de educação superior.

 

 

c)  pedagógico de cunho alternativo para estabelecimentos escolares e profissionais docentes que não desejem se submeter às determinações dos sistemas de ensino de estados e municípios.

 

 

d)  de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

 

 

e)  por meio do qual professores e estudantes da educação superior poderão propor, em comum acordo, atividades curriculares de pesquisa e extensão articuladas com o ensino.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Médio  Prova: Técnico Bancário  Conhecimentos Gerais Política, Política Nacional

 

prancheta

 

 

 


Q42575


 

Neste ano de 2018, a Constituição Federal brasileira completa trinta anos de existência. Elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte instalada em 1987, no ocaso da Ditadura Militar, coordenada pelo deputado Ulysses Guimarães, a Carta Magna ainda hoje é lembrada pelo seu apelido de Constituição

 

a)  Transformadora.

 

 

b)  Transitiva.

 

 

c)  Cidadã.

 

 

d)  Civil.

 

 

e)  Antiautoritária.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

treinamento com questões de raciocínio lógico

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):