× HOME» Concursos Abertos» Concursos Mais Acessados» Últimos Concursos» Últimas Notícias» Concursos (Todos)» Concursos Vunesp» Concursos FCC» Concursos Funvapi» Concursos Cespe» Concursos Cotec Unimontes» Reforma Ortográfica» Provas PM SP» Questões de Atualidades» Provas OAB» Questões do INSS» Maiores Salários» Aulas de Matemática» Provas Online Completas» Questões de Noções de Direito» Provas Técnicos Em Enfermagem» Curso de Redação» Questões ENEM» Questões OAB» Questões Direito Penal por Assunto» Questões Direito Administrativo por Assunto» Questões Enfermagem por Assunto» Questões Raciocínio Lógico por Assunto» Questões Serviço Social por Assunto» Questões (todas disciplinas)» Questões Pedagogia» Questões Banrisul» Questões Específicas por Banca, Disciplina ou Órgao ============================================================= » Questões SUS » Concursos Mais Acessados » Provas OAB On line » Provas VUNESP On Line » Questões de Medicina Por Assunto » Provas On line Escriturário do Banco do Brasil » Provas Online Para Escrevente Técnico Judiciário TJSP » Provas PM-PE » Fale Conosco ×

 


Apostilas para concursos 2020

74.376 Questões

7.017 vagas em concursos

 

 

Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2020.

 

EDUCA | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Passagem (PB) abre concurso para 34 vagas

ÁGATA | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Salvaterra (PA) abre concurso para 492 vagas

EXAME | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Lagoa Dourada (MG) abre concurso para 45 vagas

 

NC-UFPR | Nível Médio| Salários de até R$ 4.2463,67

» Reaberto concurso da PM-PR para 2.400 vagas

 

 

 

 

Questões de Direito Processual Penal Militar 2020


 

Questoes de Direito Processual Penal Militar

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

  • Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
  •  

    prancheta
    Q56288   Direito Processual Penal Militar   » Nulidade
    Ano: 2018  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    Acerca de nulidades, Coimbra Neves (2014) esclarece que “do texto da lei processual penal militar podem ser extraídos vetores para a aplicação do sistema das nulidades, os quais informam esse sistema e que devem ser conhecidos para a escorreita aplicação da lei adjetiva castrense. Esses vetores constituem-se em princípios enumerados pela doutrina, alguns de forma isolada, ou seja, cada vetor corresponderá a um princípio, outros de forma composta, quando um princípio será composto por dois ou mais dos vetores apresentados”.
    Acerca das disposições constantes no Código de Processo Penal Militar (CPPM), analise as afirmativas abaixo. 
    I. A falta ou a nulidade da citação, da intimação ou notificação ficará sanada com o comparecimento do interessado antes de o ato consumar-se, embora declare que o faz com o único fim de argui-la. O juiz ordenará, todavia, a suspensão ou adiamento do ato, quando reconhecer que a irregularidade poderá prejudicar o direito da parte.
    II. A incompetência do juízo anula todos os atos do processo, devendo este, quando for declarada a nulidade, ser remetido ao juiz competente.
    III. Não será declarada a nulidade de ato processual que não houver influído na apuração da verdade substancial ou na decisão da causa.
    IV. A sentença proferida pelo Conselho de Justiça, Especial ou Permanente, com juiz militar irregularmente investido, impedido ou suspeito, não anula o processo.
    São INCORRETAS as assertivas: 

     

    resolva Q56288    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    prancheta
    Q56287   Direito Processual Penal Militar   » Inquérito Policial Militar - IPM
    Ano: 2018  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    Acerca das disposições constantes no Código de Processo Penal Militar (CPPM), analise as afirmativas abaixo.  
    I. No caso de ter sido delegada a atribuição para a abertura do inquérito, o seu encarregado enviá-lo-á à autoridade militar de que recebeu a delegação, para que lhe homologue a solução, aplicando a penalidade disciplinar, se for o caso, e arquivando o mesmo em caso de inexistência de infração penal militar.
    II. O inquérito policial militar deverá terminar dentro em 20 (vinte) dias, se o indiciado estiver preso, contado esse prazo a partir do dia em que se executar a ordem de prisão; ou no prazo de 40 (quarenta) dias, quando o indiciado estiver solto, contados a partir da data em que se instaurar o inquérito, podendo ser este prazo prorrogado por mais 20 (vinte) dias pela autoridade militar superior, desde que não estejam concluídos exames ou perícias já iniciados, ou haja necessidade de diligência, indispensáveis à elucidação do fato.
    III. Em se tratando da apuração de fato delituoso de excepcional importância ou de difícil elucidação, o encarregado do IPM deverá solicitar do procurador-geral a indicação de um representante do Ministério Público, bem como um defensor público da Defensoria Pública para que lhe dê assistência.
    IV. Se, por si só, for suficiente para a elucidação do fato e sua autoria, o auto de flagrante delito constituirá o inquérito, dispensando outras diligências, salvo o exame de corpo de delito no crime que deixe vestígios, a identificação da coisa e a sua avaliação, quando o seu valor influir na aplicação da pena. A remessa dos autos, com breve relatório da autoridade policial militar, far-se-á sem demora ao juiz competente.
    São INCORRETAS as assertivas: 

     

    resolva Q56287    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    prancheta
    Q56286   Direito Processual Penal Militar   » Inquérito Policial Militar - IPM, Atos Probatórios
    Ano: 2018  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    Segundo Luiz Flávio Gomes (2014), “a natureza do inquérito policial, entretanto, é dada por expressiva parcela da doutrina em função do que ele representa para o processo criminal ou para o órgão da acusação. Desta forma, costuma ser apresentado como procedimento administrativo pré-processual, instrução provisória, preparatória e informativa”.
    Nas assertivas a seguir, marque ‘V’ se for verdadeira ou ‘F’ se for falsa, nos termos do Código de Processo Penal Militar (CPPM). A seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA na ordem de cima para baixo. 
    ( ) Para verificar a possibilidade de haver sido a infração praticada de determinado modo, o encarregado do inquérito poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública, nem atente contra a hierarquia ou a disciplina militar.
    ( ) O inquérito é reservado, mas seu encarregado pode permitir que dele tome conhecimento o advogado do indiciado, o assistente de acusação e o indiciado.
    ( ) Independentemente de flagrante delito, o indiciado não poderá ficar detido, durante as investigações policiais em fatos definidos como crime propriamente ou impropriamente militar.
    ( ) As testemunhas e o indiciado, exceto caso de urgência inadiável, que constará da respectiva assentada, devem ser ouvidos durante o dia, em período que medeie entre as sete e as dezoito horas. 

     

    resolva Q56286    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    prancheta
    Q56285   Direito Processual Penal Militar   » Inquérito Policial Militar - IPM
    Ano: 2018  Órgão: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    Segundo Coimbra Neves (2014), “o inquérito policial militar é procedimento administrativo de polícia judiciária militar que materializa, por seus autos, as diligências e provas produzidas na busca da demonstração de ocorrência ou não de um crime militar, com indicação, se for o caso, de sua autoria. Todos os crimes militares, à exceção dos crimes de deserção e de insubmissão, em regra apurados por procedimentos próprios, pode ser objeto de apuração pelo inquérito policial militar”.
    Nos termos do Código de Processo Penal Militar, Decreto-lei n. 1.002/69 (CPPM), marque a alternativa CORRETA

     

    resolva Q56285    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

  • Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE)
  •  

    prancheta
    Q51401   Direito Processual Penal Militar   » Atos Probatórios
    Ano: 2018 Banca: UPENET   Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE)   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    Sobre o ato probatório e sua previsão no Código de Processo Penal Militar, analise as proposições a seguir:
    I. A prova no juízo penal militar não está sujeita às restrições estabelecidas na lei civil, salvo quanto ao estado das pessoas.
    II. Ninguém está obrigado a produzir prova que o incrimine, ou ao seu cônjuge, descendente, ascendente ou irmão.
    III. A perícia não pode ser determinada pela autoridade policial militar, que deverá formalizar à autoridade judiciária.
    IV. No caso de exame de corpo de delito, o juiz poderá negar a perícia, se a reputar desnecessária ao esclarecimento da verdade.
    Estão CORRETAS

     

    resolva Q51401    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    prancheta
    Q51400   Direito Processual Penal Militar   » Prisão
    Ano: 2018 Banca: UPENET   Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE)   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    A respeito da prisão em flagrante e sua previsão no Código de Processo Penal Militar, analise as proposições a seguir:

    I. O civil não poderá prender quem for encontrado em flagrante delito.
    II. Nas infrações permanentes, considera-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência.
    III. Lavrado o auto de flagrante delito, o preso será recolhido em prisão apropriada; em seguida, poderá requerer à autoridade judiciária competente o conhecimento do processo no qual é réu.
    IV. Na falta ou impedimento de escrivão, para lavrar o auto, a autoridade designará qualquer pessoa idônea, que prestará o compromisso legal para essa finalidade.

    Estão CORRETAS 

     

    resolva Q51400    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    prancheta
    Q51399   Direito Processual Penal Militar   » Competência da Justiça Militar
    Ano: 2018 Banca: UPENET   Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE)   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    Sobre a suspeição e o impedimento previstos no Código de Processo Penal Militar, analise as afirmativas a seguir:
    I. A arguição de suspeição ou de impedimento precederá a qualquer outra quando fundada em motivo superveniente.
    II. Se o procurador-geral se der por suspeito ou impedido, delegará a sua função, no processo, ao seu substituto legal.
    III. Julgada procedente a arguição de suspeição ou impedimento, ficarão nulos os atos do processo principal.
    IV. O juiz que se declarar suspeito ou impedido será dispensado de motivar o despacho.
    Estão CORRETAS

     

    resolva Q51399    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    prancheta
    Ano: 2018 Banca: UPENET   Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE)   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    no  Questão Anulada

    Acerca da conexão e da continência previstas no Código de Processo Penal Militar, analise as assertivas a seguir:

    I. Haverá continência quando duas ou mais pessoas forem acusadas de infrações diferentes.
    II. Haverá conexão quando algumas infrações tiverem sido praticadas para facilitar ou ocultar as outras.
    III. Haverá conexão quando a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influenciar na prova de outra infração.
    IV. Haverá continência na hipótese de uma única pessoa praticar várias infrações em concurso.

    Estão CORRETAS

     

    resolva Q51398    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    prancheta
    Q51397   Direito Processual Penal Militar   » Competência da Justiça Militar
    Ano: 2018 Banca: UPENET   Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE)   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    no  Questão Anulada

    Sobre o Código de Processo Penal Militar e o foro militar, assinale a alternativa INCORRETA.

     

    resolva Q51397    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

  • Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM RJ)
  •  

    prancheta
    Ano: 2017 Banca: IBADE   Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM RJ)   Nível Superior   Prova: Aspirante da Polícia Militar

    Quanto à Estrutura e Organização da Polícia Militar aprovada pelo regulamento para as polícias militares e corpos de bombeiros militares (R-200), pode-se afirmar que: 

     

    resolva Q16139    |     Comente a questão |    🐸Dê-nos um Like abaixo!

     

     

    #spsconcursos.com ⇩ sem inscrição, sem cadastro e grátis

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc, devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)