Apostilas para concursos 2019

59.877 Questões

10.094 vagas em concursos

 

 

Segunda-Feira, 15 de Julho de 2019.

IBGP | Níveis Fundamental, Médio e Superior de Escolaridade

» Prefeitura de Carmópolis de Minas (MG) abre concurso para 93 vagas

 

VUNESP | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Campinas (SP) abre concurso para 266 vagas

FUNDEP | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Teixeiras (MG) abre concurso para 51 vagas

FUNCERN | Nível Médio

» Prefeitura de Parnamirim (RN) abre concurso para 50 vagas

 

VUNESP | Nível Médio| Provas Objetivas em 17-11-2019

» MPSP abre concurso para 24 vagas e cadastro reserva

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Completa para Enem 2019

Apostila Preparatória ENEM-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM
Apostila Preparatória ENEM
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Completa para Enem 2019

Apostila Preparatória ENEM-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM
Apostila Preparatória ENEM
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM

 

 

 

 

Questões de Direito da Criança e do Adolescente 2019

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as Questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as Questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier.

Anônimo

 

 

 

Q59274


prancheta

 


Ano: 2019 FGV - Fundação Getúlio Vargas    Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nível Superior  Prova: Exame de Ordem Unificado XXIX - Primeira Fase  Direito da Criança e do Adolescente Justiça da Infância e da Juventude, Acesso à Justiça

 

 

 

 


 

Gabriel, adolescente com 17 anos de idade, entrou armado em uma loja de conveniência na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, exigindo que o operador de caixa entregasse todo o dinheiro que ali existisse. Um dos clientes da loja, policial civil em folga, reagiu ao assalto, atirando em Gabriel, mas não acertando.
Assustado, Gabriel empreendeu fuga, correndo em direção a Betim, comarca limítrofe a Belo Horizonte e onde residem seus pais, lá sendo capturado por policiais que se encontravam em uma viatura.

Sobre o caso, assinale a opção que indica quem será competente para as medidas judiciais necessárias, inclusive a eventual estipulação de medida socioeducativa, desconsiderando qualquer fator de conexão, continência ou prevenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q59273


prancheta

 


Ano: 2019 FGV - Fundação Getúlio Vargas    Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nível Superior  Prova: Exame de Ordem Unificado XXIX - Primeira Fase  Direito da Criança e do Adolescente Adoção

 

 

 

 


 

Júlio, após completar 17 anos de idade, deseja, contrariando seus pais adotivos, buscar informações sobre a sua origem biológica junto à Vara da Infância e da Juventude de seu domicílio. Lá chegando, a ele é informado que não poderia ter acesso ao seu processo, pois a adoção é irrevogável. Inconformado, Júlio procura um amigo, advogado, a fim de fazer uma consulta sobre seus direitos.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que apresenta a orientação jurídica correta para Júlio.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q59272


prancheta

 


Ano: 2019 FGV - Fundação Getúlio Vargas    Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nível Superior  Prova: Exame de Ordem Unificado XXIX - Primeira Fase  Direito da Criança e do Adolescente Direitos Fundamentais, Poder Familiar e o Direito à Convivência Familiar e Comunitária

 

 

 

 


 

Asdrúbal praticou feminicídio contra sua esposa Ermingarda, com quem tinha três filhos, dois menores de 18 anos e um maior.

Nesse caso, quanto aos filhos, assinale a afirmativa correta. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q58472


prancheta

 


Ano: 2019 CEPUERJ    Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Nível Médio  Prova: Técnico em Enfermagem  Direito da Criança e do Adolescente ECA - Conselhos da Criança e do Adolescente

 

 

 

 


 

Diante de um caso suspeito de castigo físico (ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física) contra um adolescente que se encontra na sala de espera do ambulatório, a conduta obrigatória, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deve ser:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q57856


prancheta

 


Ano: 2019 FGV - Fundação Getúlio Vargas    Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nível Superior  Prova: Exame de Ordem Unificado - XXVIII - Primeira Fase  Direito da Criança e do Adolescente Prevenção

 

 

 

 


 

Bruno, com quase doze anos de idade, morador de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi aprovado em um processo de seleção de jogadores de futebol, para a categoria de base de um grande clube, sediado no Rio de Janeiro, capital – cidade contígua à de sua residência.
Os treinamentos na nova equipe implicam deslocamento de Niterói ao Rio de Janeiro todos os dias, ida e volta. Ocorre que os pais de Bruno trabalham em horário integral, e não poderão acompanhá-lo.
Os pais, buscando orientação, consultam você, como advogado(a), sobre qual seria a solução jurídica para que Bruno frequentasse os treinos, desacompanhado.
Assinale a opção que apresenta sua orientação.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q57855


prancheta

 


Ano: 2019 FGV - Fundação Getúlio Vargas    Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nível Superior  Prova: Exame de Ordem Unificado - XXVIII - Primeira Fase  Direito da Criança e do Adolescente Direitos Fundamentais, Guarda, Tutela

 

 

 

 


 

Carla, de 11 anos de idade, com os pais destituídos do poder familiar, cresce em entidade de acolhimento institucional faz dois anos, sem nenhum interessado em sua adoção habilitado nos cadastros nacional ou internacional.
Sensibilizado com a situação da criança, um advogado, que já possui três filhos, sendo um adotado, deseja acompanhar o desenvolvimento de Carla, auxiliando-a nos estudos e, a fim de criar vínculos com sua família, levando-a para casa nos feriados e férias escolares.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, de que forma o advogado conseguirá obter a convivência temporária externa de Carla com sua família?  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q56074


prancheta

 


Ano: 2018 INSTITUTO ACESSO    Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (SEEDUC AM) Nível Superior  Prova: Bibliotecário  Direito da Criança e do Adolescente Direitos Fundamentais, Direito à Educação, Cultura, Esporte e Lazer

 

 

 

 


 

A Educação é um direito social que a todos deve alcançar, sendo indispensável à formação do indivíduo.
Acerca do tema, assinale a alternativa correta:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q56073


prancheta

 


Ano: 2018 INSTITUTO ACESSO    Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (SEEDUC AM) Nível Superior  Prova: Assistente Social  Direito da Criança e do Adolescente Direitos Fundamentais, Direito à Educação, Cultura, Esporte e Lazer

 

 

 

 


 

A criança e o adolescente são considerados pessoas em desenvolvimento e têm garantido em Lei (8.069/00) seu direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, sendo-lhes asseguradas todas as condições abaixo, 'EXCETO':

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q56072


prancheta

 


Ano: 2018 INSTITUTO ACESSO    Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (SEEDUC AM) Nível Superior  Prova: Assistente Social  Direito da Criança e do Adolescente Direitos Fundamentais

 

 

 

 


 

De acordo com a Lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente - a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes garantidas, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o seu desenvolvimento: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Q56071


prancheta

 


Ano: 2018 INSTITUTO ACESSO    Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (SEEDUC AM) Nível Superior  Prova: Assistente Social  Direito da Criança e do Adolescente Direitos Fundamentais, Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

 

 

 

 


 

A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Tal prerrogativa foi incluída no ano de 2014 ao Estatuto da Criança e do Adolescente e vai ao encontro de um apelo social pela proibição de tais práticas. Para fins desta Lei, considera-se que:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

resolver    |     Comente a questões no final dessa página:

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questões (clique em coment?rios) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

»Conhen?a as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da questões):

 

 

 

 

 

 

Wildcard SSL Certificates