Apostilas para concursos 2018

45.831 Questões

14.930 vagas em concursos

 

 

Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018.

UPENET | Níveis Médio e Superior de Escolaridade

» Polícia Militar de Pernambuco (PM PE) abre concurso para 580 vagas

 

SANTO ÂNGELO | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Boa Vista Do Buricá (RS) abre concurso para 25 vagas

FCC | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de Macapá (AP) abre concurso para 444 vagas

FGV - Fundação Getúlio Vargas | Nível Superior

» Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP RJ) abre seleção para 800 vagas

 

Concursos da Vunesp

CESPE UnB | Nível Superior| Salários vão de R$ 11.983,26 a R$ 22.672,48.

» Polícia Federal abre concurso para 500 vagas em todo o país

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

página com questões do Enem

Questões de Engenharia Elétrica 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

O encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte.

Anthony Robins

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Superior  Prova: Engenheiro Eletricista  Engenharia Elétrica Materiais Elétricos, Eletromagnetismo

 

prancheta

 

 

 


Q44805


 

A especificação correta de um condutor de baixa tensão, flexível, não compacto, alimentando uma carga trifásica, com neutro acessível, esquema de aterramento TN-C, tensão fase-neutro 380Vrms, com isolamento de características termoplásticas que suporte uma temperatura de operação contínua de até 70°C é a seguinte

 

a)  cabo multipolar de isolação em EPR, classe de encordoamento 3, com 19 fios, isolamento 300/500V, com um dos condutores em cor azul.

 

 

b)  cabo multipolar (3F+N), isolação em PVC, classe de encordoamento 3, com 37 fios, isolamento 450/750V, com um dos condutores em cor azul.

 

 

c)  cabo multipolar (3F+PE) de isolamento em PVC, classe de encordoamento 1, isolamento 450/750V, com isolação de um dos condutores em cor amarelo/verde.

 

 

d)  cabo multipolar (3F+N), isolamento em XLE, classe de encordoamento 2, classe de isolação 450/750V, com um dos condutores em cor amarelo/verde.

 

 

e)  cabo multipolar (3F+N), com isolação em XLPE, classe de encordoamento 3, com 19 fios, classe de isolação 300/500V, com um condutor em cor azul.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Superior  Prova: Engenheiro Eletricista  Engenharia Elétrica Subestação, Distribuição

 

prancheta

 

 

 


Q44804


 

Todo consumidor cuja potência instalada seja superior a 75 kW deverá ser atendido em tensão primária de distribuição. A concessionária local de energia determina os seguintes critérios:

 

a)  toda subestação transformadora deve atender uma única unidade consumidora.

 

 

b)  no caso de utilização de disjuntor com líquido isolante em subestações abrigadas, este deverá ter até 1 litros por polo.

 

 

c)  a identificação de fases dos barramentos de CA deve obedecer a uma codificação, sendo a cor azul para fase A, cor branca para fase B e cor vermelha para fase C.

 

 

d)  nas subestações abrigadas os condutores de aterramento devem ser protegidos, em sua descida ao longo das paredes por dutos metálicos.

 

 

e)  para cabine ou cubículo blindado, quando em instalação interna (abrigada em alvenaria), no caso de transformador à seco, este deverá ser instalado externamente ao cubículo blindado. No caso de transformador em líquido isolante não inflamável, este deverá ser instalado interno ao cubículo blindado.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Superior  Prova: Engenheiro Eletricista  Engenharia Elétrica Equipamentos em Média Tensão, Distribuição

 

prancheta

 

 

 


Q44803


 

Em relação à proteção geral no fornecimento em média tensão (MT), a NTD.31.002, norma da CELPA (CONCESSIONÁRIA) para fornecimento de energia elétrica em média tensão, estabelece que “em subesta ões com carga instalada superior à 300 kVA (caso típico das subesta ões ao tempo no solo e abrigada), a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, de fase e neutro, onde é fornecido o neutro”. Para este tipo de instala o e seu sistema de prote o é correto afirmar que

 

a)  em subestações abrigadas, quando houver mais de um transformador na área interna da subestação, na qual a soma das potências seja superior a 300 kVA, a proteção geral em média tensão é única e no conjunto de manobra e proteção deve ser utilizado interruptor tripolar e disjuntor geral de média tensão, cada transformador deve ter seu conjunto de manobra e proteção utilizando chave seccionadora com abertura sem carga.

 

 

b)  as proteções de sobrecorrente instantânea (função 51) e sobrecorrente temporizada (função 50) devem possuir tempo de coordenação mínima de 300 milisegundos com a CONCESSIONÁRIA. 

 

 

c)  os transformadores de instrumentos conectados aos relés secundários devem ser instalados sempre a jusante do disjuntor ou da chave a ser atuada; 

 

 

d)  o valor da resistência de aterramento não deve ser maior que 15 Ohms, qualquer época do ano.

 

 

e)  nos casos em que a infraestrutura de aterramento da edificação for constituída pelas próprias armaduras embutidas no concreto das fundações (armaduras de aço das estacas, dos blocos de fundação e vigas baldrames), pode-se considerar que as interligações naturalmente existentes entre estes elementos são suficientes para se obter um eletrodo de aterramento com características elétricas adequadas, sendo dispensável qualquer medida suplementar.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Superior  Prova: Engenheiro Eletricista  Engenharia Elétrica Aterramentos, Instalações Elétricas

 

prancheta

 

 

 


Q44802


 

Um sistema de energia elétrica em corrente alternada (CA) utiliza, em cada uma das suas partes, níveis de tensões elétricas mais convenientes. Por exemplo, a geração (da ordem de megawatts) utiliza a média tensão, a transmissão (da ordem de gigawatt) utiliza a alta ou extra alta tensão e a utilização final da energia elétrica em instalações prediais é em geral realizada em baixa tensão. Para o nível de tensão se adequar ao que for conveniente são instaladas subestações transformadoras ou simplesmente subestações (SE). Uma SE é constituída basicamente de transformador de potência, condutores, dispositivos de proteção e manobra e aterramento. A concessionária de energia local fornece normas para instalação da rede de distribuição em média tensão. A concessionária de energia no estado do Pará é a CELPA. A respeito de projetos e instalações de SE é correto afirmar que 

 

a)  no projeto de SE é necessária a determinação da coordenação de isolamento para especificação do nível de isolamento dos cabos de energia.

 

 

b)  no fornecimento de energia em média tensão, para potência de até 300kVA, a CELPA através de sua NTD-02, recomenda o uso de postes circular para instalação de SE aéreas (subestações ao tempo em poste).

 

 

c)  os para-raios de distribuição são conectados o mais próximo possível do transformador instalado em poste e devem apresentar uma baixa resistência durante a descarga para terra, elevando sua resistência para limitar a corrente subsequente.

 

 

d)  os transformadores de distribuição trifásicos, empregados em rede pública, têm em seu secundário a ligação em estrela para disponibilizar acesso ao condutor neutro, que é sempre o mais carregado por ser comum a todos os circuitos.

 

 

e)  a chave fusível é um dispositivo do tipo interruptor – proteção empregada em subestações em poste.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FADESP    Banco do Estado do Pará (Banpará) Nível Superior  Prova: Engenheiro Eletricista  Engenharia Elétrica Aterramentos, Instalações Elétricas

 

prancheta

 

 

 


Q44801


 

Devido aos danos que podem ser causados pelos raios atmosféricas, as edificações devem possuir um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) que pode ser constituído de captores, condutores de interligação, condutores de descida e aterramento. A respeito do SPDA e suas partes constituintes é correto afirmar que

 

a)  uma conexão de medição deve ser instalada próximo ao ponto de ligação ao eletrodo de aterramento para cada condutor de descida. 

 

 

b)  nos sistemas de aterramento são utilizados somente eletrodos rígidos dispostos verticalmente.

 

 

c)  os condutores empregados no SPDA devem ser de cobre.

 

 

d)  o uso do SPDA mitiga a necessidade dos DSPs (Dispositivos der Proteção Contra Sobretensão).

 

 

e)  para o bom funcionamento dos equipamentos elétricos durante tempestades, o aterramento do SPDA deve ser separado do aterramento funcional das instalações elétricas.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IBFC    Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) Nível Superior  Prova: Engenheiro Clínico (HUPEST-UFSC)  Engenharia Elétrica Equipamentos em Baixa Tensão, Instalações Elétricas

 

prancheta

 

 

 


Q43894


 

O dispositivo que “possui um sensor que mede correntes elétricas que entram e saem de um circuito e as compara, verificando se elas tem o mesmo valor e com direções contrárias à da carga, anulando-se entre si” é conhecido como:

 

a)  chave contatora

 

 

b)  disjuntor de proteção diferencial residual

 

 

c)  chave disjuntora

 

 

d)  disjuntor termomagnético

 

 

e)  disjuntor de proteção termomagnética

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IBFC    Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) Nível Superior  Prova: Engenheiro Clínico (HUPEST-UFSC)  Engenharia Elétrica NBR 5410, Instalações Elétricas

 

prancheta

 

 

 


Q43893


 

Toda edificação para Unidade Básica de Saúde deve reunir características que atendam às exigências de desempenho térmico, considerando-se as zonas bioclimáticas definidas na ABNT NBR 15220-3. A análise é realizada considerando-se a resposta de desempenho global da edificação e não exclusivamente do comportamento térmico de elementos de vedação tratados isoladamente. Em nosso país predomina a busca de desempenho no verão, sem o uso de sistemas de condicionamento térmico e considerando-se variações de temperatura significativamente elevadas. Isto posto, necessitamos de metodologias de avaliação de desempenho térmico, considerando dois possíveis procedimentos: simulação computacional ou realização de medições em edificações já construídas. Assinale a alternativa correta:

 

a)  Desempenho térmico da edifcação no verão para a zona bioclimática 8, onde o valor máximo diário da temperatura do ar interior dos recintos, sem a presença de fontes internas de calor (ocupantes, lâmpadas, outros equipamentos em geral), deve ser sempre menor ou igual ao valor máximo diário da temperatura do ar exterior reduzido em 3ºC

 

 

b)  Desempenho térmico da edifcação no inverno para as zonas bioclimáticas de 1 a 5, onde o valor mínimo diário da temperatura do ar interior dos recintos deve ser maior ou igual ao valor mínimo diário da temperatura do ar exterior à edifcação acrescido de 2°C

 

 

c)  Desempenho térmico da edifcação no inverno para as zonas bioclimáticas de 1 a 5, onde o valor mínimo diário da temperatura do ar interior dos recintos deve ser maior ou igual ao valor mínimo diário da temperatura do ar exterior à edifcação acrescido de 1°C

 

 

d)  Desempenho térmico da edifcação no inverno para as zonas bioclimáticas 6,7 e 8, onde o valor mínimo diário da temperatura do ar interior dos recintos deve ser maior ou igual ao valor mínimo diário da temperatura do ar exterior à edifcação acrescido de 3°C

 

 

e)  Desempenho térmico da edifcação no verão para as zonas bioclimáticas de 1 a 7 onde o valor máximo diário da temperatura do ar interior dos recintos, sem a presença de fontes internas de calor (ocupantes, lâmpadas, outros equipamentos em geral), deve ser sempre menor ou igual ao valor máximo diário da temperatura do ar exterior reduzido em 2ºC

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IBFC    Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) Nível Superior  Prova: Engenheiro Clínico (HUPEST-UFSC)  Engenharia Elétrica Projeto e Orçamentação, Instalações Elétricas

 

prancheta

 

 

 


Q43892


 

Algumas normas técnicas brasileiras são essenciais para a apresentação de esquemas, dimensionamentos e cálculos na área de eletricidade, inclusive em ambientes hospitalares. Dentre essas normas, podemos citar a NBR 5444, que determina os símbolos gráficos para instalações prediais, a NBR 5446, que determina os símbolos gráficos de relacionamento usados na confecção de esquemas e a NBR 5453, que apresenta os sinais e símbolos que devem ser usados para eletricidade. Abaixo apresentamos, através das figuras 3, 4 e 5, três desses símbolos que significam, respectivamente:

 questões de concursos Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) 2016

 

a)  condutor neutro no interior do eletroduto, lâmpada e transformador

 

 

b)  condutor de fase no interior do eletroduto, refetor e retifcador

 

 

c)  condutor neutro no interior do eletroduto, vista frontal de eletroduto e retifcador

 

 

d)  condutor terra (aterramento) no interior do eletroduto, vista frontal do eletroduto e transformador monofásico

 

 

e)  condutor terra (aterramento) no interior do eletroduto, vista frontal do eletroduto e retifcador

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IBFC    Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) Nível Superior  Prova: Engenheiro Clínico (HUPEST-UFSC)  Engenharia Elétrica Projeto e Orçamentação, Instalações Elétricas

 

prancheta

 

 

 


Q43891


 

Um projeto de instalação elétrica é composto por três etapas importantes: planejamento, elaboração e execução. É fundamental que em todas elas o profissional responsável, normalmente um Engenheiro, tenha a capacidade de criar, elaborar soluções e manter o discernimento e a ética profissional. Por exemplo, no memorial de cálculo a ser apresentado, precisamos tomar cuidado para não cometer erros. Das atividades abaixo apresentadas, uma não faz parte de um memorial de cálculo preliminar. Assinale a alternativa incorreta:

 

a)  são os cálculos fnanceiros da obra a ser realizada com anuência técnica da concessionária local

 

 

b)  são os cálculos das previsões de cargas

 

 

c)  é a determinação da provável demanda

 

 

d)  são os dimensionamentos dos condutores

 

 

e)  são os dimensionamentos das proteções e dos eletroduto

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IBFC    Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) Nível Superior  Prova: Engenheiro Clínico (HUPEST-UFSC)  Engenharia Elétrica Circuitos CA, Circuitos CC, Circuitos Elétricos

 

prancheta

 

 

 


Q43890


 

A associação mista de resistores, apresentada na figura abaixo, pode ser substituída por um único resistor equivalente. Caso isso ocorra, devemos colocar um resistor, entre os pontos A e B, no valor de:

questões de concursos Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) 2016

 

 

a)  5,45Ω

 

 

b)  15Ω

 

 

c)  36,67Ω

 

 

d)  40Ω

 

 

e)  60Ω

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

Concursos da Vunesp

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Concursos da Vunesp

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):