Apostilas para concursos 2020

73.575 Questões

1.434 vagas em concursos

 

 

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020.

LEGATUS | Níveis Fundamental, Médio e Superior de Escolaridade

» Prefeitura de Bom Jardim (MA) abre concurso para 224 vagas

 

Prefeitura de Contagem | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de Contagem (MG) abre concurso para 219 vagas

CONSESP | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Conceição Das Alagoas (MG) abre concurso para 116 vagas

CPCON UEPB | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Tenório (PB) abre concurso para 75 vagas

 

CEBRASPE (CESPE UnB) | Níveis Médio e Superior| Salários de até R$ 6.030,23

» Departamento Penitenciário Nacional (Depen) abre concurso para 309 vagas

 

 

 

 

Questões de Engenharia Florestal 2020


 

Questoes de Engenharia Florestal

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

  • Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE)
  •  

    Q62596
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Avaliação de Impacto Ambiental » Prova: Engenheiro Florestal

    O Conselho Nacional do Meio Ambiente, através da resolução CONAMA 01/1986, dispõe os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Sobre avaliação de impactos ambientais, assinale a opção INCORRETA.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62595
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Prova: Engenheiro Florestal

    Tipo de solo que é formado pela remoção da sílica e das bases do perfil, permanecendo os óxidos de ferro e de alumínio, são solos minerais, não hidromórficos, profundos, normalmente, superiores a 2 m, horizonte B muito espesso (> 50 cm) com sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhos muito escuras a amareladas. Essa é a descrição dos solos classificados como

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62594
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Código Florestal » Prova: Engenheiro Florestal

    De acordo com o Código Florestal do Estado do Ceará, a autorização para a exploração das florestas nativas, suas formações sucessoras e demais formas de vegetação, somente será concedida através das modalidades a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62593
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Manejo florestal sustentável » Prova: Engenheiro Florestal

    Os estudos em bacias hidrográficas são essenciais para o entendimento da dinâmica da água e de suas consequências ambientais, pois proporcionam uma visão completa do ambiente do solo, da água e da vegetação e os efeitos do uso e do manejo do solo na sustentabilidade do sistema e do ciclo hidrológico (Avazani, 2005). Sobre o manejo de bacias hidrográficas, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
    ( ) Os trabalhos de proteção e recuperação devem, preferencialmente, iniciar suas ações pelas cabeceiras dos principais rios, afluentes ou subafluentes em direção à foz (de montante para jusante), que atravessam o meio urbano e rural, sendo adotada a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e manejo.
    ( ) Compete a Agência Nacional de Águas, no âmbito de sua área de atuação, aprovar o Plano de Recursos Hídricos da bacia.
    ( ) A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece doze Regiões Hidrográficas brasileiras. O Estado do Ceará em sua maioria está localizado na bacia do Atlântico leste.
    ( ) São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos: os planos de recursos hídricos, o enquadramento dos corpos hídricos em classes segundo os usos preponderantes da água e o Plano de Manejo Florestal Sustentável.
    Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62592
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Plano de manejo, Propriedades Mecânicas e Estruturas de Madeira » Prova: Engenheiro Florestal

    O processo de colheita da madeira consiste em um conjunto de operações realizadas no maciço florestal, visando à extração da madeira até o local de transporte, utilizando-se de técnicas e padrões estabelecidos a fim de transformá-la em produto final (Machado, 2002). Sobre a Exploração Florestal, analise as afirmativas a seguir.
    I. O sistema de toras longas (Tree-length) consiste em arrancar a árvore com seu sistema radicular, ou parte dele, e levá-la para a margem da estrada ou para o pátio temporário onde será processada.
    II. O Track-skidder consiste em um trator florestal arrastador com esteiras, utilizado em maiores declividades, com a vantagem de causar menor dano ao solo que o guincho arrastador.
    III. A mecanização das atividades de colheita apresenta um potencial de aumento da produtividade, redução dos custos e possibilita melhorias nas condições de trabalho.
    IV. Harvester ou colhedora é um trator que pode executar, simultaneamente, as operações de derrubada, desgalhamento, traçamento, descascamento e empilhamento da madeira e é composto de uma máquina base de pneus ou esteira, uma lança hidráulica e um cabeçote.
    Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62591
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Recuperação de áreas degradadas » Prova: Engenheiro Florestal

    Sobre os fundamentos e os conceitos que envolvem o processo de recuperação de áreas degradadas, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
    ( ) Quando a recuperação da área for de menor complexidade, o interessado poderá optar pela simplificação do Plano de Recuperação Área Degradada (PRAD), deixando de desenvolver os itens considerados desnecessários ou não aplicáveis à situação. Neste caso, para a opção pelo PRAD simplificado, deverá ser incluída justificativa para cada item não desenvolvido.
    ( ) Recuperação pode ser definido como a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.
    ( ) As comunidades secundárias tardias consistem o último estágio alcançado por comunidades ao longo as sucessões ecológicas, em que se observa a presença das populações pioneiras ou eceses.
    ( ) A implantação florestal é o sistema usado em áreas cuja formação vegetal original foi substituída por alguma atividade produtiva, sem evidências de potencial de regeneração natural.
    Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62590
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Inventário Florestal » Prova: Engenheiro Florestal

    A análise da vegetação explorada é realizada por meio do Inventário Florestal. Sobre o processo de inventariado florestal, assinale a opção INCORRETA.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62589
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Manejo florestal sustentável » Prova: Engenheiro Florestal

    O conceito de Manejo Florestal Sustentável surgiu após os estudos desenvolvidos na conferência de Estocolmo de 1972 e pode ser definido como a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais. Sobre o manejo florestal e seus fundamentos analise as afirmativas a seguir.
    I. Enquadra-se na categoria de Plano de Manejo Florestal Sustentável de baixa intensidade para a produção de madeira, aquele que não utiliza máquinas para o arraste de toras.
    II. É obrigatória a adoção de procedimentos que possibilitem o controle da origem da produção por meio do rastreamento da madeira das árvores exploradas, desde a sua localização na floresta até o seu local de desdobramento.
    III. Em áreas de inclinação entre 25° e 45°, não serão permitidos o manejo florestal sustentável e o exercício de atividades agrossilvipastoris.
    IV. A intensidade de exploração compatível com a capacidade de suporte ambiental da floresta; o monitoramento do desenvolvimento da floresta remanescente e a adoção de medidas mitigadoras dos impactos ambientais e sociais são alguns exemplos dos fundamentos técnicos e científicos que deverão ser abordados nos Planos de Manejo Florestal Sustentável.
    Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62588
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Manejo florestal sustentável » Prova: Engenheiro Florestal

    Sobre a as espécies florestais nativas e exóticas da Região Nordeste e do Bioma Caatinga, assinale a opção INCORRETA.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q62587
    prancheta
    Ano: 2018 » CETREDE » Órgão: Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE) » Nível Superior » Engenharia Florestal » Prova: Engenheiro Florestal

    O lenho é constituído por vários tipos de células elementares cujas dimensões, forma e agrupamentos variam de acordo com sua localização no lenho e a espécie lenhosa. Na árvore, exerce a função de sustentação da copa e condução da seiva. Sobre as estruturas anatômicas do lenho, analise as estruturas descritas a seguir.
    I. Parte interna do lenho da árvore, constituída por elementos celulares sem atividade vegetativa, geralmente caracterizada por coloração mais escura.
    II. Parte do tecido lenhoso que se mantém funcional e que se localiza na região da casca, geralmente de coloração clara, constituído de células vivas e fisiologicamente ativas. Essa estrutura é responsável pela condução da seiva bruta.
    Assinale a opção que corresponde, respectivamente.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Dê um LIKE (Curtir!) https://www.spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc, devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)



    SPS CONCURSOS - Brazil 2009 - 2020

    Copyright ©   www.spsconcursos.com - Todos os Direitos Reservados. e-mail