Apostilas para concursos 2018

51.537 Questões

10.420 vagas em concursos

 

 

Terça-Feira, 16 de Outubro de 2018.

 

UFG | Níveis Médio e Superior

» Câmara Municipal de Goiânia (GO) abre concurso para 75 vagas

FUNDEP | Nível Médio

» Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBM MG) abre concurso para 500 vagas

CESPE UnB | Níveis Médio e Superior

» Banco do Nordeste S/A (BNB) abre concurso para 700 vagas

 

Concursos da Vunesp

CESGRANRIO | Níveis Fundamental, Médio e Superior| salários de até 4.894,08

» Liquigás abre concurso para 1.349 vagas

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

Treinamento de Engermagem - Imunização

Questões de Geografia 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

O êxito na vida não se mede pelo que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.

Abraham Lincoln

 

 

 

Q51295


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

“Ciente da importância política de Pernambuco, Vargas apontou como interventor no estado precisamente o maior desafeto do governador deposto, Agamenon, figura de sua maior confiança, empossado no dia 2 de dezembro de 1937...”.

(SOUZA NETO, José Maria. Sonhos de Nabucodonosor: um ensaio sobre Estado Novo e propaganda em Pernambuco).

Sobre o período da Interventoria de Agamenon Magalhães em Pernambuco, é CORRETO afirmar que 

 

a)  seguindo o que ocorria nacionalmente, a interventoria de Agamenon fazia do primeiro de maio uma das datas mais comemoradas, instando trabalhadores e donos de fábricas a marcharem juntos, como forma de demonstrar o sentimento cooperativista.

 

 

b)  o Recife já em finais da década de 30 havia praticamente erradicado a pobreza; era agora a “Veneza americana”, onde seus habitantes podiam usufruir das comodidades e facilidades de uma cidade moderna.

 

 

c)  durante o período que Magalhães esteve à frente do governo estadual, uma verdadeira expulsão da pobreza teve lugar nas áreas centrais da cidade. Os moradores dos famosos mocambos foram remetidos para casas doadas pelo Estado. A mentalidade é que tanto ricos como pobres deveriam ser beneficiados igualmente pelo governo.

 

 

d)  apesar da censura que existia nos meios de comunicação nacional, em Pernambuco, os jornais praticamente não sofreram com tais medidas. Existia uma verdadeira admiração pela administração de Agamenon, o que resultava em poucas críticas ao seu governo.

 

 

e)  nesse período, houve um esforço por parte do governo para introduzir a cultura popular como traço característico do povo de Pernambuco. Para isso, foram criadas exposições artísticas, em que se apresentavam a arte popular, bem como a Liga Carnavalesca, visando incluir as camadas médias e as elites no “brinquedo” do povo.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51294


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

“Embora não tivessem sido as únicas formas de resistência coletiva sob a escravidão, a revolta e a formação de quilombos foram das mais importantes. Apesar de muitos quilombos terem se formado aos poucos, através da adesão de fugitivos individuais ou agrupados, outros tantos resultaram de fugas coletivas iniciadas em revoltas. Tal parece ter sido, por exemplo, o caso de Palmares.”

                              (REIS, João José. Quilombos e revoltas escravas no Brasil.)



Certamente o quilombo do Palmares foi e ainda é considerado um marco da resistência escrava em Pernambuco, por todo significado e simbologia que existe em relação a ele. Todavia, ele não foi a única forma de resistência que os escravos africanos desenvolveram em solo pernambucano.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que

 

a)  as atividades atribuídas a alguns escravos acabavam por facilitar uma possível fuga. Um escravo que trabalhava vendendo mercadorias precisava de maior mobilidade e flexibilidade em relação ao horário, possuindo maiores chances de se distanciar, antes que o dono soubesse o que, de fato, havia acontecido.

 

 

b)  o quilombo do Catucá, que se localizava nas proximidades das cidades do Recife e Olinda, foi um dos maiores problemas para as autoridades provinciais durante quase toda a segunda metade do século XIX.

 

 

c)  apesar de a capoeira ser vista hoje como uma luta, ela não era praticada pelos escravos como forma de resistência. Nessa época, estava muito mais ligada ao lado lúdico e de diversão.

 

 

d)  o processo de catequese pelos quais passavam os escravos africanos permitiu que a religião africana praticamente desaparecesse do Brasil, no período imperial. Poucos eram os escravos que resistiam e continuavam a homenagear os orixás.

 

 

e)  ao contrário do medo existente entre os habitantes da Bahia e do Rio de Janeiro, a população de Pernambuco não estava assombrada por um grande levante de escravos, aos moldes do que ocorreu no Haiti. Isso se justificava pela enorme repressão exercida contra os escravos rebeldes na capitania de Pernambuco.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51293


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

Ao sair da província de Pernambuco, Darwin, cientista inglês, escreveu em diário, que posteriormente daria origem ao livro “A Origem das Espécies”: “No dia 19 de agosto, finalmente deixamos a costa do Brasil. Eu agradeço a Deus, nunca mais ter que visitar um país escravista.”

                                                                                                 (Charles Darwin).



A história do Brasil está marcada pela presença da mão de obra escrava e de tudo o que ela representou para seu desenvolvimento econômico e cultural.

Em relação ao tráfico de escravos para as terras pernambucanas, é CORRETO afirmar que

 

a)  na primeira metade do século XIX, a dinâmica do tráfico atlântico de escravos envolvia uma série de produtos, que eram levados pelos navios saídos da província de Pernambuco, rumo aos portos africanos. Dentre esses produtos, havia, inclusive, artigos das manufaturas europeias e norte-americana

 

 

b)  a Lei de 7 de novembro de 1831, que declarava livre todos os escravos vindos de fora a partir daquela data, não impactou o comércio escravista de Pernambuco, pois estes continuaram sendo desembarcados nos portos desta província, sem qualquer fiscalização.

 

 

c)  os dados sobre a importação de escravos entre os anos de 1815 e 1824 sugerem que tanto a Insurreição Pernambucana de 1817 como a Confederação do Equador (1824) diminuíram consideravelmente a entrada da mão de obra escrava. Em 1817, por exemplo, houve uma queda de cinquenta por cento em relação a 1815.

 

 

d)  os tratados de 1826 assinados entre Brasil e Inglaterra previam o fim do comércio atlântico de escravos em três anos. A partir daí, o número de importações cairia até não se registrar mais a entrada de africanos escravizados pós 1850.

 

 

e)  após várias revisões historiográficas, hoje é possível se afirmar que, ao menos na capitania de Pernambuco, o único fator que contribuiu para o fim do tráfico atlântico de escravos foi a pressão internacional.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51292


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

no  Questão Anulada



No território do Estado de Pernambuco, ainda hoje é possível encontrar diversos sítios arqueológicos que datam do período pré-colonial. Neles, foram encontrados objetos líticos, figuras rupestres, restos de fogueiras e alimentos, urnas funerárias e mais uma série de outros materiais que contribui para se entender a ocupação territorial desse Estado, antes das primeiras invasões europeias.



Em relação aos sítios arqueológicos de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

 

a)  O Brejo da Madre de Deus não possui sítios arqueológicos com a presença de enterramentos primário e/ou secundário. Todavia, foram encontradas figuras rupestres em mais de cem sítios espalhados pelo distrito de São Domingos. Dentre eles, podemos citar a Furna do estrago, a Pedra da Lua e a Pedra do Letreiro. 

 

 

b)  No município de Bom Jardim, encontram-se os sítios Pedra da Lourdes, Pedra do Mocozeiro e Pedra do Urubu, todos com a presença de figuras rupestres. Nessa cidade, também se encontra o sítio do Chã de Caboclo, que se caracteriza por inscrições da tradição Itacoatiara. 

 

 

c)  Em Jataúba, em algumas das nascentes do Capibaribe, encontram-se sítios arqueológicos com figuras rupestres, como a furna dos Negros e a Pedra do Muquém. Neles foram encontradas as datações da ocupação pré-colonial mais antigas do Nordeste. 

 

 

d)  Na ilha de Itamaracá, está localizada a maior concentração de sambaquis do litoral brasileiro. Essas formações eram compostas por restos de conchas e utilizadas para enterrar os mortos, o que sinaliza uma densa ocupação humana na região. 

 

 

e)  No município de Venturosa, localizado no agreste pernambucano, está localizado o Sítio da Pedra Furada. Em ambos os lados do arco da Pedra Furada, existem registros de pinturas rupestres. Em seu lado sul, foi encontrado “o flautista”, homem enterrado com um objeto semelhante a uma flauta de osso.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51291


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

Analise as proposições abaixo referentes ao clima e ao relevo de Pernambuco:



I. O clima tropical semiárido abrange a maior parte do território pernambucano.

II. O planalto da Borborema propicia aos municípios, em sua porção oeste (barlavento), índices pluviométricos superiores a 2.000 mm anuais.

III. Os municípios do agreste possuem as menores taxas pluviométricas anuais do Estado.

IV. As maiores taxas de amplitude térmica localizam-se na porção leste do Estado.



Está(ão) CORRETA(S) apenas

 

a)  I. 

 

 

b)  I e III. 

 

 

c)  II e III. 

 

 

d)  I, III e IV.

 

 

e)  I, II e IV. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51290


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

Sobre os aspectos sociais de Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA.

 

a)  As maiores propriedades rurais de Pernambuco dedicam-se à policultura para abastecimento interno.

 

 

b)  A Região Metropolitana do Recife – RMR atingiu em 2017 uma taxa populacional de quase dois milhões de habitantes. 

 

 

c)  Recife, Jaboatão dos Guararapes e Ingazeira são exemplos das cidades que mais apresentaram assassinatos em 2017.

 

 

d)  A taxa de mortalidade infantil é um importante indicador social e apresenta, em Pernambuco, uma redução ao longo das últimas décadas.

 

 

e)  A proporção de crianças e jovens frequentando a escola em Pernambuco caiu entre 1991 e 2010. Atualmente, esse quantitativo vem se recuperando. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51289


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

Sobre os movimentos culturais em Pernambuco, analise as proposições abaixo:



I. A construção da identidade cultural de Pernambuco teve a contribuição de diversos povos.

II. A conjunção da dança ao gênero musical nascido em Pernambuco permitiu o reconhecimento do frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

III. A riqueza cultural de Pernambuco é preservada pelos municípios com maior PIB em decorrência da grande densidade demográfica.

IV. O sincretismo dos caboclos de lança caracteriza o Maracatu Rural com personagens e ritmos que reproduzem uma herança secular.



Está(ão) CORRETA(S) apenas

 

a)  I. 

 

 

b)  I e III. 

 

 

c)  II e III. 

 

 

d)  I, III e IV.

 

 

e)  I, II e IV.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51288


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

Sobre as questões ambientais em Pernambuco, assinale a alternativa INCORRETA. 

 

a)  Ações antrópicas como desmatamento podem trazer impactos para os diversos ecossistemas em todo o território pernambucano. 

 

 

b)  A ausência de saneamento básico e de tratamento adequado para efluentes domésticos no Recife pode comprometer os índices de potabilidade dos rios.

 

 

c)  O investimento em indústria e comércio no agreste e sertão contribui diretamente para a resolução dos problemas ambientais do litoral pernambucano.

 

 

d)  Diversos municípios pernambucanos vêm sofrendo com índices crescentes de desertificação, o que pode comprometer a concepção de um meio ambiente equilibrado e conservado para as atuais e futuras gerações. 

 

 

e)  Investimentos para o cumprimento da legislação que trata da questão ambiental pode ser uma importante ferramenta para a manutenção da sustentabilidade. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51287


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

Sobre a hidrografia de Pernambuco, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos municípios banhados pelos seguintes rios:



I. Rio Pajeú

II. Rio Capibaribe

III. Rio Una

IV. Rio Tracunhaém

V. Rio Arataca

VI. Rio Timbó 

 

a)  São José do Egito; São Lourenço; Itapissuma; Nazaré da Mata; Serinhaém; Paulista.

 

 

b)  Serra Talhada; Recife; Palmares; Nazaré da Mata; Ilha de Itamaracá; Carpina. 

 

 

c)  São José do Egito; Olinda; Rio Formoso; Orobó; Abreu e Lima; Flores. 

 

 

d)  Serra Talhada; Recife; Barreiros; Nazaré da Mata; Itapissuma; Paulista.

 

 

e)  Flores; Camaragibe; Itapissuma; Tracunhaém; Palmares; Carpina.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q51286


prancheta

 


Ano: 2018 UPENET    Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Geografia Geografia do Estado de Pernambuco

 

 

 

 


 

Considerando as proposições que tratam dos aspectos físicos de Pernambuco, coloque V nas afirmativas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Caracterizados por índices de precipitação pluviométrica abaixo de 400 mm, os municípios da zona da Mata Sul apresentam clima seco mesotérmico.

( ) A distância de municípios do extremo oeste em relação ao mar explica a ocorrência de climas de monções com grandes cotas de amplitude térmica diárias.

( ) A região do Agreste apresenta as maiores taxas de precipitações pluviométricas de Pernambuco.

( ) As diversas formações geológicas recentes do relevo pernambucano conferem ao Estado as maiores cotas altimétricas do Brasil.

( ) O território pernambucano é marcado por crescentes unidades de relevo acidentado em seu litoral e por topografias homogêneas no agreste e sertão.



Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

 

a)   F-V-V-F-V

 

 

b)   V-F-F-V-V

 

 

c)   V-V-F-F-V

 

 

d)   F-F-F-F-F

 

 

e)   V-V-V-V-V

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

Treinamento Liquigás

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Treinamento de Engermagem - Imunização

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):

 

 

 

 

 

 

Wildcard SSL Certificates