Apostilas para concursos 2018

53.010 Questões

11.618 vagas em concursos

 

 

Domingo, 18 de Novembro de 2018.

 

QUADRIX | Nível Superior

» Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (CRP SP) abre concurso para 275 vagas

INSTITUTO MAIS | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de Santana De Parnaíba (SP) abre concurso para 1 vaga e cadastro de reserva

Instituto AOCP | Nível Médio

» Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PM ES) abre concurso para 417 vagas

 

Concursos da Vunesp

NUCEPE | Nível Médio| Provas Objetivas em 13/01/2019

» Guarda Civil Municipal de Teresina (PI) abre concurso para 75 vagas

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

Concursos da Vunesp

Questões de Literatura 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Chico Xavier

 

 

 

Q52090


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Modernismo

 

 

 

 


 

Sabendo que se denomina de Pré-Modernismo tudo que aconteceu no âmbito artístico-cultural no Brasil, no século XX, antes da Semana da Arte Moderna, assinale a afirmação verdadeira.

 

a)  Na prosa, a arte pré-modernista volta-se para questões políticas, econômicas e sociais, representadas, sobretudo, nas obras “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; “Canaã”, de Graça Aranha; “Triste Fim de Policarpo Quaresma”; de Lima Barreto; e “Jeca Tatu”, de Monteiro Lobato. 

 

 

b)  O principal legado das vanguardas europeias para a literatura brasileira, além da influência localizada em alguns poetas e escritores, é o impulso de destruir os modelos arcaicos, desfiar o gosto estabelecido e propor um olhar novo para o mundo.

 

 

c)  No começo do século XX, a multiplicidade de ruptura de ismos revela a efervescência caótica por que passava a Europa, que, por extensão, influencia a arte brasileira, por exemplo: no Cubismo, a poesia “Bangalô”, de Oswald de Andrade; no Futurismo, “Ode Triunfal”, de Álvaro de Campos; no Dadaísmo, “Prefácio Interessantíssimo”, de Mário de Andrade; e no Surrealismo, “Aproximação do terror”, de Murilo Mendes; no Expressionismo, “Amar, verbo intransitivo”, de Mário de Andrade.

 

 

d)  O Pré-Modernismo é considerado um período de transição e não uma escola literária, pois conserva algumas tendências das estéticas da segunda metade do século XIX (Romantismo, Realismo, Parnasianismo e Simbolismo), ao mesmo tempo que antecipa outras, aprofundadas durante o Modernismo.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52089


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Parnasianismo

 

 

 

 


 

No que concerne ao Parnasianismo, é correto afirmar que

 

a)  no Brasil, considera-se como marco inicial a publicação da obra Fanfarras, de Olavo Bilac, em 1882. Além do ‘Príncipe dos Poetas Brasileiros’, são grandes expoentes do parnasianismo Brasileiro Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

 

 

b)  se caracteriza pelo gosto por coisas e fatos exóticos que revelem estados de espírito pessoais.

 

 

c)  é adepto da arte pela arte, concepção pela qual a arte deve existir apenas em função dela mesma, embora verse sobre problemas políticos, sociais, afetivos e religiosos. 

 

 

d)  a busca da forma perfeita é uma preocupação fundamental para os parnasianos: há a preferência por uma forma fixa, pela ordem indireta, por palavras raras, pela rima rica ou preciosa. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52088


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Parnasianismo, Simbolismo

 

 

 

 


 

Considerando o Parnasianismo da segunda metade do século XIX e o Simbolismo do fim do século XIX e início do século XX no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Parnasianismo e 2 para as características do Simbolismo.



( ) Volta ao Romantismo.

( ) Volta à cultura clássica.

( ) Exterioridade: culto à natureza.

( ) Interioridade: culto do sonho, da fantasia, da imaginação.

( ) Poema endereçado à emoção.



A sequência correta, de cima para baixo, é: 

 

a)  2, 1, 1, 2, 2. 

 

 

b)  1, 2, 2, 1, 1.

 

 

c)  2, 1, 2, 1, 2.

 

 

d)  1, 2, 1, 2, 1.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52087


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Realismo, Naturalismo

 

 

 

 


 

A distinção entre o Realismo e o Naturalismo nem sempre é muito nítida, exceto nos textos em que se exagera a segunda tendência. Sobre isso, escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.



( ) Os naturalistas enfatizam o fato de a hereditariedade física e psicológica determinar o comportamento das personagens.

( ) A personagem naturalista é reduzida a quase nada; seu comportamento aproximase do comportamento animal.

( ) Uma característica frequente nas personagens realistas é a ênfase na satisfação de necessidades instintivas.

( ) O desequilíbrio das personagens realistas permanece latente até que o ambiente físico e social favoreça sua manifestação, portanto, juntando-se os fatores herança biológica e ambiente, criam-se condições para que se manifeste o conflito dramático da personagem realista.



A sequência correta, de cima para baixo, é

 

a)  F, F, V, V. 

 

 

b)  V, V, F, F.

 

 

c)  F, V, F, V.

 

 

d)  V, F, V, F.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52086


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Realismo, Naturalismo

 

 

 

 


 

Sobre o contexto sócio-histórico do Realismo e do Naturalismo na segunda metade do século XIX, é correto afirmar que



I. a Revolução Francesa está diretamente associada ao nascimento da estética realista. Ela desencadeou mudanças tão profundas no modo de produção que se tornou responsável pela reordenação da economia mundial no século XIX.

II. a industrialização acarretou um efeito social de acentuada distinção entre a burguesia e a classe trabalhadora (proletariado). Acentua-se uma burguesia hipócrita e fútil, que explora o proletariado enquanto professa o amor à justiça e à igualdade, comportamento denunciado em boa parte dos romances escritos nesse período.

III. o interesse pelo funcionamento e pela organização da sociedade leva os escritores realistas a abordarem as necessidades materiais humanas (alimentação, moradia, etc.) e discutir as condições econômicas (aspectos referentes ao mundo do trabalho) necessárias para satisfazer tais necessidades.

IV. mudanças profundas ocorreram no Brasil na segunda metade do século XIX, afetando a economia, a política, a arte, como, por exemplo, a extinção do tráfico de escravos, o imigrante assalariado como nova mão de obra; livre comércio com o exterior; ampliação da burguesia mercantil; o avanço científico e o progresso tecnológico; crise entre a Igreja e o Governo; cisão entre o exército e o imperador; além da influência do positivismo, sobretudo no meio militar, na burguesia e entre alguns grupos de intelectuais.



É correto o que se afirma apenas em 

 

a)  I, II e IV.

 

 

b)  I, III e IV. 

 

 

c)  II, III e IV.

 

 

d)  I, II e III.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52085


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Romantismo, Realismo

 

 

 

 


 

Considerando o Romantismo da primeira metade do século XIX e o Realismo no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Romantismo e 2 para as características do Realismo.



( ) Objetividade e compromisso com a verdade narrada com imparcialidade e impessoalidade diante dos fatos narrados e dos seres que inventa para viver esses fatos.

( ) O escritor preocupa-se com o seu momento histórico, presente.

( ) O escritor dá grande destaque ao passado.

( ) Observação impessoal e objetiva da realidade.

( ) Autêntica subjetividade e fantasia.

( ) Linguagem simples, preferência por períodos curtos, com clareza e harmonia, observando a correção gramatical, retratando fielmente os personagens.



A sequência correta, de cima para baixo, é

 

a)  2, 1, 2, 2, 2, 1.

 

 

b)  2, 2, 1, 2, 1, 2.

 

 

c)  1, 2, 1, 1, 2, 2.

 

 

d)  1, 1, 2, 2, 1, 1.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52084


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Romantismo

 

 

 

 


 

No que concerne à produção dos escritores românticos brasileiros, assinale a opção correta.

 

a)  A poesia romântica brasileira desenvolveu-se em três gerações distintas: Geração nacionalista, representada por Gonçalves de Magalhães, autor de “Suspiros Poéticos e Saudades”, e por Álvares de Azevedo, autor de poemas em “Lira dos Vinte Anos”; a Geração byroniana, representada por Gonçalves Dias, autor de “I-Juca Pirama”, e por Casemiro de Abreu, com “As Primaveras”; e a Geração condoreira, representada principalmente por Castro Alves, autor de “Espumas flutuantes”.

 

 

b)  A prosa no Romantismo brasileiro é representada pelos autores dos romances: urbano – “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, e “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães; indianista – “Iracema”, de José de Alencar; regionalista – “Inocência”, de Visconde de Taunay.

 

 

c)  José de Alencar, um dos principais representantes da prosa romântica, escreveu romances indianistas, “Ubirajara”; históricos, “Senhora”; regionalistas, “O Tronco do Ipê”; e urbanos, “As Minas de Prata”.

 

 

d)  No teatro romântico brasileiro, destaca-se Martins Pena, introdutor do teatro de costumes na literatura brasileira e autor das peças “O Noviço” e “O Juiz da Paz na Roça”.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52083


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Romantismo

 

 

 

 


 

Embora o Romantismo brasileiro repetisse as mesmas características do Romantismo europeu, os escritores brasileiros tinham a consciência da necessidade de criar uma literatura que traduzisse a realidade brasileira. Assinale a opção que NÃO traduz essa ideia.

 

a)  Passado medieval, inspirando-se em seus heróis típicos, como os europeus, para simbolizar as origens heroicas brasileiras.

 

 

b)  Destaque para a cor local, sobressaindo as características físicas da paisagem brasileira, tropical, para valorizar o país. Essa descrição é idealizada.

 

 

c)  O indianismo, representando a busca de um legítimo antepassado nacional que fosse diferente do europeu.

 

 

d)  Regionalismo, em que o sertão representa o verdadeiro Brasil, espaço que conserva ainda intactos e naturais alguns traços peculiares da cultura brasileira – como a língua e os costumes – e da paisagem brasileira.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52082


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Romantismo

 

 

 

 


 

Sobre o contexto do Romantismo na Europa e no Brasil, assinale a opção que diverge do contexto da primeira metade do século XIX. 

 

a)  No início do século XIX, o Brasil vive um período muito especial de sua história: a crise em Portugal, provocada pelas manobras expansionistas de Napoleão Bonaparte, desencadeia acontecimentos que modificaram a vida social e econômica na colônia. O principal dele é a vinda da família real para o Brasil.

 

 

b)  Os acontecimentos políticos e as ideias vindas da Europa no início do século XIX servem de pano de fundo que determinaram a principal preocupação dos intelectuais brasileiros: a formação da nação brasileira e a definição dos símbolos dessa nacionalidade. Essa preocupação permaneceu durante toda a produção romântica nacional.

 

 

c)  O Romantismo foi tardio em todo o continente americano, devido à dependência cultural da América em relação à Europa. No Brasil, o período românico deve ser compreendido paralelamente ao processo de emancipação política. Dois princípios orientaram os escritores da época: a) o desejo consciente de enfatizar o orgulho patriótico; e b) a intenção de criar uma literatura independente e diferente da portuguesa, equivalendo, no plano cultural, ao que a proclamação da independência representou no plano político.

 

 

d)  O século XIX assistiu a uma das mais violentas transformações por que passou a Europa e a América, época em que o clima do ambiente intelectual era de rebeldia; na política, caíam os sistemas de governo despótico e surgia o liberalismo, com ideais de igualdade e liberdade; no campo social, imperava o inconformismo e crescia o sentimento de nacionalismo, e, no campo artístico, o repúdio às regras. A independência dos Estados Unidos da América é o clímax de um século de oposição e o marco inicial de uma nova época: o Romantismo. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Q52081


prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Prova: Professor de Língua Portuguesa  Literatura Arcadismo, Romantismo

 

 

 

 


 

Sabendo que o Romantismo considera a imaginação superior à razão e que a originalidade substitui a imitação dos (neo)clássicos, identifique as características desses estilos a seguir, escrevendo nos parênteses (1) para características do Arcadismo e (2) para características do Romantismo.



( ) exaltação ao racionalismo e ao convencionalismo rígidos da literatura clássica

( ) transposição, para a obra, do amor, paixão, emoção, intuição e alma do artista

( ) consubstanciação da natureza com o escritor

( ) rigor formal

( ) liberdade criadora

( ) nacionalismo



A sequência correta, de cima para baixo, é

 

a)  1, 2, 1, 2, 1, 1.

 

 

b)  1, 2, 2, 1, 2, 2.

 

 

c)  2, 1, 2, 2, 1, 1.

 

 

d)  1, 2, 1, 1, 2, 2.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

Treinamento de Engermagem - Imunização

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Treinamento de Serviço Social

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):

 

 

 

 

 

 

Wildcard SSL Certificates