Apostilas para concursos 2018

40.929 Questões

31.667 vagas em concursos

 

 

Domingo, 22 de Abril de 2018.

 

FGV - Fundação Getúlio Vargas | Níveis Médio e Superior

» Banco do Estado de Espírito Santo (Banestes) abre concurso para cadastro reserva

COMPERVE | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de Natal (RN) abre concurso para 1.647 vagas

VUNESP | Nível Superior

» Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE SP) abre concurso para 100 vagas

 

Concursos da Vunesp

VUNESP | Nível Superior| Salários de R$ 3.748,98

» Polícia Civil SP abre concurso para 1.400 vagas

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

Questões de Música 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Os hábitos são a vitória do tempo sobre a vontade.

Michel de Montaigne

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38657


 

A Modinha, cantoria de salão, alcançou enorme prestígio nos Saraus da Corte e foi o primeiro gênero popular brasileiro a ser divulgado internacionalmente.

Segundo Mário de Andrade, após várias evoluções, a nacionalização da modinha é representada pelo gênero:

 

a)  samba-canção

 

 

b)  prelúdio

 

 

c)  lundu

 

 

d)  valsa

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38656


 

Diferentes vozes cantam ou declamam a mesma passagem. O elemento básico da Música, que possibilita a identificação de cada voz, chama-se:

 

a)  amplitude

 

 

b)  melodia

 

 

c)  timbre

 

 

d)  ritmo

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38655


 

A composição mais adequada para ilustrar uma aula de apreciação musical sobre o gênero Choro está correta na alternativa:

 

a)  “Sofres Porque Queres”

 

 

b)  “As Pastorinhas”

 

 

c)  “Pelo Telefone”

 

 

d)  “Brejeiro” 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38654


 

“Perceber sentidos dos sons em sociedade como por exemplo: o sinal da escola, o apito do guarda, o chamado do telefone etc.”, de acordo com as Orientações Curriculares de Música, têm como objetivo:

 

a)  desenvolver a escuta da estrutura da música

 

 

b)  valorizar o patrimônio musical com seus saberes e práticas singulares

 

 

c)  desenvolver a capacidade de produção de modos de escuta de um repertório

 

 

d)  desenvolver atitude de atenção e de escuta do mundo sonoro no cotidiano

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38653


 

“Sobre a cabeça os aviões / Sob os meus pés os caminhões / Aponta contra os chapadões / Meu nariz (...)”

O trecho acima se refere à canção manifesto Tropicália, do movimento estético musical que surgiu a partir de 1967, liderado por Caetano Veloso e que tinha como proposta:

 

a)  um resgate do rock brasileiro

 

 

b)  uma intervenção crítico musical na cultura brasileira

 

 

c)  maior valorização da rítmica e estrutura poética do Nordeste

 

 

d)  uma adaptação dos gêneros internacionais ao nosso cancioneiro

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38652


 

“Reconhecer e comparar – por meio da percepção sonora – composições quanto aos elementos da linguagem musical.”

(PCN – Música.)

Com base nesse critério, o professor avalia se o aluno:

 

a)  identifica estilo, motivo, textura e utiliza vocabulário musical adequado

 

 

b)  utiliza conhecimentos básicos da linguagem musical e grafia musical 

 

 

c)  improvisa, compõe, interpreta vocal e/ou instrumentalmente

 

 

d)  conhece a música de seu meio sociocultural

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38651


 

Uma professora colocou uma peça musical para seus alunos, pedindo que se concentrassem em ouvir não a música em si, mas todos os sons não musicais exteriores à peça executada.

Segundo Murray Schafer, este exercício é uma proposta sensibilizadora para:

 

a)  apreciar as imagens suscitadas pelos sons

 

 

b)  perceber as relações intervalares

 

 

c)  ignorar todos os sons

 

 

d)  refocalizar o ouvido

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38650


 

A elaboração das Orientações Curriculares para o ensino de Música, na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro (SME, RJ, 2016), encontra-se organizada em torno de importantes pressupostos. Fundamentados em suas ideias pode-se afirmar que:

 

a)  a música é uma experiência humana de cunho estético e simbólico que envolve um aspecto sensível e um lógico, uma ação subjetiva e reflexiva, complementares entre si

 

 

b)  o trabalho pedagógico-musical envolve a experiência da escuta alimentada pelo contato com a técnica musical e com os princípios que constituem a teoria da música

 

 

c)  o desenvolvimento musical requer um distanciamento psicológico das quatro etapas do criticismo musical: material, expressão (gestos musicais), forma e valor

 

 

d)  o conhecimento musical se constrói no contexto escolar, distintamente, do contexto cultural do qual crianças e jovens participam

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38649


 

De acordo com Ermelinda A. Paz, o início do século XX foi o grande marco do surgimento e evolução das doutrinas pedagógico-musicais. As mutações na pedagogia musical eclodiram, rapidamente, implicando o repensar e a revisão de toda uma prática musical até então desenvolvida. Dessa forma, pode-se afirmar que:

 

a)  atividades que possuem como objetivo central a concepção do intervalo tais como: pedir que a criança ouça uma canção conhecida e a reproduza com entoação afinada e ritmo preciso são próprias do método de educação musical proposto por Dalcroze

 

 

b)  o treinamento auditivo proposto por Koellreutter é contrário à prática do ditado para o desenvolvimento da percepção de tom e semitom e ao desenvolvimento da memória rítmica e melódica mediante a utilização dos parâmetros do som (altura, timbre, intensidade e duração)

 

 

c)  o método do paraibano Gazzi de Sá se fundamenta no sistema relativo, na utilização da voz como elemento da maior importância e na abordagem rítmica fundamentada na descoberta do pulso, e na vivência corporal de dois movimentos principais: o pendular e o circular

 

 

d)  a proposta de educação musical de Villa-Lobos inclui a implantação da prática do Canto Orfeônico, bem como o destaque ao folclore brasileiro como esteio principal (Guia Prático) e a ênfase à rítmica – linguagem corporal dos ritmos musicais e percepção rítmica, através da sensibilidade e vivência corporal do som

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38648


 

Na tese de Keith Swanwick desenvolvida amplamente em seu livro “Ensinando Música Musicalmente” pode-se encontrar pontos essenciais, dentre eles, a afirmativa de que:

 

a)  música não é uma forma de discurso simbólico

 

 

b)  música nasce em uma sala de concerto e é um reflexo da cultura, podendo ser tecnicamente interpretada e produzida

 

 

c)  uma educação comprometida com a qualidade da experiência musical evita que o estudante caminhe entre todas as quatro camadas do discurso musical 

 

 

d)  a pesquisa baseada na teoria da mente musical apoia a ideia de um currículo musical integrado, segundo o qual o aluno compõe, toca e responde à música como apreciador

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38647


 

De acordo com Keith Swanwick, em se tratando de dimensões da avaliação musical, professores de música necessitam ser críticos, sensíveis e articulados. Nessa perspectiva, os alunos devem:

 

a)  deixar somente a cargo do professor a avaliação de seu trabalho

 

 

b)  ter a oportunidade de produzir e responder à música em todas as camadas do discurso musical, qualquer que seja a atividade

 

 

c)  não exercitar verdadeiramente seus julgamentos musicais na expectativa de desenvolverem a qualidade de seus pensamentos musicais

 

 

d)  afastar do encontro a si mesmos em posição de fazer julgamentos musicais verdadeiros, de transformar e desenvolver suas próprias ideias musicais

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016    Prefeitura de Rio de Janeiro Nível Superior  Prova: Professor de Ensino Fundamental - Educação Musical  Música

 

prancheta

 

 

 


Q38646


 

“Discurso -- conversação musical --, por definição, não pode ser nunca um monólogo. Cada aluno traz consigo um domínio de compreensão musical quando chega a nossas instituições educacionais. Não os introduzimos na música; eles são bem familiarizados com ela, embora não a tenham submetido aos vários métodos de análise que pensamos ser importantes para seu desenvolvimento futuro.”

(Swanwick, Keith “Ensinando Música Musicalmente”).

Após essa afirmativa, o autor destaca o psicólogo Jerome Bruner no apontamento do que denomina se constituir em “energias naturais que sustentam a aprendizagem espontânea” da qual não podemos nos eximir de sua compreensão. São elas:

 

a)  curiosidade; aptidão; querer ser músico; necessidade de interagir socialmente

 

 

b)  curiosidade; querer imitar outros; aptidão; consciência de pertencimento a um grupo social

 

 

c)  curiosidade; desejo de ser competente; querer imitar outros; necessidade de interagir socialmente

 

 

d)  curiosidade; querer tomar decisões; aptidão; consciência de pertencimento a um grupo social

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9866


 

questões de concursos - Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) - 2016

A figura rítmica que aparece no primeiro tempo de cada compasso desse trecho musical é conhecida como

 

a) anacruse.

 

 

b) quiáltera.

 

 

c) ralentando.

 

 

d) mordente.

 

 

e) apojatura.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9865


 

Assinale a alternativa que apresenta a obra cuja melodia começa com anacruse. 

 

a) Hino à Bandeira (Olavo Bilac e Francisco Braga)

 

 

b) Garota de Ipanema (Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes)

 

 

c) Hino Nacional Brasileiro (Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva)

 

 

d) Atirei o pau no gato (Folclore)

 

 

e) Yesterday (John Lennon e Paul McCartney)

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9864


 

questões de concursos - Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) - 2016

Um soldado estudava um exercício de solfejo que envolvia o conjunto de notas da figura apresentada. A tonalidade em que se encontrava esse exercício era

 

a) Sol menor harmônica.

 

 

b) Si bemol menor melódica ascendente.

 

 

c) Ré bemol maior.

 

 

d) Ré menor natural.

 

 

e) Dó menor natural.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9863


 

questões de concursos - Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) - 2016

Assinale a alternativa que apresenta a escala formada pelo conjunto de notas apresentado na figura.

 

a) Fá maior

 

 

b) Lá menor

 

 

c) Lá bemol maior

 

 

d) Si bemol maior

 

 

e) Mi bemol maior

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado Músico  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9847


 

questões de concursos - Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) - 2016

Um sargento, responsável pela edição das partituras da banda militar, precisa cifrar os acordes de 1 a 5 de acordo com a legenda abaixo.

m7 = acorde menor com sétima menor

M7 = acorde maior com sétima maior

7 = acorde maior com sétima menor (dominante)

7/b9 = acorde maior com sétima e nona bemol

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de acordes cifrados.

 

a) C7, EM7, DM7, Ab7 e Ebm7.

 

 

b) Cm7, E7, D7/b9, Abm7 e EbM7.

 

 

c) CM7, EM7, Dm7, AbM7 e Eb7.

 

 

d) C7/b9, Em7, DM7, Ab7 e Ebm7.

 

 

e) CM7, E7/b9, Dm7, Ab7 e Eb7.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado Músico  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9846


 

Um capitão precisa ensaiar uma peça musical para septeto de sopros cuja formação requer:

questões de concursos - Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) - 2016

Considerando a ordem dos instrumentos que foi citada, assinale a alternativa que apresenta a instrumentação necessária para a realização do ensaio.

 

a) Um trombone, dois saxes tenor, um sax barítono, um sax alto, uma clarineta e um trompete.

 

 

b) Uma flauta, duas clarinetas, dois saxes altos, um flugelhorn e um trompete.

 

 

c) Um sax alto, dois oboés, dois saxes barítonos e dois trompetes.

 

 

d) Uma flauta, um sax tenor, uma clarineta, um sax alto, um sax barítono e dois trompetes.

 

 

e) Um trompete, um sax alto, um sax barítono, uma clarineta, um sax tenor, uma flauta e um oboé.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado Músico  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9845


 

questões de concursos - Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) - 2016

Considerando a resolução dos trítonos nas preparações V7 da figura, assinale a alternativa correta.

 

a) Na cadência 1, o trítono está nas vozes soprano e contralto e na cadência 3, o trítono está nas vozes tenor e baixo.

 

 

b) Na cadência 2, o trítono está nas vozes soprano e baixo e na cadência 1, o trítono está nas vozes soprano e tenor.

 

 

c) Na cadência 3, o trítono está nas vozes soprano e contralto e na cadência 2, o trítono está nas vozes soprano e tenor.

 

 

d) Na cadência 2, o trítono está nas vozes tenor e baixo e na cadência 3, o trítono está nas vozes contralto e tenor.

 

 

e) Na cadência 3, o trítono está nas vozes baixo e soprano e na cadência 1, o trítono está nas vozes tenor e baixo.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2013 FUNIVERSA    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Médio  Prova: Soldado Músico  Música

 

prancheta

 

 

 


Q9844


 

questões de concursos - Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) - 2016

Com base na figura, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta da sequência de acordes.

 

a) Lá maior, Fá menor, Lá bemol maior e Si menor.

 

 

b) Sol maior, Mi menor, Fá menor 1.ª inversão e Lá menor com 5.ª aumentada.

 

 

c) Si maior, Sol maior, Lá bemol maior e Lá menor com 5.ª aumentada.

 

 

d) Lá maior, Mi menor, Fá menor 1.ª inversão e Lá menor com 5.ª aumentada.

 

 

e) Lá maior, Fá maior, Sol menor 1.ª inversão e Si menor.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

Treinamento de Serviço Social

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):