Apostilas para concursos 2020

66.403 Questões

9.218 vagas em concursos

 

 

Sábado, 25 de Janeiro de 2020.

IVIN | Níveis Fundamental, Médio e Superior de Escolaridade

» Prefeitura de Floresta Do Araguaia (PA) abre concurso para 292 vagas

 

AUCTOR | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Aracitaba (MG) abre concurso para 41 vagas

NUCLEO DE SELEÇÃO - UEG | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Ceres (GO) abre concurso para 168 vagas

Prefeitura de Nova Serrana | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de Nova Serrana (MG) abre concurso para 44 vagas

 

FUMARC | Níveis Médio e Superior| Salários de até R$ 5.782,00

» TJM MG abre concurso para 24 vagas e cadastro resersa

 

 

 

 

Questões de Psicologia 2020


 

Questoes de Psicologia

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    Q63433
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Gestalt Cargo: Psicólogo

    A Gestalt-terapia reuniu, explicita ou implicitamente, uma combinação numerosa de correntes filosóficas e terapêuticas de fontes diversas: europeias, americanas ou orientais (Ginger, 1995). A esse respeito, e considerando os pressupostos desta abordagem psicológica, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:
    I. Da fenomenologia ela reteve que o essencial é vivência imediata, tal como é percebida ou sentida corporalmente.
    II. Proveniente do método fenomenológico, a abordagem sustenta o modo explicativo em detrimento da descrição. Esclarece que o porquê precede o como.
    III. Do existencialismo acolhe a noção de responsabilidade de cada pessoa que participa ativamente da construção de seu projeto existencial e confere um sentido original ao que acontece e ao mundo que a rodeia, criando, a cada dia, sua relativa liberdade.
    IV. Ainda que conserve no seu nome, em nada a Gestalt-terapia absorve da Psicologia da Gestalt, esta última também conhecida como a escola da percepção.
    V. A Psicologia humanista, movimento chamado de “terceira força em psicologia”, é também reconhecida como raiz dessa abordagem. Em ambas estão presentes críticas aos aspectos materialistas e mecanicistas da cultura ocidental.  

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63432
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP Nº 10/05), Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia Cargo: Psicólogo

    O código de Ética profissional admite que o psicólogo intervenha na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações, exceto

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63431
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Abordagem Centrada na Pessoa, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Gestalt Cargo: Psicólogo

    As técnicas psicoterápicas hot seat, dramatização, exercício de awareness, interpelação direta e amplificação são utilizadas na abordagem:  

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63430
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Psicologia do Desenvolvimento Cargo: Psicólogo

    De acordo com o modelo de desenvolvimento cognitivo para o ciclo da vida de K. Warner Schaie, o ser humano passa por sete estágios que giram em torno de metas motivadoras. Essas metas mudam progressivamente da aquisição de informações e habilidades, passando pela integração prática do conhecimento até chegar ao significado e propósito daquilo que se aprende. Sobre essa teoria, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:  
    I. No estágio realizador as crianças e adolescentes adquirem informações e habilidades principalmente por seu próprio valor ou como participação na sociedade.
    II. No estágio aquisitivo as pessoas de meia idade utilizam a mente para resolver problemas práticos associados a responsabilidades com os outros.
    III. Durante a adolescência as pessoas utilizam o que sabem para atingir metas como carreira profissional e família.
    IV. As pessoas entram na aposentadoria, reestruturam suas vidas e energias intelectuais em torno de propósitos significativos que ocupem o lugar do trabalho remunerado no estágio reorganizativo.
    V. O estágio reintegrativo e o de criação de herança acontecem ao final da primeira infância, evidenciando a importância do contexto social no desenvolvimento do uso do intelecto. 

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63429
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Teorias da Personalidade, Piaget, Psicologia do Desenvolvimento Cargo: Psicólogo

    Tendo como base os aspectos cognitivos do desenvolvimento no decorrer da infância e os pressupostos teóricos de Piaget, os avanços cognitivos: uso de símbolos, compreensão de identidades, capacidade de classificar, entendimento de causa e efeito; e os aspectos imaturos: egocentrismo, raciocínio transdutivo, irreversibilidade são características do estágio:

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63428
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Psicologia e Cultura, Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento Cargo: Psicólogo

    “A cultura tem aparecido como um ‘molde’ da expressão de uma adolescência naturalizada pela pressão recebida no contexto de desenvolvimento atual ocidental e globalizado. Os adolescentes têm sido cada vez mais definidos por suas características sociais e econômicas e menos por sua aparência ou seu funcionamento físico e hormonal” (Habigzang, Diniz & Koller, 2014, p. 19).
    Ao refletir o conceito de adolescência, o texto evidencia que:

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63427
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Kurt Lewin, Teorias da Personalidade Cargo: Psicólogo

    Qual das afirmações seguintes não é um elemento correto da Teoria de Campo formulada por Kurt Lewin:  

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63426
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Grupos Operativos Cargo: Psicólogo

    Os Grupos Operativos foram introduzidos na década de 40, na Argentina, por Enrique Pichon Rivière. A respeito desse instrumento e método de investigação para o trabalho com grupos, analise as afirmativas seguintes:
    I. É equivocado afirmar que o grupo operativo possui função terapêutica. Diferente disso, trata-se de uma modalidade de intervenção em grupo com foco em uma tarefa explícita, prática e objetiva.
    II. Trata-se de um grupo cujos membros estarão articulados por suas mútuas representações  internas, e ligados entre si por constantes de tempo e espaço.
    III. A experiência em um grupo operativo ocorre em três fases. Especificamente na fase da tarefa é quando a resistência à mudança se instala, fruto das ansiedades depressivas e paranoides.
    IV. A estrutura de funcionamento do grupo será dada pela inter-relação de complexos mecanismos de concessão e assunção de papéis. Os papéis de porta-voz, bode expiatório e líder são alguns descritos por Pichon Rivière.
    V. Esquema Conceitual Referencial e Operativo (ECRO) é um instrumento criado por Pichon Rivière que, quando utilizado na situação grupal, possibilita o reconhecimento e confronto das referências próprias de cada componente do grupo.
    Assinale a alternativa correta.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63425
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Psicologia do Desenvolvimento Cargo: Psicólogo

    Mauricio Knobel (1924-2008), em sua teoria da Síndrome normal da adolescência, elenca características muito comuns na fase de adolescência e puberdade, algumas das quais listadas abaixo, exceto:  

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63424
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Teoria Familiar Sistêmica Cargo: Psicólogo

    Em um trabalho de terapia familiar, utilizando-se da teoria sistêmica, é correto afirmar que:  

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63423
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » CID-10 e DSM, Psicopatologia, Outros Transtornos Cargo: Psicólogo

    O Cutting (CID 10 X84.0) é um fenômeno comportamental que acontece quando a pessoa se automutila e que ocorre com maior prevalência em adolescentes do sexo feminino. Surge, muitas vezes, num contexto em que a pessoa: 

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63422
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicopatologia, Psicoterapias Cargo: Psicólogo

    Acerca do comportamento suicida do adolescente – comportamento este que tem crescido em diversas partes do mundo – uma das estratégias específicas usada pelo psicólogo clínico é o acolhimento, pelo qual: 

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63421
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Abordagem Centrada na Pessoa, Behaviorismo, Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cargo: Psicólogo

    Julgue as afirmativas feitas acerca das Teorias e Técnicas Psicológicas e escolha a alternativa correta:
    I. A Gestalt-terapia trabalha, prioritariamente, com os aspectos históricos do indivíduo, seu passado e suas recordações. O objeto de exploração fenomenológica da Gestalt é a awareness (tomada de consciência) levando ao insight.
    II. A hipótese central da Abordagem Centrada na Pessoa é a de que o indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a autocompreensão e para alterar o seu autoconceito, suas atitudes básicas e seu comportamento autodirigido.
    III. As Terapias Comportamentais valorizam os aspectos históricos do sujeito, no entanto, seu foco de atuação principal são as modificações das contingências da realidade presente que provocam os comportamentos disfuncionais.
    IV. A Psicanálise trata tanto o que é sentido subjetivamente no presente, como o que é objetivamente observado, como dados reais e importantes. Seu enfoque principal são as condições presentes de vida do paciente e seu estado emocional atual.

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63420
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » Psicologia e Organizações, Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional Cargo: Psicólogo

    A grande área da Psicologia Organizacional e do Trabalho condensa uma diversidade teórica e epistemológica bastante extensa e complexa. Tratase da segunda maior área de atuação da Psicologia no Brasil. As atividades do psicólogo do trabalho e das organizações são realizadas, principalmente, em grupos multidisciplinares, quando os profissionais estão no terceiro setor ou no setor público. No setor privado, elas geralmente são realizadas em grupos ou individualmente. Sobre esse campo da Psicologia é incorreto afirmar: 

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q63419
    prancheta

     


    Ano: 2019    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Nível Superior  Psicologia » CID-10 e DSM, Psicopatologia Cargo: Psicólogo

    No processo de crítica da racionalidade diagnóstica, que torna formas de sintoma e de mal-estar parte de um processo social de alienação e de mercantilização do sofrimento, o sistema diagnóstico desenvolvido pela APA tornou-se um objeto importante, na medida em que fixa e estabelece uma maneira de pensar e talvez induza um tipo de psicopatologia que não é necessário nem deveria ser pensado como hegemônico em termos de pesquisa, de financiamento em saúde mental ou de justificação clínica.
    CHRISTIAN, Dunker. Questões entre a psicanálise e o DSM. Jornal de Psicanálise 47 (87), 79-107. 2014.

    Acerca do Impacto Diagnóstico em Psicologia e Saúde Mental podem ser feitas as seguintes afirmativas, exceto.  

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

     

    Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):

    Só serão considerados Comentários com número da Questão - ex.: Q12345

    As questões apresentadas são de autoria das ORGANIZADORAS citadas. Portanto, erros (na formulação) ou discordâncias nos gabaritos devem dirigidas a elas (organizadoras).


    Wildcard SSL Certificates

    SPS CONCURSOS - Brazil 2009 - 2020

    Copyright ©   www.spsconcursos.com - Todos os Direitos Reservados. e-mail