Apostilas para concursos 2018

42.820 Questões

12.446 vagas em concursos

 

 

Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018.

SABER | Níveis Médio e Superior de Escolaridade

» Consórcio Intermunicipal Oeste (CONSAMU) abre concurso para 53 vagas

 

IBAM-SP | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de São José dos Campos (SP) abre concurso para 35 vagas

UERR | Nível Médio

» Polícia Militar do Estado de Roraima (PM RR) abre concurso para 400 vagas

 

Concursos da Vunesp

FGV - Fundação Getúlio Vargas | Níveis Médio e Superior| Salários de R$ 3.898,11 a R$ 11.380,45

» Assembleia de Rondônia (AL RO) abre concurso para 106 vagas

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

treinamento com questões de raciocínio lógico

Questões de Psicologia 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.

Ayrton Senna

 

 

 

Ano: 2017 INST SELEÇÃO    Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO 1) Nível Superior  Prova: Fiscal Fisioterapeuta  Psicologia Piscologia e Organizações, Mudança Organizacional

 

prancheta

 

 

 


Q35202


 

Pode-se afirmar que o tipo de decisão em que tanto as causas, os objetivos e as preferências são descritas como desconhecidos em função da mudança rápida do ambiente – turbulência – é definido como:

 

a)  Inspiração.

 

 

b)  Computação.

 

 

c)  Julgamento.

 

 

d)  Compromisso

 

 

e)  Prudência.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 IADES    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Superior  Prova: Aspirante da Polícia Militar  Psicologia

 

prancheta

 

 

 


Q23156


 

Qual método de avaliação de desempenho foca a atenção do avaliador naqueles comportamentos considerados divisores de águas entre a realização eficaz ou ineficaz de um trabalho?  

 

a)  Relatórios escritos. 

 

 

b)  Escalas gráficas de mensuração.  

 

 

c)  Incidentes críticos.  

 

 

d)  Âncora comportamental. 

 

 

e)  Comparações multipessoais. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 IADES    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Superior  Prova: Aspirante da Polícia Militar  Psicologia

 

prancheta

 

 

 


Q23155


 

Os traços de personalidade ajudam na seleção de funcionários e na adequação das pessoas ao trabalho e, por isso, estabelecem forte relação com a competência interpessoal. Nos últimos anos, um número considerável de pesquisas indica a existência de cinco dimensões básicas da personalidade que direcionam todas as outras e que englobam as variações mais significativas da personalidade humana. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma medida de confiabilidade.  

 

a)  Amabilidade 

 

 

b)  Consciência

 

 

c)  Extroversão

 

 

d)  Estabilidade emocional

 

 

e)  Abertura para experiências 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 IADES    Polícia Militar do Distrito Federal (PM DF) Nível Superior  Prova: Aspirante da Polícia Militar  Psicologia

 

prancheta

 

 

 


Q23154


 

As ciências do comportamento constituem a base fundamental para o estudo do comportamento organizacional. Qual delas é responsável pelo estudo do conflito e possui como unidade de análise somente o próprio sistema organizacional?  

 

a)  Psicologia.

 

 

b)  Sociologia.

 

 

c)  Psicologia social.

 

 

d)  Antropologia.

 

 

e)  Ciência política.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia SUAS, Proteção e Promoção à saúde e Políticas Públicas

 

prancheta

 

 

 


Q39366


 

“(...) a atuação dos psicólogos no SUAS deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. O psicólogo, nesse campo, pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.”

(CFP/CFESS, 2007, p. 32-33.)

Considerando o fragmento anterior é possível constatar a necessidade de continuidade na formação do profissional de psicologia para tal prática permanecer abrangente e capaz de assegurar todas as referidas dimensões. É(São), portanto, competência(s) e habilidade(s) geral(is) do psicólogo junto ao SUAS:

 

a)  Instituir espaços coletivos de socialização de informação sobre os direitos socioassistenciais e sobre o dever do Estado de garantir sua implementação.

 

 

b)  Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais.

 

 

c)  Elaborar, executar e avaliar os planos municipais, estaduais e nacional de assistência social, buscando interlocução com as diversas áreas e políticas públicas, com especial destaque para as políticas de seguridade social.

 

 

d)  Fazer o gerenciamento e administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Saúde Coletiva, Psicologia Comunitária, Psicologia Social

 

prancheta

 

 

 


Q39365


 

As intervenções psicossociais na comunidade foram destaque das análises teórico-práticas propostas por Lane (1993) no que tange à psicologia social. A respeito de tais experiências, a autora menciona, inclusive no âmbito da saúde mental da população, que “são feitas por equipes multidisciplinares e têm oscilado entre um atendimento convencional a indivíduos com queixas de teor emocional e trabalhos educativos sobre saúde mental junto a pais, famílias, escolas e associações locais de moradores” (p. 211). Contudo, mais recentemente, muitas dessas experiências já romperam plenamente com a convencionalidade devido à influência significativa de uma perspectiva sócio-histórica nos segmentos da psicologia social e da saúde. Tendo em vista a referida influência, analise as proposições acerca da articulação entre psicologia social e saúde.

I. As crises pessoais, familiares e profissionais, propiciadas por ansiedade, angústia e medo exigem reflexão e revisão de saberes e práticas, principalmente no que se refere ao sigilo, à biotecnologia e à intervenção de alto risco na assistência à saúde.

II. A interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma atuação secundária em saúde, visto que as crises pessoais, familiares e profissionais destituem-se de intervenção nesse setor.

III. O posicionamento ético do profissional da psicologia na assistência à saúde, mesmo que não seja implicado por necessidade de revisão de normas de conduta profissional, sofre influência e levam-no a reflexão e até conflitos mediante as problemáticas pessoais, familiares e profissionais desencadeadas por ansiedade, medo e angústia dos sujeitos assistidos.

IV. O profissional da psicologia presente nas instituições de saúde tem a sua prática atravessada por vivências de grande significado na vida das pessoas, muito além de demandas comportamentais; e mesmo que o psiquismo seja uma expressão subjetiva da realidade, a saúde, nessa concepção, consiste em um processo dinâmico, ativo e de busca de equilíbrio tais que inviabiliza o entendimento de uma saúde plena.

Estão corretas apenas as afirmativas

 

a)  I e II.

 

 

b)  II e III.

 

 

c)  I e IV.

 

 

d)  III e IV.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Piscologia e Organizações, Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social, Psicologia Social

 

prancheta

 

 

 


Q39364


 

A perspectiva de composição do pensamento em psicologia social consiste na adoção de uma compreensão contextualizada dos sujeitos, levando em consideração as características do ambiente e as relações estabelecidas nesse contexto. Ademais, diante das diferentes vertentes da psicologia social, e mesmo que elas guardem divergências entre si; a disciplina possui um fator comum – o entendimento de que o sujeito é produto e produtor da sociedade, com formação histórica, cultural e política. Esse entendimento refere-se, inclusive, à interseção entre psicologia social e trabalho. Sobre a interseção mencionada, é correto afirmar que

 

a)  trata-se de uma compreensão pautada em teorias tanto críticas quanto motivacionais que avaliam e estruturam a subjetividade dos trabalhadores no contexto do trabalho.

 

 

b)  trata-se de uma compreensão crítica por meio da qual a instituição que fornece o trabalho e as relações desencadeadas por ele são prioritárias em detrimento do próprio trabalho.

 

 

c)  em uma perspectiva da psicologia sócio-histórica o trabalho consiste em uma dimensão social secundária na constituição do sujeito, visto que se trata de uma categoria circunstanciada pelo capital.

 

 

d)  em uma perspectiva sócio-histórica, o trabalho é uma condição básica e fundante de reprodução de relações e constituição de uma atividade consciente de forma tal que o indivíduo constitui-se sujeito e fundante da própria humanidade.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Intervenção Psicossocial, Psicologia Comunitária, Psicologia Social

 

prancheta

 

 

 


Q39363


 

As práticas de intervenção psicossocial na comunidade “se inserem em um movimento de superação do modelo clínico tradicional e de produção de estratégias inovadoras” (Oliveira & Caldana, 2014, p. 184), todas pautadas em um paradigma psicossocial, o qual evidencia quatro parâmetros fundamentais que abrangem: a implicação subjetiva, a horizontalização das relações intrainstitucionais, a integralidade das ações territoriais e a superação da ética da adaptação. Sobre o parâmetro da superação da ética da adaptação, é correto afirmar que

 

a)  o psicólogo social que realiza trabalhos comunitários pode criar condições para que a naturalização da relação entre os investigadores/agentes externos e as pessoas que formam as comunidades e territórios. 

 

 

b)  o psicólogo social que realiza trabalhos comunitários pode criar condições para que seja desmontada a ideologia fatalista e que seja revelada a mentira oficial, segundo a qual não é possível modificar a sociedade.

 

 

c)  a concepção e adoção de uma posição política precisa destituir-se da finalidade e aplicabilidade do conhecimento, fornecendo elementos à compreensão do para que e em benefício de quem o saber é produzido e quais são seus efeitos sociais.

 

 

d)  a definição de uma posição política e opção histórica por parte do psicólogo vai ao encontro da reprodução das estruturas sociais, devendo este adotar uma postura de resistência e contestação frente à situação de opressão das sociedades latino-americanas. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Dinâmicas de Grupo, Grupos e Equipes

 

prancheta

 

 

 


Q39362


 

Os estudos com grupos e/ou processos grupais inegavelmente têm início nas primeiras três décadas do século XX sob a decisiva influência de Kurt Lewin, quem, por meio do aperfeiçoamento de pesquisas psicossociológicas, cunhou a expressão dinâmica de grupo, com a finalidade de designar o “campo dominado pelas investigações em torno da estrutura dos processos que têm lugar nos grupos humanos, tais como liderança, coesão, produtividade, cooperação, conflito e comunicação”. (Krüger, 1989, p. 66) Além disso, no que se refere aos grupos observa-se também uma característica denominada por afiliação, a qual pode estar direta e/ou indiretamente relacionada aos processos mencionados. Sobre a afiliação, assinale a alternativa correta.

 

a)  É importante para o entendimento tanto de necessidades individuais, quanto para a formação da identidade psicossocial e para a concretização de ideais e valores de justiça e bem-estar coletivamente compartilhados.

 

 

b)  Consiste em uma inclinação amplamente reiterada de subordinação a normas e padrões extrínsecos, cuja tendência é acompanhar a maioria em gostos, preferências, maneiras de agir e submissão às vezes gratuita e inútil, mas visando a aprovação social.

 

 

c)  Um fator prejudicial ao processo de afiliação é o de comparação social, quando avaliamos nossas crenças e as crenças dos outros, bem como emoções, traços de personalidade, habilidades sociais e até cognitivas, visando conclusões sobre normalidade ou tomada de decisão.

 

 

d)  Um fator interveniente ao processo de afiliação é o de atratividade, pois um grupo sempre influenciará seus membros e os incentivará à continuidade de participação por meio de diferentes mecanismos, seja promovendo fatores de mudança ou de expectativa, com vistas promover a originalidade do grupo. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social, Saúde Coletiva, Psicologia Comunitária

 

prancheta

 

 

 


Q39361


 

A interseção da psicologia social com a saúde coletiva, a educação, o trabalho e os direitos humanos exige do psicólogo a compreensão das dimensões e peculiaridades institucionalizantes desses setores, com suas respectivas representatividades, seja em segmento público ou privado. Tendo isso em vista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A análise institucional permite ao psicólogo estabelecer contato direto com a clientela; e a compreensão das relações interpessoais com características tanto de simbiose, quanto de ambiguidade nos vínculos em diferentes tipos de instituições.

( ) No âmbito da saúde, a operação do trabalho em grupos viabiliza a compreensão das particularidades das relações interpessoais, e dos indicadores de complexidade da prevenção e promoção da assistência em saúde, traduzindo o princípio da integralidade.

( ) A instituição pode ser concebida como um agregado de definições de um contexto social e de condutas aos quais classifica e segrega, atribui valores e decisões indicadoras, proibidas ou até indiferentes, principalmente no que concerne aos hábitos não explicitados.

( ) No campo educacional, o psicólogo direciona sua atuação para as ações voltadas para a cidadania, no contexto que caracteriza a própria escola, nas propostas de ensino e aprendizagem, mas destitui-se de ações cujo objetivo seja romper com as dicotomias intrínsecas a essa instituição, tais como planejamento/execução e aluno/professor.

A sequência está correta em

 

a)  F, F, F, V. 

 

 

b)  V, V, V, F.

 

 

c)  F, V, F, V.

 

 

d)  V, F, V, F.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social, Psicologia Social

 

prancheta

 

 

 


Q39360


 

“Quando se começa a refletir sobre o que seja ética, e sobre os fundamentos de ética, damo-nos conta que quão complexa é a questão. Mas ao mesmo tempo vemos que todos nós, de um modo ou de outro, temos nossas convicções ‘éticas’, possuímos nossa ‘ética’. Para termos tal ‘ética’, temos de nos basear em algum fundamento, algum pressuposto filosófico e valorativo. Mas, é curioso notar que a maioria das pessoas, apesar de possuírem esses fundamentos e pressupostos, poucas vezes pararam para refletir e tomar consciência de quais seriam esses pressupostos.”

(Guareschi, 2003, p. 50.)

De acordo com o fragmento de texto, os fundamentos e pressupostos de um compromisso ético-político no âmbito da psicologia social, pautam-se, portanto:

 

a)  Na necessidade de um saber teórico e científico, o qual não é neutro e envolve uma dimensão crítica tal que orienta e transforma as ações humanas.

 

 

b)  Em uma concepção relacional e justa, já que implica na consolidação de direitos e no respeito, sobretudo dos direitos de outros sujeitos, singulares em sua individualidade e que se atualizam uns em relação aos outros.

 

 

c)  No entendimento e aceitação de um ordenamento ideológico e de dominação, mas que é intrínseco das relações, já que estas consistem em algo de parte em direção ao outro, que não se concretiza sem a existência de outro.

 

 

d)  Em concepções crítica, propositiva e relacionais, compreendendo o ser humano com um ser dialógico e relacional, que vai se construindo a partir das relações estabelecidas com outros sujeitos sem destituir-se de sua singularidade.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Representações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos, Psicologia Social

 

prancheta

 

 

 


Q39359


» Texto Associado

 

Acerca da variável preconceito étnico-racial nos estudos em psicologia social, analise.

I. O preconceito constitui duas características que são específicas: a origem sempre em um núcleo afetivamente negativo e a de que sempre é dirigido contra indivíduos ou grupos.

II. O racismo, a despeito de todas as leis contra discriminação e da norma politicamente correta da indesejabilidade do preconceito na convivência social, apenas sofreu transformações formais de expressão.

III. A exaltação da individualidade e da neutralidade racial do branco no Brasil reduziu e permanece reduzindo o negro a uma coletividade racializada pela diminuição da artificialização da cor e de outros traços fenotípicos aliados aos estereótipos sociais e morais.

IV. A neutralidade de cor/raça protege o indivíduo branco do preconceito e da discriminação raciais na mesma proporção em que a visibilidade aumentada do negro o converte em alvo preferencial de descargas de frustrações, agressividade e violência impostas pela vida social.

Estão corretas apenas as afirmativas

 

a)  I e IV.

 

 

b)  II e III.

 

 

c)  I, II e IV.

 

 

d)  II, III e IV.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Papéis Sociais e Relações de Gênero, Psicologia Social

 

prancheta

 

 

 


Q39358


» Texto Associado

 

No que se refere à variável gênero nos estudos em psicologia social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O foco em atitudes facilita a determinação da subordinação gênero, posto que quando expressas são relativamente estáveis, embora também sejam sensíveis às mudanças no clima político.

( ) As variações de gênero através da cultura podem ser tais que no gênero adulto há variantes em que a preferência cultural pode criar outros papéis ou as pessoas podem trocar o gênero ou mesmo adotar os papéis procriativos de outro gênero.

( ) A subordinação de gênero é evidenciada quando as mulheres são destituídas e/ou não possuem acesso ao controle de instituições determinantes das políticas que afetam as mulheres, tais como os direitos reprodutivos ou a paridade nas práticas de emprego.

( ) O foco do estudo da subordinação de gênero deve ser, principalmente nas relações políticas e econômicas e não na atitude, levando em consideração seu caráter simbólico e de expressão em relações de complementariedade e mesmo que na psicologia isso não seja comum visto as teorias que centralizam seus estudos no indivíduo.

A sequência está correta em

 

a)  F, V, V, V. 

 

 

b)  V, F, V, F. 

 

 

c)  F, V, F, V.

 

 

d)  V, V, V, F. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Família, Psicologia Jurídica

 

prancheta

 

 

 


Q39357


 

O estudo de pequenos grupos é fundamental para a compreensão da relação indivíduo-sociedade. Conforme afirma Lane (1993, p. 90), “é o grupo a condição para que o homem supere a natureza biológica e também condição para que ele supere sua natureza ‘individualista’, se tornando um agente consciente na produção de história social. Nessa concepção de pequeno grupo, é possível identificar a família, mas sem destitui-la de seu caráter institucional, o que a faz historicamente uma variável de estudo em diferentes seguimentos acadêmicos”. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a respeito da família.

I. O Estatuto da Família votado em 2015 define a entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher, entre homens ou entre mulheres, por meio de casamento ou de união estável, bem como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos.

II. A família é um microssistema composto por um conjunto de pessoas que, ao longo da história da humanidade, passou por significativas transformações conforme as mudanças culturais e socioeconômicas, as quais culminaram na criação e reforma da regulamentação das condutas dos membros desse microssistema.

III. Uma função anteriormente considerada exclusiva da família pode ser verificada, entretanto, em exercício por parte de agentes sociais, tais como pré-escola e meios de comunicação, na imposição de padrões de comportamento, veiculados como normais, sem que seja, portanto, identificada a presença de um agente, por sua vez, repressor.

IV. Um núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade, concebido por família salienta o caráter ideologizante da própria instituição familiar promovida pelos pais enquanto agentes educadores que naturalizam e a universalizam nas suas relações.

Estão corretas apenas as afirmativas

 

a)  I e II.

 

 

b)  I e IV.

 

 

c)  II e III.

 

 

d)  III e IV.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Movimentos Sociais e de Massa, Políticas Públicas, Psicologia Comunitária

 

prancheta

 

 

 


Q39356


 

“A inserção do psicólogo nas políticas públicas cresceu muito nos últimos dez anos. Essa atuação foi acompanhada pela construção, na psicologia, do compromisso social, com a participação de psicólogos e psicólogas de todo o país. A partir dessa perspectiva é valorizada a construção de práticas comprometidas com a transformação social, em direção a uma ética voltada para a emancipação humana.”

(CFP/CFESS, 2007, p. 20.)

A citação trata dos parâmetros para atuação de psicólogos na política de assistência social. Em relação aos referidos parâmetros, esses profissionais precisam

 

a)  estar atentos aos processos de sofrimento instalados nas comunidades, os quais são prioritários em relação aos dos territórios onde as famílias estabelecem seus laços mais significativos. 

 

 

b)  desarticular ações existentes nas regiões, nas comunidades, em detrimento da intersetorialidade, embora potencializando parcerias, estimulando a articulação de ações que complementem nossa intervenção.

 

 

c)  limitar os significados dos diferentes níveis de complexidade da proteção social num cenário de intensas desigualdades sociais, inclusive dentro dos territórios no que se refere ao pertencimento das camadas excluídas do acesso a bens e serviços.

 

 

d)  nortear suas práticas no sentido de viabilizar uma política co-construída por meio dos movimentos populares, da participação plena de seus usuários e do fortalecimento dos espaços e instâncias de controle social, conectada com as necessidades dos sujeitos e articulada com a defesa da vida.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Equipes de Saúde, Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade, Psicologia da Saúde

 

prancheta

 

 

 


Q39355


 

As contribuições do psicólogo atuais nas equipes multiprofissionais e interdisciplinares de saúde têm por objetivo facilitar a comunicação entre a equipe e os pacientes e/ou familiares, visando, inclusive, conscientizar os membros da equipe acerca da subjetividade do paciente, do seu cuidador e da família. A referida atuação é possível:

I. Devido à transformação de sua formação, a qual passou a ser pautada em aprendizagem teórica, técnica, mas, sobretudo, comprometido socialmente, de modo a estar preparado para lidar com os problemas de saúde de sua região e ter condições de atuar em equipe com outros profissionais.

PORQUE

II. A inserção do psicólogo em equipes de saúde interdisciplinares em interlocução com os diversos saberes seria a maneira de oferecer um cuidado mais completo, eficaz e de acordo com as necessidades da população de um determinado contexto, história e cultura.

PORTANTO

III. Para que o psicólogo esteja capacitado a trabalhar em saúde, é imprescindível a constante reflexão acerca de sua formação e se esta fornece as bases fundamentais e necessárias a essa prática.

Assinale a alternativa correta quanto a relação entre as proposições

 

a)  As afirmativas I, II e III são verdadeiras, mas são desprovidas de quaisquer relações entre si.

 

 

b)  As afirmativas II e III são verdadeiras e a relação é de consequência conforme a conclusão evidenciada em III

 

 

c)  As afirmativas I e II são verdadeiras e a relação é de causalidade, mas não guardam relação com a afirmativa III.

 

 

d)  As afirmativas I e II são verdadeiras e guardam relação de causalidade explicitada pela conclusão observada em III.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social, Políticas Públicas, Proteção e Promoção à saúde e Políticas Públicas

 

prancheta

 

 

 


Q39354


 

A atuação do psicólogo no âmbito da saúde no Brasil é influenciada diretamente pela psicologia social, principalmente a partir de década de 1980, momento marcado por transformações políticas, sociais e econômicas, sobretudo pela promulgação da carta magna do país, assegurando direitos aos cidadãos por parte do Estado, inclusive no que tange à saúde. Diante do exposto, é correto afirmar que

 

a)  ainda hoje o ingresso da psicologia nas políticas públicas de saúde é um processo lento, e que se constrói em um terreno de muitas controvérsias e lógicas pares.

 

 

b)  ainda hoje o ingresso da psicologia nas políticas públicas de saúde é marcado justamente porque seu pressuposto epistemológico, com atravessamentos do desenvolvimento social.

 

 

c)  a psicologia social viabilizou e ampliou a atuação do psicólogo por meio da abertura de caminhos para práticas associadas à implementação de políticas públicas de saúde e de desenvolvimento social.

 

 

d)  a psicologia social foi precursora no ingresso em políticas públicas justamente porque seu pressuposto epistemológico na origem era associado ao pensamento liberal das suas condições materiais de existência.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social, Psicologia Social

 

prancheta

 

 

 


Q39353


 

Analise as afirmativas a seguir.

I. A psicologia social é “o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras”.

(Myers, 2014, p. 28.)

II. “É dentro do materialismo histórico e da lógica dialética que vamos encontrar os pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda à realidade social e ao cotidiano de cada indivíduo e que permita uma intervenção efetiva na rede de relações sociais que define cada indivíduo.”

(Lane, 1993, p. 15-16.)

III. “O que mais importa aos psicólogos sociais contemporâneos explicar são as condutas humanas modificadas pela presença atual ou implicada de outras pessoas.”

(Krüger, 1986, p. 4.)

IV. “Toda a psicologia é social.”

(Lane, 1993, p. 19.)

Com a análise das afirmativas, é correto afirmar que

 

a)  diferentemente do contexto europeu e norte-americano, a psicologia social no Brasil, desde sua consolidação, possui objeto claro como visto nas afirmativas I e III, assumindo que o homem é sujeito da própria história (afirmativa II) e agente transformador da sociedade (afirmativa IV).

 

 

b)  embora a psicologia social no Brasil inicialmente apresentasse afinidades com a psicologia norte-americana, conforme sinalizam as afirmativas I e III, as demais afirmações evidenciam que essa disciplina assume a natureza sócio-histórica do homem sem reduzir ou destituir a psicologia de suas especificidades.

 

 

c)  próxima ao contexto europeu, a psicologia social no Brasil possui clareza de objeto e de compreensão da sua função no âmbito da psicologia (afirmativas I e III), diferentemente do contexto norte-americano, que, mesmo com a clareza de objeto, assume caráter ora reducionista, ora generalista, como nas afirmativas II e IV.

 

 

d)  embora a psicologia social no Brasil apresente afinidades tanto com a escola europeia, quanto com a americana (afirmativas I e IV), destitui-se de clareza de objeto e de compreensão como pode ser observado nas afirmativas II e III, mesmo assumindo a natureza sócio-histórica e de agente de transformação social do homem.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 IDECAN    Prefeitura de Natal Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Intervenção Psicossocial, Psicologia Social, Metodologia de Pesquisa e Estatística Aplicada à Psicologia

 

prancheta

 

 

 


Q39352


 

“O volume de críticas endereçadas à metodologia experimental e a compreensão de que psicólogos sociais deveriam considerar mais direta e sistematicamente, em suas pesquisas, a influência de variáveis culturais, históricas e sociais no comportamento humano, incentivaram a busca de métodos alternativos. (...) substitutivos válidos para a metodologia experimental.”

(Krüger, 1989, p. 24.)

Considerando o fragmento a respeito dos fundamentos teóricos e metodológicos da psicologia social acerca da pesquisa-ação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É compatível com o ideário de correntes políticas e sociais de cunho democrático e, até mesmo libertário, em processo de difusão em sociedades contemporâneas.

( ) Trata-se de um método que tende a ser mais valorizado por pesquisadores mais dispostos a se engajar ativamente em projetos de mudança do homem e da sociedade.

( ) Nesse método, pesquisador e pesquisado se restringem das relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais eles estão inseridos, pois tal método visa a mudança efetiva.

( ) É uma pesquisa que implica intervenção, ação de uns sobre os outros, uma prática social na qual pesquisador e pesquisados se apresentam enquanto subjetividades materializadas nas relações desenvolvidas, sendo ambos objetos de análise e descritos empiricamente.

A sequência está correta em

 

a)   V, F, V, F.

 

 

b)  F, F, V, F.

 

 

c)  F, V, F, V.

 

 

d)  V, V, F, V

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 KLC    Prefeitura de Mamborê Nível Superior  Prova: Psicólogo  Psicologia Teorias da Personalidade, Teorias da Personalidade - Outros Autores

 

prancheta

 

 

 


Q38125


 

O conceito psicanalítico que possibilita o entendimento da formação precoce de mecanismos psicóticos, derivados da alienação do bebê no corpo da mãe, e a representação do corpo no ego infantil, é chamado de:

 

a)  Estagio do espelho.

 

 

b)  Formação reativa.

 

 

c)  Foraclusão.

 

 

d)  Recalque.

 

 

e)  Metáfora paterna.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

página com questões do Enem

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):