Apostilas para concursos 2018

48.609 Questões

16.621 vagas em concursos

 

 

Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018.

 

QUADRIX | Nível Superior

» Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (CRP SP) abre concurso para 275 vagas

Instituto AOCP | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) abre concurso para 208 vagas

CESPE UnB | Níveis Médio e Superior

» Banco do Nordeste S/A (BNB) abre concurso para 700 vagas

 

Concursos da Vunesp

CESGRANRIO | Níveis Fundamental, Médio e Superior| salários de até 4.894,08

» Liquigás abre concurso para 1.349 vagas

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

Treinamento Soldado PM SP 2018

Questões de Psicologia 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Eu posso aceitar o fracasso. Todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar.

Michael Jordan

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Liderança

 

prancheta

 

 

 


Q47352


 

Com relação ao biopoder, que constitui uma das formas de controle do poder, assinale a opção correta. 

 

a)  É um poder que, por um lado, tem foco na preservação da vida, mas que, por outro lado, confere ao Estado a faculdade de manipular e hierarquizar as pessoas, excluindo parte da sociedade para fortalecer a vida de outra parte.

 

 

b)  A força desse poder situa-se fora do Estado, mas o soberano utiliza a violência como punição para aqueles que não respeitam a lei.

 

 

c)  A força desse poder baseia-se na separação de dois grupos: disciplinador e repressivo. 

 

 

d)  Esse poder limita-se a características como tempo e espaço e atua na construção do indivíduo com o auxílio de instituições como escola e família, por meio da formação de conduta e educação.

 

 

e)  O exercício desse poder implica uma vigilância perpétua e constante dos indivíduos, observando se o que cada um deles executa é feito conforme a regra.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia da Educação

 

prancheta

 

 

 


Q47351


 

O psicólogo das instituições educacionais pode participar da formação dos educadores, contribuindo para que eles sejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade com os alunos, com o corpo de funcionários das escolas e entre si. Nesse contexto, ao psicólogo escolar cabe, entre outras atribuições,

 

a)  proporcionar acompanhamento terapêutico individual ao educador, para este entender melhor a si e às pessoas ao seu redor e, com isso, encontrar formas de enfrentar as dificuldades.

 

 

b)  realizar avaliações psicológicas dos educadores com a finalidade de elaborar psicodiagnósticos para a compreensão do funcionamento mental dos profissionais da educação.

 

 

c)  limitar-se à demanda da instituição, para fazer intervenção dinâmica e grupal, atendendo à demanda institucional por sua totalidade, e analisar os recursos materiais, o espaço físico e os equipamentos, buscando a eficiência da gestão. 

 

 

d)  ajudar o educador a compreender seus alunos; auxiliar no convívio das relações grupais; auxiliar no conhecimento e na reflexão sobre os processos de desenvolvimento humano e de ensino-aprendizagem e sobre teorias.

 

 

e)  desenvolver estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, contribuir para a estruturação ou reestruturação da escola como um todo, tendo como sua principal atuação a seleção de profissionais para trabalhar na instituição educacional.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Recrutamento e Seleção

 

prancheta

 

 

 


Q47350


 

Maria é psicóloga em uma empresa de engenharia, e está responsável pela contratação de 10 pessoas para o cargo de assistente de produção, para trabalhar sob supervisão dos técnicos mais experientes. O perfil do cargo exige que os ocupantes possuam nível técnico ou ensino médio completo e 1 ano de experiência comprovada na área. Para encontrar o profissional mais adequado para a vaga, é recomendável que o processo de seleção priorize: 

 

a)  Dinâmica de grupo e entrevista. 

 

 

b)  Dinâmica de grupo e teste de personalidade. 

 

 

c)  Prova de conhecimento e entrevista. 

 

 

d)  Prova de conhecimento e teste de personalidade.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Treinamento e Desenvolvimento

 

prancheta

 

 

 


Q47349


 

O gestor de Recursos Humanos é responsável por desenvolver as estratégias de treinamento e desenvolvimento da empresa para o ano de 2019. Portanto, fará um extenso levantamento das necessidades de treinamento, tendo em vista os níveis de análise da organização, dos recursos humanos e das operações e tarefas.

São meios utilizados para o levantamento de necessidades de treinamento, principalmente: 

 

a)  Análise do absenteísmo e organizacional. 

 

 

b)  Entrevista com os gestores, com os funcionários e análise de cargos. 

 

 

c)  Entrevistas de desligamento e rotatividade de cargos. 

 

 

d)  Observação direta das atividades e entrevistas de seleção. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Análise de Cargos

 

prancheta

 

 

 


Q47348


 

Um psicólogo de RH é destacado para desenhar um plano de carreira para os advogados de sua empresa e sugere uma carreira em Y que substitua a carreira por linha hierárquica. Pode-se afirmar que esse tipo de plano de carreira 

 

a)  promove mudança na estrutura da empresa, ocasionando problemas na alocação das pessoas que ocupam cargos gerenciais. 

 

 

b)  tem como pressuposto a mobilidade em qualquer momento da carreira e a ascensão profissional do empregado, permitindo à empresa incentivar tanto o aperfeiçoamento técnico como o gerencial, alinhando interesses individuais e da organização. 

 

 

c)  tem sido utilizado como solução para atender às necessidades das organizações, gerando grandes problemas na alocação de pessoas que ocupam cargo de gestão. 

 

 

d)  valoriza o trabalho técnico e atende às necessidades das organizações de expansão da amplitude técnica.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Clima e Cultura Organizacional

 

prancheta

 

 

 


Q47347


 

Apesar de os termos cultura organizacional e clima organizacional serem, em algumas situações, utilizados como sinônimos, existem diferenças relevantes entre esses conceitos.

Qual das proposições abaixo faz, corretamente, a distinção entre esses dois conceitos?

 

a)  A cultura organizacional reforça comportamentos de seus empregados, determinando o que deve ser seguido e repudiando o que deve ser evitado. Além de um significado simbólico, de representações, também exerce um sentido político de controle. 

 

 

b)  Clima e cultura são tópicos complementares. Cultura refere-se aos modos pelos quais as organizações indicam aos seus participantes o que é considerado importante para a eficácia organizacional. Clima é um conjunto de representações imaginárias sociais. 

 

 

c)  O clima organizacional é um modelo de comportamento para as pessoas da empresa: podendo ser um modelo dos comportamentos desejados, a serem seguidos quantitativamente. 

 

 

d)  Os trabalhos envolvendo a cultura organizacional destinam-se a identificar quais são os fatores que afetam negativa ou positivamente a motivação das pessoas que integram a empresa. O clima organizacional relaciona-se às figuras imaginárias, às alegorias. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Avaliação de Desempenho, Clima e Cultura Organizacional

 

prancheta

 

 

 


Q47346


 

O JCB Fast Food & Restaurante vem recebendo um número crescente de reclamações de seus clientes sobre o atendimento prestado pelos funcionários. As reclamações referem-se, principalmente, à falta de atenção para com os clientes, especialmente no horário do almoço, demonstrada por queixas como “é necessário perguntar várias vezes antes de responderem”, “não olham os clientes nos olhos” e “parecem estar sempre muito ocupados”. A direção do restaurante reconhece que essa situação causa insatisfação nos clientes, contradizendo a missão da empresa que é “excelência de qualidade na prestação de serviços em alimentos e bebida”, entendendo que a satisfação e a fidelização do cliente são o melhor negócio.

A direção do restaurante pediu à gerente de RH uma revisão nas práticas de gestão de pessoas, como forma de apoiar o desenvolvimento da cultura voltada para atendimento de qualidade ao cliente. Portanto, a avaliação de desempenho deverá priorizar:

 

a)  Acompanhamento dos resultados das atividades das equipes. 

 

 

b)  Análise do comportamento. 

 

 

c)  As competências individuais que as pessoas agregam à organização. 

 

 

d)  Resultados obtidos pelo avaliado em relação às metas negociadas.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Psicopatologia do Trabalho, Segurança no trabalho

 

prancheta

 

 

 


Q47345


 

Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais são, infelizmente, uma realidade no dia a dia das empresas. A legislação brasileira reconhece como doença do trabalho ou doença ocupacional, EXCETO:  

 

a)  Surdez provocada por trabalho em local de muito barulho. 

 

 

b)  Lesões derivadas por esforço repetitivo. 

 

 

c)  Doença derivada de contaminação acidental no exercício da atividade laboral. 

 

 

d)  Doenças degenerativas, tais como Parkinson e Alzheimer. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Recrutamento e Seleção

 

prancheta

 

 

 


Q47344


 

Os recrutamentos interno e externo contribuem para a formação e contínua atualização do banco de talentos e é fonte para os recrutamentos futuros. Os recrutamentos interno e externo apresentam diferenças expressivas quanto aos prós e contras oferecidos por um ou outro.

São vantagens do recrutamento interno em relação ao externo, EXCETO

 

a)  Favorece a rotina atual da organização. 

 

 

b)  Aproveita melhor o potencial humano da organização. 

 

 

c)  Não requer socialização organizacional de novos empregados. 

 

 

d)  É mais rápido e financeiramente é menos oneroso. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 FUNAPEPB    Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) Nível Superior  Prova: Analista de Saneamento - Psicólogo  Psicologia Psicologia e Organizações, Gestão de Pessoas

 

prancheta

 

 

 


Q47343


 

O desligamento de uma empresa e a busca pela recolocação no mercado de trabalho representam uma etapa muito importante na vida de um profissional. Por mais que o processo de demissão seja um momento extremamente difícil, ele pode ser encarado de maneira positiva, tanto pelas organizações quanto pelos empregados. Essa mudança de postura ocorre por meio do outplacement, uma ferramenta de recursos humanos utilizada em vários países do mundo de maneira bastante eficaz.

São benefícios do outplacement, EXCETO

 

a)  Ameniza os efeitos psicológicos e sociais do desligamento. 

 

 

b)  Fortalece a imagem institucional da empresa. 

 

 

c)  Humaniza o processo de desligamento. 

 

 

d)  Reduz o nível de competição entre os funcionários. 

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Treinamento de Engermagem - Imunização

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):

 

 

 

 

 

 

Wildcard SSL Certificates