Apostilas para concursos 2018

47.495 Questões

18.111 vagas em concursos

 

 

Sábado, 18 de Agosto de 2018.

UPENET | Níveis Médio e Superior de Escolaridade

» Polícia Militar de Pernambuco (PM PE) abre concurso para 580 vagas

 

UFG | Níveis Médio e Superior

» Câmara Municipal de Goiânia (GO) abre concurso para 75 vagas

VUNESP | Nível Médio

» Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) abre concurso para 2.700 vagas

FCC | Níveis Médio e Superior

» Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) reabre concurso para 59 vagas

 

Concursos da Vunesp

UECE | Nível Superior| Professor de várias disciplinas

» Secretaria de Educação do Ceará abre concurso para 2.500 vagas

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

Treinamento Soldado PM SP 2018

Questões de Serviço Social 2018

 

 

Questões para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação.

Dalai Lama

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais

 

prancheta

 

 

 


Q47056


 

Uma pessoa idosa, de setenta e cinco anos, com queixas de maus tratos físicos e negligência chegou a uma unidade de saúde pública em busca de atendimento médico. Na ocasião da triagem/escuta realizada pelo profissional da equipe de saúde, ficou provado que o idoso é vítima de violência intrafamiliar, sendo o caso encaminhado ao serviço social. Na perspectiva do projeto ético-político, em situações de violência, como é o caso, cabe ao assistente social realizar

 

a)  notificação do caso de violência no prontuário de atendimento, socializar as informações em relação aos recursos existentes e viabilizar o retorno do idoso à família.

 

 

b)  atendimento individualizado ao idoso, prestar orientação e apoio a sua família e encaminhar o idoso para o acolhimento institucional na rede asilar pública.

 

 

c)  perícia técnica e elaborar relatório situacional, socializar as informações para a equipe de saúde e viabilizar o seu encaminhamento ao Conselho Municipal do Idoso.

 

 

d)  abordagem socioeducativa com a família, socializar as informações em relação aos recursos sociais existentes e viabilizar os encaminhamentos necessários .

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social

 

prancheta

 

 

 


Q47055


 

O documento Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Politica de Saúde, elaborado pelo CFESS, considera que a atividade desses profissionais inclui: atendimento aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão e assessoria, qualificação e formação profissional. Na perspectiva do projeto ético-político do serviço social, os assistentes sociais que atuam na área de saúde devem considerar como conceitos fundamentais no trabalho profissional: 

 

a)  articulação institucional, financiamento, território, centralidade na família e vulnerabilidade social. 

 

 

b)  concepção de saúde, integralidade, intersetorialidade, participação e interdisciplinaridade.

 

 

c)  integralidade, vulnerabilidade social, intersetorialidade, participação e articulação intrainstitucional. 

 

 

d)  concepção de doenças, centralidade na família, interdisciplinaridade, financiamento e território.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar

 

prancheta

 

 

 


Q47054


 

Considera-se que cabe ao serviço Social, numa atuação articulada com outros segmentos que defendem a consolidação do SUS, formular estratégias de intervenção profissional na área da saúde que possam contribuir para a efetivação da integralidade do direito à saúde. O princípio da integralidade, tendo como pilares básicos a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, possibilita uma inserção diferenciada do assistente social nos diferentes espaços ocupacionais no campo da saúde. Tendo em vista uma inserção diferenciada, o assistente social, comprometido como a perspectiva do projeto ético-político, deve pautar-se pela concepção de intersetorialidade compreendida como:

 

a)  conjunto de ações pública e privada, direcionadas a fortalecer a gestão social das políticas sociais e que implicam na superação da fragmentação dos serviços e no atendimento às demandas dos segmentos mais vulneráveis. 

 

 

b)  intenção política de investir num processo socialmente construído e que exige o conhecimento da realidade e a análise das demandas dos sujeitos que partilham compromissos e projetos políticos comuns.

 

 

c)  trabalho em rede, em parceria de solidariedade com as diferentes organizações não governamentais e que possibilita otimizar os recursos financeiros e o acesso a direitos por parte dos segmentos mais vulneráveis.

 

 

d)  ação governamental num contexto de escassez de recursos financeiros e que requisita a focalização do atendimento às demandas dos sujeitos que partilham compromissos éticos e projetos políticos.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais

 

prancheta

 

 

 


Q47053


 

A saúde mental é um dos espaços sócio-ocupacionais dos assistentes sociais na área da saúde. Assim, os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde preveem que esses profissionais devem contribuir para que a Reforma Psiquiátrica se efetive e se aproxime o máximo possível do horizonte do seu projeto ético político que é uma sociedade igualitária, na qual as diferenças sejam acolhidas e respeitadas. Nesse contexto , há requisições da Reforma Psiquiátrica que se apresentam como ações desafiantes para o trabalho do assistente social, dentre as quais se destacam:

 

a)  o trabalho com famílias; a geração de renda e trabalho; o controle social e a garantia de acesso a benefícios.

 

 

b)  o trabalho com grupos terapêuticos; a geração de renda; a psiquiatria comunitária e o controle social.

 

 

c)  as ações de assistência social; a subjetividade, o trabalho com famílias e acesso a benefícios.

 

 

d)  a psiquiatria comunitária; a subjetividade; a geração de renda e trabalho e as ações de assistência social.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde

 

prancheta

 

 

 


Q47052


 

Em seu exercício profissional, o assistente social utiliza conhecimentos, habilidades, informações, dados etc. No âmbito da saúde, isso implica em conhecer e utilizar os vários sistemas de informação existentes. O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) é o sistema de informação responsável pelo registro, compilação e difusão dos dados em saúde do SUS, no qual as informações estão agrupadas e podem fornecer dados, conhecimento e indicadores sobre 

 

a)  assistência médica por habitante; atendimentos de demanda espontânea; índice de atendimento por condição de saúde avaliada; estatísticas vitais; estatísticas demográficas e socioeconômicas e rede socioassistencial.

 

 

b)  rede socioassistencial; epidemiologia e morbidade; evoluções e prescrições médicas; prescrições e planejamento terapêutico; encaminhamentos para serviço especializado e informações de financiamento.

 

 

c)  assistência à saúde; rede assistencial; epidemiologia e morbidade; estatísticas vitais; estatísticas demográficas e socioeconômicas e informações sobre receitas e despesas com saúde.

 

 

d)  rede assistencial; assistência médica por habitante; epidemiologia e morbidade; índice de atendimento por condição de saúde avaliada; estatísticas demográficas e socioeconômicas e informações farmacêuticas.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Políticas Sociais pós Constituição Federal de 1988 e no contexto neoliberal, Serviço Social na Saúde

 

prancheta

 

 

 


Q47051


 

Na realidade brasileira, sobretudo a partir da Constituição de 1988, convive-se com o tensionamento constante entre a defesa de direitos sociais e a mercantilização e refilantropização do atendimento a necessidades sociais. Nesse contexto , destaca-se a atuação do assistente social em Conselhos de Políticas Sociais, como espaços de disputa e da luta por direitos, dentre os quais os Conselhos de Saúde. A esse respeito destaca-se, no debate profissional, a importância estratégica dessa inserção, enfatizando-se

 

a)  mobilização pelo atendimento as necessidades sociais no âmbito da sociedade civil organizada, o fortalecimento de estratégias comuns ao controle do Estado e a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho comunitário.

 

 

b)  difusão do trabalho comunitário no âmbito da sociedade que contribua com estratégias para o fortalecimento do Estado, para a construção de alianças com os gestores e para a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho voluntário.

 

 

c)  articulação política no âmbito da sociedade civil organizada que contribua para a construção de estratégias comuns ao campo democrático, de ações voltadas ao fortalecimento de sujeitos coletivos e construção de alianças com os usuários dos serviços.

 

 

d)  articulação política no âmbito da sociedade civil organizada que contribuam para a construção de estratégias comuns ao campo democrático, para a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho voluntário e para a construção de alianças com os usuários dos serviços.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

 

prancheta

 

 

 


Q47050


 

Dentre os instrumentos da intervenção profissional, a visita domiciliar é parte da herança intelectual e cultural do serviço social. Atualmente, há o reconhecimento de que, historicamente, ela foi um instrumento de controle e inquérito social com objetivo de fiscalizar e comprovar o relato dos usuários do serviço social. Considerando o projeto ético-político e, para minimizar possíveis posturas autoritárias e fiscalizadoras, a literatura do serviço social tem indicado algumas habilidades importantes a serem observadas na visita domiciliar, tais como:

 

a)  definição operacional e logística da visita; articulação institucional para viabilizar as condições objetivas da sua realização e utilização da visita em situações que exigem o contato direto da instituição com o usuário.

 

 

b)  definição de objetivos e metas a serem cumpridas; articulação institucional para as condições objetivas de realização da visita; e, ao fazer anotações solicitar autorização do usuário através de termo de consentimento livre e esclarecido.

 

 

c)  Planejamento da visita, com definição dos aspectos a serem observados; registro de dados, explicando ao usuário a necessidade e a finalidade das anotações e utilização da visita em situações que exigem o contato direto da instituição com o usuário. 

 

 

d)  planejamento da visita, com definição de objetivos e aspectos a serem trabalhados; marcação da visita com antecedência explicando seus motivos e, registro de dados, explicando ao usuário a necessidade e a finalidade das anotações.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

 

prancheta

 

 

 


Q47049


 

No serviço social, o debate teórico acerca dos instrumentos de intervenção profissional prioriza a compreensão de que estes instrumentos potencializam a ação profissional, integram a dimensão técnico-operativa, não assumem neutralidade no uso das técnicas e são orientados por uma teoria social. Além disso, perpassa este debate a noção de que os instrumentos têm caráter 

 

a)  histórico e teleológico. 

 

 

b)  impositivo e teleológico.

 

 

c)  teórico e normativo.

 

 

d)  histórico e normativo.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Pesquisa em Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais

 

prancheta

 

 

 


Q47048


 

No âmbito do serviço social, a atuação profissional integra as dimensões investigativa, ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa. A dimensão investigativa articula-se com as demais, sendo uma condição importante para o assistente social descortinar a realidade sobre a qual exerce a sua intervenção. A efetivação da dimensão investigativa exige do assistente social

 

a)  atuação socioeducativa junto aos sujeitos da sua ação e domínio técnico -operativo. 

 

 

b)  clareza dos instrumentos e procedimentos da intervenção e condições de trabalho.

 

 

c)  clareza teórico-metodológica e domínio técnico-operativo. 

 

 

d)  vinculação a uma instituição acadêmica e clareza teórico-metodológica.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior  Prova: Assistente Social  Serviço Social Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentalidade do Serviço Social

 

prancheta

 

 

 


Q47047


 

Na literatura específica da área de serviço social, predomina o entendimento de que, na sociabilidade do capital, somente a análise concreta de situações concretas é capaz de apreender a direção que a prática profissional vem tomando e, sobretudo, apontar as alternativas de atuação profissional contidas na realidade. Isso significa que

 

a)  não existem contradições, pois as condições de trabalho e emprego na sociabilidade do capital impedem a atividade profissional crítica, mas revelam possibilidades na direção proposta pelo projeto ético-político.

 

 

b)  não existe prática ideal, isenta de contradições. O cotidiano do exercício profissional é o que pode revelar as possibilidades de prática contidas na realidade na direção do projeto profissional.

 

 

c)  a sistematização do trabalho expressa uma prática ideal em face do projeto profissional, ao mesmo tempo em que pode revelar modelos de prática e novas experiências.

 

 

d)  a sistematização do trabalho como essência da dimensão investigativa expressa a possibilidade de construção da contra-hegemonia no cotidiano do exercício profissional.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

» Deseja alguma disciplina específica - escreva-nos!

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

Treinamento Soldado PM PE

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):

 

 

 

 

 

 

Wildcard SSL Certificates