444 Questões de Direito Ambiental

 

 

Questoes de Direito Ambiental - 1 ª Página

 

  • Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBM MG)
  •  

    prancheta
    Q92836

    Direito Ambiental   » Responsabilidade ambiental , Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9.605 de 1998

    Ano: 2023 Banca: IBGP   Órgão: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBM MG)   Nível Médio   Prova: Cadete - CBM

     

    Acerca da responsabilidade civil por dano ambiental, disciplinada pela Lei Federal nº 9.605 de 1998, é INCORRETO afirmar que: 

     


     

    resolva Q92836    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92836")    |   » Apostila de Direito Ambiental 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92836

     

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q92437

    Direito Ambiental   » Responsabilidade ambiental , Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9.605 de 1998

     

    Pedro, proprietário de imóvel localizado em área rural, com vontade livre e consciente, executou extração de recursos minerais, consistentes em saibro, sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença e vendeu o material para uma fábrica de cerâmica.
    O Ministério Público, por meio de seu órgão de execução com atribuição em tutela coletiva, visando à reparação dos danos ambientais causados, ajuizou ação civil pública em face de Pedro, no bojo da qual foi realizada perícia ambiental. Posteriormente, em razão da mesma extração mineral ilegal, o Ministério Público ofereceu denúncia criminal, deflagrando novo processo, agora em ação penal, e pretende aproveitar, como prova emprestada no processo penal, a perícia produzida no âmbito da ação civil pública. No caso em tela, de acordo com a Lei nº 9.605/98, a perícia produzida no juízo cível

     


     

    resolva Q92437    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92437")    |   » Apostila de Direito Ambiental 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92437

     

    prancheta
    Q92436

    Direito Ambiental   » Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC – Lei nº 9.985 de 2000 e Decreto nº 4.340 de 2002 , Compensação ambiental

     

    A sociedade empresária Gama requereu licença ambiental para empreendimento da área de petróleo e gás natural, com significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento no estudo de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, apresentados pelo próprio empreendedor no curso do processo de licenciamento. Preenchidos os requisitos legais, o órgão ambiental concedeu a licença ambiental com uma série de condicionantes, entre elas, a obrigação do empreendedor de apoiar a implantação e a manutenção de determinada unidade de conservação do grupo de proteção integral. Para tanto, observado o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento licenciado e, de acordo com critérios técnicos, legais e jurisprudenciais, foi regularmente arbitrado pelo órgão licenciador o montante de dez milhões de reais a ser destinado pelo empreendedor para tal finalidade.
    No caso em tela, de acordo com a Lei nº 9.985/00, a condicionante descrita é uma obrigação que visa à

     


     

    resolva Q92436    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92436")    |   » Apostila de Direito Ambiental 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92436

     

    prancheta
    Q92362

    Direito Ambiental   » Responsabilidade ambiental , Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente

     

    A sociedade empresária Beta atua no ramo de produção de produtos agrotóxicos, com regular licença ambiental, e vem cumprindo satisfatoriamente todas as condicionantes da licença. Ocorre que, por um acidente causado pela queda de um raio em uma das caldeiras de produção, houve vazamento de material tóxico, que causou grave contaminação do solo, subsolo e lençol freático.
    Não obstante a sociedade empresária tenha adotado, de plano, algumas medidas iniciais para mitigar e remediar parte dos impactos, fato é que ainda subsiste considerável passivo ambiental a ser remediado.
    Tendo em vista que a sociedade empresária Beta parou de atender às determinações administrativas do órgão ambiental competente, o Ministério Público ajuizou ação civil pública visando à remediação ambiental da área.
    Na qualidade de advogado(a) da sociedade empresária Beta, para que seu cliente decida se irá ou não celebrar acordo judicial com o MP, você lhe informou que, no caso em tela, a responsabilidade civil por danos ambiental é  

     


     

    resolva Q92362    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92362")    |   » Apostila de Direito Ambiental 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92362

     

    prancheta
    Q92361

    Direito Ambiental   » Federação e competências em matéria ambiental , Competências legislativa e material , Normas de cooperação em matéria ambiental – LC nº 140 de 2011

     

    Após regular processo administrativo de licenciamento ambiental, o Estado Alfa, por meio de seu órgão ambiental competente, deferiu licença de operação para a sociedade empresária Gama realizar atividade de frigorífico e abatedouro de bovinos.
    Durante o prazo de validade da licença, no entanto, a sociedade empresária Gama descumpriu algumas condicionantes da licença relacionadas ao tratamento dos efluentes industriais, praticando infração ambiental. Diante da inércia fiscalizatória do órgão licenciador, o município onde o empreendimento está instalado, por meio de seu órgão ambiental competente, exerceu o poder de polícia e lavrou auto de infração em desfavor da sociedade empresária Gama.
    No caso em tela, a conduta do município é

     


     

    resolva Q92361    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92361")    |   » Apostila de Direito Ambiental 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92361

     

    Veja mais Questões de Direito Ambiental

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Para Todos os Concursos