< 1739 Questões de Direito Civil para Concursos | Questões Específicas de Direito Civil 2025 | Provas, Simulados e Questões Grátis de Direito Civil

 

1.739 Questões de Direito Civil 2025

 

 

  • Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PC MG)
  •  

    prancheta
    Q95274

    Direito Civil   » Pessoa Jurídica , Parte Geral

     

    Confira o trecho do voto do Ministro Gilson Dipp, no REsp nº 564.960/SC julgado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao tratar da responsabilidade penal das pessoas jurídicas.
    A responsabilização penal da pessoa jurídica pela prática de delitos ambientais surge, assim, como forma não apenas de punição das condutas lesivas ao meio ambiente, mas como forma mesmo de prevenção da prática de tais crimes, função essencial da política ambiental, que clama por preservação. (...)
    A responsabilização penal da pessoa jurídica, sendo decorrente de uma opção eminentemente política, conforme referido, depende, logicamente, de uma modificação da dogmática penal clássica para sua implementação e aplicação.
    A imputação penal às pessoas jurídicas encontra barreiras, assim, na suposta incapacidade de praticarem uma ação de relevância penal, de serem culpáveis e de sofrerem penalidades.

    Assinale a opção que indica a abordagem que remete à teoria explicativa da pessoa jurídica.

     


     

    resolva Q95274    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q95274")    |   » Apostila de Direito Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q95273

    Direito Civil   » Direito Civil Domicílio e Bens , Parte Geral

     

    Um crime que tenha por objeto coisa alheia móvel, remetendo à definição do Código Civil, não poderá incidir sobre 

     


     

    resolva Q95273    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q95273")    |   » Apostila de Direito Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q95272

    Direito Civil   » Responsabilidade civil , Responsabilidade Civil - Teorias, Espécies e Pressupostos.

     

    João passeava com seu filho Pedrinho em um shopping, quando a criança, desavisadamente, sentou-se para descansar em uma mesa reservada à família de Gerônimo que ali jantaria. Quando Gerônimo viu a cena, fez um escândalo, inclusive xingando João de omisso e de péssimo pai. A cena foi gravada por um terceiro que a divulgou na internet.
    O vídeo se tornou viral, mas a maioria dos que o acessavam davam razão a João que, por isso mesmo, passou a participar de programas de televisão e a ser chamado para alguns trabalhos publicitários. Mesmo assim, João acionou Gerônimo requerendo indenização por danos morais.
    Nesse caso, os pedidos devem ser julgados

     


     

    resolva Q95272    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q95272")    |   » Apostila de Direito Civil 2025

     

     

    prancheta
    Q95271

    Direito Civil   » Personalidade, Pessoa Natural e Capacidade , Parte Geral

     

    Leia o seguinte trecho do voto do Ministro Luis Felipe Salomão nº 1.415.727 – SC, julgado pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça.
    (...) E mais, o direito de receber doação (art. 542 do Código Civil), de ser curatelado (art. 1.779 do Código Civil), a especial proteção conferida à gestante, assegurando-se-lhe atendimento pré-natal (art. 8º do ECA, o qual, ao fim e ao cabo, visa a garantir o direito à vida e à saúde do nascituro), e recentemente a edição da Lei nº 11.804/2008, que positivou os chamados alimentos gravídicos, cuja titularidade é, na verdade, do nascituro e não da mãe. Porém, a par dos citados exemplos, parece ser no direito penal que a condição de pessoa viva do nascituro – embora não nascida – é afirmada sem a menor cerimônia. É que o crime de aborto (arts. 124 a 127 do CP) sempre esteve alocado no título referente a “crimes contra a pessoa” e especificamente no capítulo “dos crimes contra a vida” (...).
    A linha argumentativa adotada defende a teoria 

     


     

    resolva Q95271    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q95271")    |   » Apostila de Direito Civil 2025

     

     

  • Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ RJ)
  •  

    prancheta
    Q94649

    Direito Civil   » Direito das Sucessões , Sucessão Legítima – Ordem de Vocação Hereditária

    Ano: 2025 Banca: VUNESP   Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ RJ)   Nível Superior   Prova: Juiz Substituto

     

    José era filho de Maria e não sabia quem era o seu pai biológico. Raimundo, amigo de Maria, faleceu, no ano de 2013. Durante o velório de Raimundo, Maria confidenciou ao filho, na ocasião com 18 anos de idade, que Raimundo era o seu verdadeiro pai biológico. Raimundo tinha mais um descendente, uma filha, Aline. No ano de 2019, José propôs ação de reconhecimento de paternidade, ainda não sentenciada. No ano de 2024, José propõe ação de petição de herança.
    Acerca do caso hipotético, é correto afirmar:

     


     

    resolva Q94649    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94649")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito Civil

     

    Compartilhe Questões Direito Civil

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025