673 Questões de Direito do Trabalho

 

 

Questoes de Direito do Trabalho - 1 ª Página

 

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q92477

    Direito do Trabalho   » Remuneração e salário , Complexo salarial

     

    A partir de 2021, uma determinada sociedade empresária passou a oferecer aos seus empregados, gratuitamente, plano de saúde em grupo como forma de fidelizar a sua mão de obra e para que o empregado se sinta valorizado. O plano oferece uma boa rede credenciada e internação, se necessária, em enfermaria. Tanto o empregado quanto os seus dependentes são beneficiários. Todos os empregados se interessaram pelo plano e assinaram o documento respectivo de adesão.
    Em relação a essa vantagem, de acordo com a CLT, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q92477    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92477")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92477

     

    prancheta
    Q92476

    Direito do Trabalho   » Contrato Individual de Trabalho: Generalidades , Dos contratos de natureza trabalhista

     

    A sociedade empresária Mangiare Bene, do ramo de serviços de alimentação, tem um plano de expansão em que pretende assumir as atividades de outros restaurantes, passando a deter a maioria do capital social destes. Preocupada com os contratos de trabalho dos futuros empregados, ela consulta você, na condição de advogado(a). Em relação à consulta feita, considerando a CLT em vigor, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q92476    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92476")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92476

     

    prancheta
    Q92475

    Direito do Trabalho   » Do Grupo, Da Sucessão e Da Responsabilidade dos Empregadores , Das relações laborais

     

    Lúcio Lima foi contratado para trabalhar em uma empresa no ramo da construção civil. Seu empregador descumpriu inúmeros direitos trabalhistas, e, notadamente, deixou de pagar as verbas rescisórias. No período, Lúcio Lima prestou serviços em um contrato de subempreitada, já que seu empregador fora contratado pelo empreiteiro principal para realizar determinada obra de reforma. Diante desse cenário, Lúcio Lima contratou você, como advogado(a), para ajuizar uma reclamação trabalhista. Sobre a hipótese, segundo o texto legal da CLT em vigor, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q92475    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92475")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92475

     

    prancheta
    Q92474

    Direito do Trabalho   » Dos contratos de natureza trabalhista , Contrato de trabalho e de emprego: formação do vínculo pré-contratual, contratual e pós-contratual

     

    João da Silva se submeteu, em novembro de 2021, a um processo seletivo para ingresso em um banco privado. Meses depois, recebeu um e-mail do banco informando que ele havia sido selecionado para a vaga. O e-mail solicitava a apresentação na sede do banco em 5 dias, com a carteira de trabalho e demais documentos pessoais, e, por causa disso, João da Silva recusou a participação em outros dois processos seletivos para os quais foi chamado, resolvendo focar as energias no futuro emprego no banco. Ocorre que, no dia em que se apresentou no banco, o gerente do setor de Recursos Humanos pediu desculpas e alegou ter havido um engano: segundo ele, o selecionado foi realmente João da Silva, mas um homônimo, e, por descuido do setor, enviaram a informação da aprovação para o e-mail errado. Nenhum documento foi exibido a João da Silva, sendo que o gerente renovou o pedido de desculpas e desejou boa sorte a João da Silva. Diante dos fatos narrados e das normas de regência, assinale a afirmativa correta. 

     


     

    resolva Q92474    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92474")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92474

     

    prancheta
    Q92473

    Direito do Trabalho   » Remuneração e salário , Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego , Trabalho extraordinário

     

    Gael foi contratado pela Sociedade Empresária Aldeia da Pipoca Ltda. em fevereiro de 2022 como cozinheiro. No contrato de trabalho de Gael, há uma cláusula prevendo que a jornada de trabalho será de 8 horas diárias de 2ª a 6ª feira, com intervalo de 1 hora, e de 4 horas aos sábados, sem intervalo. Na mesma cláusula, há previsão de que, havendo realização de horas extras, elas irão automaticamente para um banco de horas e deverão ser compensadas em até 5 meses. Em conversas informais com os colegas, Gael ficou sabendo que não existe nenhuma previsão de banco de horas em norma coletiva da sua categoria profissional.
    Considerando a situação retratada e os termos da CLT, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q92473    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q92473")    |   » Apostila de Direito do Trabalho 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q92473

     

    Veja mais Questões de Direito do Trabalho

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Para Todos os Concursos