20 Questões de Engenharia Florestal

 

 

Questoes de Engenharia Florestal - 1 ª Página

 

  • Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Ceará (EMATERCE)
  •  

    prancheta
    Q62596

    Engenharia Florestal   » Avaliação de Impacto Ambiental

     

    O Conselho Nacional do Meio Ambiente, através da resolução CONAMA 01/1986, dispõe os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Sobre avaliação de impactos ambientais, assinale a opção INCORRETA.

     


     

    resolva Q62596    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62596")    |   » Apostila de Engenharia Florestal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q62596

     

    prancheta
    Q62595

     

    Tipo de solo que é formado pela remoção da sílica e das bases do perfil, permanecendo os óxidos de ferro e de alumínio, são solos minerais, não hidromórficos, profundos, normalmente, superiores a 2 m, horizonte B muito espesso (> 50 cm) com sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhos muito escuras a amareladas. Essa é a descrição dos solos classificados como

     


     

    resolva Q62595    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62595")    |   » Apostila de Engenharia Florestal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q62595

     

    prancheta
    Q62594

    Engenharia Florestal   » Código Florestal

     

    De acordo com o Código Florestal do Estado do Ceará, a autorização para a exploração das florestas nativas, suas formações sucessoras e demais formas de vegetação, somente será concedida através das modalidades a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.

     


     

    resolva Q62594    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62594")    |   » Apostila de Engenharia Florestal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q62594

     

    prancheta
    Q62593

    Engenharia Florestal   » Manejo florestal sustentável

     

    Os estudos em bacias hidrográficas são essenciais para o entendimento da dinâmica da água e de suas consequências ambientais, pois proporcionam uma visão completa do ambiente do solo, da água e da vegetação e os efeitos do uso e do manejo do solo na sustentabilidade do sistema e do ciclo hidrológico (Avazani, 2005). Sobre o manejo de bacias hidrográficas, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
    ( ) Os trabalhos de proteção e recuperação devem, preferencialmente, iniciar suas ações pelas cabeceiras dos principais rios, afluentes ou subafluentes em direção à foz (de montante para jusante), que atravessam o meio urbano e rural, sendo adotada a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e manejo.
    ( ) Compete a Agência Nacional de Águas, no âmbito de sua área de atuação, aprovar o Plano de Recursos Hídricos da bacia.
    ( ) A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece doze Regiões Hidrográficas brasileiras. O Estado do Ceará em sua maioria está localizado na bacia do Atlântico leste.
    ( ) São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos: os planos de recursos hídricos, o enquadramento dos corpos hídricos em classes segundo os usos preponderantes da água e o Plano de Manejo Florestal Sustentável.
    Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q62593    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62593")    |   » Apostila de Engenharia Florestal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q62593

     

    prancheta
    Q62592

    Engenharia Florestal   » Plano de manejo, Propriedades Mecânicas e Estruturas de Madeira

     

    O processo de colheita da madeira consiste em um conjunto de operações realizadas no maciço florestal, visando à extração da madeira até o local de transporte, utilizando-se de técnicas e padrões estabelecidos a fim de transformá-la em produto final (Machado, 2002). Sobre a Exploração Florestal, analise as afirmativas a seguir.
    I. O sistema de toras longas (Tree-length) consiste em arrancar a árvore com seu sistema radicular, ou parte dele, e levá-la para a margem da estrada ou para o pátio temporário onde será processada.
    II. O Track-skidder consiste em um trator florestal arrastador com esteiras, utilizado em maiores declividades, com a vantagem de causar menor dano ao solo que o guincho arrastador.
    III. A mecanização das atividades de colheita apresenta um potencial de aumento da produtividade, redução dos custos e possibilita melhorias nas condições de trabalho.
    IV. Harvester ou colhedora é um trator que pode executar, simultaneamente, as operações de derrubada, desgalhamento, traçamento, descascamento e empilhamento da madeira e é composto de uma máquina base de pneus ou esteira, uma lança hidráulica e um cabeçote.
    Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

     


     

    resolva Q62592    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62592")    |   » Apostila de Engenharia Florestal 2024

     

    *gabarito » clique em resolva Q62592

     

    Veja mais Questões de Engenharia Florestal

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Para Todos os Concursos