564 Questões de Fisioterapia 2024

 

 

  • Prefeitura de São João Do Ivaí (PR)
  •  

    prancheta
    Q94391

    Fisioterapia   » Reabilitação , Fisioterapia Geral

    Ano: 2024 Banca: Instituto Access   Órgão: Prefeitura de São João Do Ivaí (PR)   Nível Superior   Prova: Fisioterapeuta

     

    “A síndrome metabólica (SMet) é considerada uma desordem clínica definida pela associação de fatores fisiológicos, bioquímicos, clínicos e metabólicos... A prevalência de SMet varia de acordo com as características populacionais e definições usadas. De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), ela ocorre quando há a presença do aumento da circunferência abdominal (≥90 cm para os homens e ≥80 cm para as mulheres) associada com mais dois fatores, como hipertensão arterial, resistência insulínica, hiperinsulinemia ou dislipidemia... A SMet é considerada uma síndrome multifatorial que resulta da interação de um comportamento sedentário, inatividade física e fatores... e pode favorecer o aumento do risco cardiovascular...” Acerca das informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q94391    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94391")    |   » Apostila de Fisioterapia 2024

     

     

    prancheta
    Q94390

    Fisioterapia   » Terapia manual e Massoterapia , Reabilitação , Fisioterapia Geral

    Ano: 2024 Banca: Instituto Access   Órgão: Prefeitura de São João Do Ivaí (PR)   Nível Superior   Prova: Fisioterapeuta

     

    Entre as técnicas, métodos, manipulações e mobilizações que podem ser aplicadas, assinale a alternativa correta. 

     


     

    resolva Q94390    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94390")    |   » Apostila de Fisioterapia 2024

     

     

    prancheta
    Q94389

    Fisioterapia   » Fisioterapia Respiratória

    Ano: 2024 Banca: Instituto Access   Órgão: Prefeitura de São João Do Ivaí (PR)   Nível Superior   Prova: Fisioterapeuta

     

    Segundo diferentes estudos realizados, seguem abaixo os sintomas mais prevalentes em pessoas com histórico de COVID-19 e hospitalização, com internação em enfermaria e/ou unidade de terapia intensiva (UTI), condizentes com o que temos observado no Serviço de Reabilitação:
    “Fadiga ou fraqueza muscular (63%) dos pacientes; Fadiga (29,9% e 38,1% dos pacientes hospitalizados, sem e com necessidade de ventilação mecânica, respectivamente); Fraqueza Muscular - em pacientes internados em UTI a perda de força muscular foi de até 3,7% ao dia (sendo que a perda muscular usualmente observada em pacientes críticos se situa entre 0,7 a 1,5% ao dia); Dispneia (34,5% e 45,1% dos pacientes hospitalizados, em enfermaria e UTI, respectivamente); necessidade de meio auxiliar de locomoção (28,8% e 39,8% dos pacientes hospitalizados, em enfermaria e UTI, respectivamente); Algum grau de dependência para Atividades de Vida Diária (27,3% e 38,9%, dos pacientes hospitalizados, em enfermaria e UTI, respectivamente); Algum grau de dependência para Atividades Instrumentais de Vida Diária (74,5% e 84,6% dos pacientes hospitalizados, em enfermaria e UTI, respectivamente); Dor (27,1% e 33,9% dos pacientes hospitalizados, em enfermaria e UTI, respectivamente); Distúrbios do sono (26%)4 e (53,6%); Disfunção Cognitiva (38,4%) e Ansiedade (31,4%); Depressão (20,6%)”.
    (Recomendações para Reabilitação de Pacientes pós-covid 19, CREFITO.)
    A ocorrência destes sintomas persistentes vem sendo denominada de “COVID LONGA” ou Síndrome Pós-COVID-19, diante disso, logo após um paciente com o quadro grave receber alta, é correto afirmar que no acompanhamento ambulatorial fisioterapêutico: 

     


     

    resolva Q94389    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94389")    |   » Apostila de Fisioterapia 2024

     

     

    prancheta
    Q94388

    Fisioterapia   » Fisioterapia Respiratória , Pneumologia

    Ano: 2024 Banca: Instituto Access   Órgão: Prefeitura de São João Do Ivaí (PR)   Nível Superior   Prova: Fisioterapeuta

     

    A Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença viral sistêmica, pode ser leve, moderada, grave ou crítica. Assintomática ou Infecção Pré-Sintomática (Pré-Clínica): indivíduos com teste positivo para SARS-CoV-2 com uso de testagem viral, mas não possuem sintomas condizentes com a COVID-19. Doença Leve: indivíduos com teste positivo e que tenham qualquer sinal ou sintoma da COVID-19 – tosse, diarreia, febre, dor de garganta, cefaleia, dor muscular, vômitos, perda de olfato e paladar), porém não possuem falta de ar, dispneia ou alteração em exame de imagem pulmonar. Doença Moderada: indivíduos com teste positivo e com envolvimento das vias aéreas inferiores no exame clínico (cansaço ou dispneia) ou nos exames de imagem e que tenham saturação de oxigênio (Sat O2) ≥ 94% em ar ambiente. Doença Grave: indivíduos com teste positivo e com Sat O2 < 94% em ar ambiente ou uma relação entre a pressão parcial de oxigênio arterial e a fração inspirada de oxigênio (PaO2/FiO2) < 300 mmHg ou frequência respiratória > 30 respirações/minuto ou acometimento pulmonar > 50%. Doença Crítica: indivíduos também com teste positivo e com insuficiência respiratória, choque séptico e/ou disfunção de múltiplos órgãos. As sequelas e as necessidades de reabilitação são mais evidentes nas pessoas que tiveram as formas grave e crítica da doença, porém as formas mais brandas também podem deixar sequelas. Esses sintomas persistentes recebem o nome de Síndrome pós-covid. Com base nas informações, assinale a alternativa que corresponda a avaliação ou tratamento das sequelas iniciais da síndrome pós-covid.

     


     

    resolva Q94388    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94388")    |   » Apostila de Fisioterapia 2024

     

     

    prancheta
    Q94387

    Fisioterapia   » Fisioterapia Respiratória , Pneumologia

    Ano: 2024 Banca: Instituto Access   Órgão: Prefeitura de São João Do Ivaí (PR)   Nível Superior   Prova: Fisioterapeuta

     

    Asma é uma doença pulmonar inflamatória e crônica de caráter obstrutiva, apresentando limitação do fluxo aéreo a qual atinge 10% da população brasileira com faixa etária entre 4 e 12 anos de idade.
    (Manejo da Asma grave, 2021, com adaptações.)
    Acerca dos dados apresentados e nos preceitos/conceitos da sociedade de pneumologia e ministério da saúde, assinale a alternativa correta. 

     


     

    resolva Q94387    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q94387")    |   » Apostila de Fisioterapia 2024

     

     

    Veja mais Questões de Fisioterapia

    Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

    Para Todos os Concursos

     

     

     

    Compartilhe Questões Fisioterapia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2024