Apostilas para concursos 2018

42.544 Questões

12.603 vagas em concursos

 

 

Segunda-Feira, 21 de Maio de 2018.

SABER | Níveis Médio e Superior de Escolaridade

» Consórcio Intermunicipal Oeste (CONSAMU) abre concurso para 53 vagas

 

IDIB | Níveis Médio e Superior

» Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF RJ) abre seleção para 22 vagas

IBAM-SP | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de São José dos Campos (SP) abre concurso para 35 vagas

FCC | Níveis Médio e Superior

» Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) abre concurso para 320 vagas

 

Concursos da Vunesp

FGV - Fundação Getúlio Vargas | Níveis Médio e Superior| Salários de R$ 3.898,11 a R$ 11.380,45

» Assembleia de Rondônia (AL RO) abre concurso para 106 vagas

 

Material de estudo para concursos VUNESP

 


» apostila estilo VUNESP

 

Material de estudo para concursos VUNESP

 


» apostila estilo VUNESP

 

Material de estudo para concursos VUNESP

 


» apostila estilo VUNESP

 

Material de estudo para concursos

 

Enem teoria e exercícios

 

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

 

 

 

 

treinamento com questões de raciocínio lógico

Questões VUNESP de História 2018

Treine para provas de História com questões atualizadas das maiores organizadoras do país.

 

» Confira a lista de concursos abertos

» Veja os últimos concursos publicados

» Veja Questões de Direito Administrativo por Assunto

» Veja Questões de Direito Penal por Assunto

» Veja Questões de Raciocínio Lógico por Assunto

» Veja Questões de Enfermagem por Assunto

» Veja Questões de Serviço Social por Assunto

 

Questões História para Praticar

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.

Thomas Edison

 

 

 

Ano: 2017 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar - CFSd   História República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

 

prancheta

 

 

 


Q41957


 

O processo de descompressão do sistema político começara a ser orquestrado em 1975, pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção.

(Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. P. 467. Adaptado)

Tal processo se deu com o objetivo de

 

a) manter a oposição longe do Executivo, de modo a garantir que a transição se realizasse de maneira tutelada, restrita aos círculos civis aliados e sem riscos institucionais.

 

 

b) realizar uma abertura política plena, reestabelecendo os direitos políticos e as liberdades civis no tempo mais curto possível, superando a situação autoritária na qual o país se encontrava.

 

 

c) sustentar o bipartidarismo do MDB e da Arena na cena política nacional, impedindo, com isso, a legalização de partidos e grupos políticos mais à esquerda, tais como o Partido Comunista.

 

 

d) efetivar um projeto de institucionalização da ditadura, de tal forma que os poderes de exceção fossem revogados, mas os militares ficassem no poder por tempo indeterminado.

 

 

e) garantir uma abertura política em que os exilados não teriam o direito de voltar ao Brasil, assim como os presos políticos permaneceriam detidos até que se completasse a redemocratização.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar - CFSd   História Era Vargas – 1930-1954

 

prancheta

 

 

 


Q41956


 

O regresso ao Rio de Janeiro do 1° Escalão da Força Expedicionária Brasileira em 18 de julho de 1945 estava sendo esperado e interpretado como um marco na campanha das forças oposicionistas. O desfile das tropas pelas ruas da cidade seria como uma grande festa da UDN e de seu candidato.

(Angela de Castro Gomes, A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. P. 284-285. Adaptado)

O trecho revela um momento importante da crise do Estado Novo associada ao retorno da FEB, que

 

a) reforçaria a importância dos militares e da UDN na construção de uma saída negociada para o fim da ditadura, o que levou Getúlio a renunciar e se isolar politicamente, sem estabelecer relação com a cena política que viria a seguir.

 

 

b) ressaltaria o vínculo entre os setores de oposição a Vargas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, na medida em que Vargas tinha sido favorável à entrada na guerra ao lado do Eixo. 

 

 

c) consagraria a vitória da luta pela democracia e a repulsa à ditadura e a seu presidente, evidenciando a contradição entre uma política externa alinhada com os valores democráticos e uma política interna autoritária.

 

 

d) evidenciaria a fraqueza do governo Vargas naquele contexto, dado o fato de que o governo teve poucos recursos para sustentar as tropas na guerra, o que reforçou as sensações de pobreza e precariedade disseminadas à época. 

 

 

e) consolidaria a aliança entre as elites civis organizadas na UDN, economicamente intervencionistas e socialmente conservadoras, e os militares recém-saídos da guerra, autoritários e com forte inspiração fascista.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar - CFSd   História Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

 

prancheta

 

 

 


Q41955


 

O fim dos velhos impérios coloniais era previsível e, na verdade, em 1945, considerado iminente na Ásia, mas a futura orientação dos novos Estados pós-coloniais não estava nada clara. Foi nessa área que as duas superpotências continuaram a competir, por apoio e influência, durante toda a Guerra Fria, e por isso a maior zona de atrito entre elas, aquela onde o conflito armado era mais provável, e onde de fato irrompeu.

(Eric Hobsbawm, Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado)

Quanto aos exemplos de conflito entre as duas superpotências, é correto identificar

 

a) a Ucrânia, em que os países da OTAN e do Pacto de Varsóvia disputaram o acesso ao Mar Negro, principal via de ligação marítima entre a Ásia Continental e o Mar Mediterrâneo.

 

 

b) o Japão, em que Estados Unidos e União Soviética tentaram controlar os rumos políticos do país após a explosão das bombas atômicas, o que prolongou os conflitos do pós-guerra.

 

 

c) a Índia, em que comunistas e liberais indianos lutaram juntos contra o domínio britânico, mas depois se dividiram em choques internos que levaram à guerra civil no país. 

 

 

d) o Paquistão, em que os movimentos de libertação nacional se voltaram para o anti-imperialismo e se aproximaram das lutas revolucionárias anticapitalistas.

 

 

e) a Coreia, em que os coreanos do norte tiveram o apoio do bloco socialista contra os coreanos do sul, apoiados pelos EUA em um violento confronto que durou cerca de três anos.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q20661


 

O processo de descompressão do sistema político come- çara a ser orquestrado em 1975, pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção.

(SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)

Entre os momentos mais marcantes desse processo, que se iniciou nos anos 1970 e se estendeu até a década seguinte, é correto identificar

 

 

a)  o ano de 1985, quando o primeiro presidente civil foi eleito diretamente depois de 21 anos de ditadura, em que apenas militares estiveram no poder.

 

 

b)  o ano de 1986, quando os primeiros militares acusados de tortura começaram a ser processados, levados a julgamento e presos posteriormente.

 

 

c)  o ano de 1982, quando explodiu um grande movimento de massas favorável às eleições diretas, embalado pelas vitórias da oposição nos governos estaduais.

 

 

d)  o biênio 1988-1989, quando foi eleita a Assembleia que escreveu a Constituição, que só entrou em vigor depois do plebiscito sobre a forma de governo de 1993.

 

 

e)  o biênio 1978-1979, quando o AI-5 foi extinto, a Lei da Anistia foi promulgada e extinguiu-se o bipartidarismo, passando a haver vários partidos.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q20660


 

No Brasil, o reconhecimento da necessidade de proteger o patrimônio histórico e artístico já havia sido apontado nos anos 1920, época em que se registraram iniciativas locais e estaduais. Em 1936, Mário de Andrade foi solicitado a preparar a criação de uma instituição nacional de proteção do patrimônio. Foi esse o documento que foi usado nas discussões preliminares sobre a estrutura e os objetivos do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), criado afinal por decreto presidencial assinado em 30 de novembro de 1937.

(Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC FGV. A Era Vargas: Diretrizes do Estado Novo 1937-1945 – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Adaptado)

A criação do SPHAN reflete

 

 

a)  um momento histórico de preservação e valorização dos patrimônios, símbolos, bandeiras e hinos municipais, regionais e estaduais, com o objetivo de fortalecer as múltiplas identidades a partir das quais se constituiria uma única identidade nacional articulada pelo Estado.

 

 

b)  uma perspectiva de cultura nacional autoritária e etnocêntrica que procurava negar e proibir as manifestações das camadas populares, especialmente dos negros, tal como o samba, dando ênfase aos patrimônios monumentais católicos, tais como as igrejas mineiras do barroco.

 

 

c)  um ambiente de centralização nas políticas de cultura e educação, o que incluía as questões de identidade e de patrimônio, mas que conviveu, contraditoriamente, com políticas economicamente liberais, o que levou à entrada de capital estrangeiro na industrialização.

 

 

d)  um contexto de (re)construção da identidade nacional a partir de elementos como o patrimônio, que representava a história na preservação de alguns edifícios históricos, evidenciando a parceria entre os intelectuais e o Estado na formulação de importantes políticas públicas.

 

 

e)  uma época de consolidação das propostas de preservação do patrimônio baseadas em concepções eurocêntricas, que tomavam a ideia de civilização como referência e consideravam o nacional como cultura inferior, que deveria ser preservada por suas marcas folclóricas.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q20659


 

Na Segunda Guerra Mundial, a participação dos Estados Unidos não foi preventiva, mas central, embora existisse uma forte corrente “isolacionista” dentro da classe dominante americana até dezembro de 1941 (ataque japonês a Pearl Harbor), que marcou seu ingresso na guerra.

(COGGIOLA, Osvaldo. “Natureza da Segunda Guerra Mundial”. Em: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Segunda Guerra Mundial: um balanço histórico. São Paulo: Xamã, 1995. Adaptado)

Entre os antecedentes que levaram ao confronto entre o Japão e os EUA em 1941, é correto identificar

 

 

a)  o tratado secreto de não agressão entre o Japão e a União Soviética, que provocou forte tensão quando descoberto pelos EUA.

 

 

b)  a conquista norte-americana do Havaí, arquipélago no Pacífico que até então pertencia ao Japão, o que gerou descontentamento entre os nacionalistas japoneses.

 

 

c)  o expansionismo japonês na China e na Indochina, que contribuiu para que os EUA decidissem embargar as importações japonesas de petróleo.

 

 

d)  a ação conjunta de China e Japão contra o avanço imperialista dos EUA sobre o Pacífico, o que levou à formação de uma aliança antiocidental.

 

 

e)  o ingresso da União Soviética na aliança antifascista formada por França, EUA e Inglaterra, o que gerou desconfiança no Japão anticomunista.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2017 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Soldado da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q20658


 


Ao final da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), em que o exército francês havia sido derrotado e o imperador Napoleão III, feito prisioneiro, o chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, proclamou, em pleno Palácio de Versalhes, a existência do II Reich, o Império Alemão. Quase meio século depois, a França escolheria esse mesmo cenário para a ratificação do Tratado de Versalhes, que extinguiu o Império Alemão, pôs fim à Grande Guerra e, segundo muitos, deu origem à Segunda Guerra Mundial.

(ARARIPE, Luiz de Alencar. “Primeira Guerra Mundial”. Em: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. Adaptado)

Entre as tensões relacionadas ao Império Alemão que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, é correto identificar

 

a)  a concorrência militar e industrial com a Inglaterra, as disputas territoriais com a França e as rivalidades com o Império Russo na região dos Bálcãs.

 

 

b)  o choque fronteiriço com a União Soviética recém- -formada, a disputa de rotas comerciais com o Império Turco-Otomano e o conflito étnico com a Tchecoslováquia.

 

 

c)  a disputa com a Áustria-Hungria pelo acesso ao Mediterrâneo, o embate imperialista com a Itália por territórios na África e o problema de fronteira com a Polônia.

 

 

d)  as tensões nacionalistas na região dos países bálticos, o conflito com a Bélgica pelo acesso ao mar do Norte e os impasses diplomáticos com a Holanda.

 

 

e)  o embate com a Sérvia na fronteira oriental, a disputa territorial com a Suíça ao sul e a concorrência econômica e comercial com os EUA.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q8333


 

Em concorrida cerimônia no plenário da Câmara dos Deputados, transmitida ao vivo pela televisão para todo o país, em 5 de outubro de 1988, o deputado Ulysses Guimarães, presidente da Constituinte, declarou promulgada a nova Constituição brasileira.

(Américo Freire, Marly Motta e Dora Rocha, História em curso: o Brasil e suas relações com o mundo ocidental)

Um dos princípios que orientaram a atual Constituição brasileira foi

 

a) o unitarismo político-administrativo, que inviabiliza a formação de partidos.

 

 

b) a restrição dos direitos políticos, que assegura a imparcialidade nas eleições.

 

 

c) o estabelecimento do Estado de direito, que garante as liberdades individuais.

 

 

d) a criação do Ministério da Defesa, que protege a sociedade dos abusos do poder público.

 

 

e) o predomínio do Legislativo sobre os demais poderes, que permite a harmonia entre eles.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História Era Vargas – 1930-1954, História do Brasil

 

prancheta

 

 

 


Q8332


 

A expansão dos anos 70 fez da economia brasileira a oitava economia do mundo capitalista, em termos de capacidade produtiva, ficando atrás apenas dos países altamente industrializados. (...)

Esse crescimento intenso e rápido da economia brasileira apoiou-se em três bases principais.

(Francisco M. P. Teixeira e Maria Elizabeth Totini, História econômica e administrativa do Brasil)



As “três bases principais” desse crescimento, conhecido como milagre econômico, foram

 

a) a intervenção do Estado na economia, o grande capital nacional e a forte presença do capital estrangeiro.

 

 

b) a ênfase na agricultura de subsistência, a privatiza- ção de empresas estatais e o uso de tecnologia nacional.

 

 

c) o predomínio da indústria leve, a proibição de multinacionais e o financiamento privado das obras de infraestrutura.

 

 

d) a distribuição equilibrada de renda, os investimentos estrangeiros e a importação de tecnologia chinesa.

 

 

e) o favorecimento às microempresas nacionais, o liberalismo e a política oficial de aumento dos salários.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História Era Vargas – 1930-1954, História do Brasil

 

prancheta

 

 

 


Q8331


 

Apesar das greves, das leis esparsas e da existência de movimentos e partidos que tratavam de arregimentar a classe operária, ou falar em nome dela, a massa trabalhadora continuava, em sua grande maioria, carente de direitos e de organização. Essa carência seria um campo fértil nos anos 30 para a ação do Estado através da política trabalhista de Getúlio Vargas.

(Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado)



Considerando a Primeira República e a Era Vargas, na política mencionada no trecho, é correto afirmar que

 

a) o operariado urbano permaneceu excluído do processo eleitoral, pois Getúlio Vargas não ampliou os direitos políticos e sociais vigentes antes da década de 1930.

 

 

b) Getúlio Vargas diferenciou-se ao autorizar partidos representativos da classe operária, que tinham liberdade para organizar greves, inclusive durante o Estado Novo.

 

 

c) a legislação trabalhista foi rejeitada pelo Congresso nos dois períodos, porém Getúlio Vargas conseguiu instituir o décimo terceiro salário e a previdência social.

 

 

d) Getúlio Vargas organizou a Justiça do Trabalho e estabeleceu uma estrutura sindical atrelada ao Estado, o que foi inovador em relação ao período anterior.

 

 

e) a questão social continuou a ser tratada como “caso de polícia” por Getúlio Vargas, embora ele tivesse estabelecido leis para regulamentar o trabalho no campo.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q8330


 

O governador Laudo Natel criou, em 1975, uma comissão destinada a estudar maneiras mais efetivas de a administração prevenir e reagir a eventos desastrosos. Como fruto do trabalho dessa comissão, aprovou-se o Decreto nº 5.796/75, no qual está inserida a criação da Subchefia de Defesa Civil, que iria instalar-se plenamente em 1976.

Analise as afirmações a seguir, relativas à história das calamidades públicas em território paulista, e assinale a alternativa que apresenta um dos fatos históricos que inspirou a criação da Defesa Civil em São Paulo.

 

a) O incêndio da comunidade de Vila Socó – Cubatão, em decorrência da explosão de um duto de petróleo.

 

 

b) O escorregamento da Serra do Mar em Caraguatatuba, em decorrência de intensas chuvas.

 

 

c) A queda do avião “President”, da Pan American Airlines, que caiu sobre área densamente urbanizada na Vila Santa Catarina, em São Paulo, causando dezenas de vítimas fatais.

 

 

d) O incêndio do edifício “Grande Avenida”, situado na Avenida Paulista.

 

 

e) O incêndio supostamente criminoso do Grand Circus “Oberdan”, no Brás, que vitimou 30 crianças, pisoteadas e mortas.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q8329


 

Uma das principais missões que foram atribuídas ao atual 2º BPM/M, ao longo de sua história mais que centenária, foi

 

a) o combate ao cancro cítrico, derrubando laranjais infectados pelo interior paulista.

 

 

b) o combate ao mal de Chagas, quando seus policiais atuaram no apoio à dedetização de casas de pau-a-pique pelo interior paulista.

 

 

c) o enfrentamento a terroristas que atuavam na organização de base de operações no vale do Ribeira, quando foi martirizado o tenente Alberto Mendes Junior, do efetivo da Unidade.

 

 

d) a libertação de Curitiba, durante a revolução Federalista.

 

 

e) a participação no ataque final ao arraial de Antônio Conselheiro, em Canudos.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História

 

prancheta

 

 

 


Q8328


 

Urge, portanto, tudo fazermos para voltarmos ao tempo em que éramos o orgulho dos Paulistas (...). Como retornarmos a esse ponto, do qual não deveríamos nos ter afastado? Só através do trabalho inteligentemente orientado no sentido da missão principal de nossa organização, pois qualquer organismo só poderá sobreviver se atender ao fim principal para o qual foi criado.



(Octavio Gomes de Oliveira, A Força Pública e sua missão em face das leis que a regem. Revista Militia. Ano I, julho-agosto de 1948, no 5, p. 17 – 19)


Octavio Gomes de Oliveira defendeu, em seu artigo, o retorno da Força Pública à sua atividade fim, ou seja, o policiamento ostensivo. Várias medidas foram adotadas, como parte desse esforço encetado após a II Guerra Mundial. Dentre elas, pode-se citar a

 

a) realização do Congresso Brasileiro das Polícias Militares em Campos do Jordão, por ocasião do IV Centenário de Fundação da Cidade de São Paulo.

 

 

b) criação do Serviço de Radiopatrulha da Capital, com efetivos da Força Pública e da Guarda Civil.

 

 

c) criação do Serviço de Comunicações, sob a direção do tenente Manoel de Jesus Trindade.

 

 

d) criação da primeira autoescola do Brasil, destinada a formar motoristas para as viaturas de radiopatrulha.

 

 

e) criação do Gabinete de Munições, atual CSM/AM, sob a direção do major Nataniel Prado.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História História do Brasil

 

prancheta

 

 

 


Q8327


 

Sensibilizado pelo isolamento das comunidades que habitavam o litoral norte paulista, comprometeu-se com lideranças locais a emprestar seus conhecimentos de engenharia e seu prestígio político para que fosse aberto um caminho terrestre que rompesse a exclusão geográfica daquela região. Dirigiu, a partir de 1931, a abertura do primeiro caminho terrestre carroçável, ligando o vale do Paraíba a Caraguatatuba, que, mais tarde, viria a ser a principal artéria alimentadora do progresso do litoral norte, atual rodovia dos Tamoios.

O texto refere-se a

 

a) José de Pina Figueiredo.

 

 

b) Edgard Pereira Armond.

 

 

c) Antonio Baptista da Luz.

 

 

d) Francisco Alves do Nascimento Pinto.

 

 

e) Nataniel Prado.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

Ano: 2016 VUNESP   Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP) Nível Médio  Prova: Aspirante da Polícia Militar   História História do Brasil

 

prancheta

 

 

 


Q8326


 

Dentre as principais realizações de Pedro Dias de Campos, é correto afirmar que

 

a) atuou com denodo na campanha de Canudos, durante a qual veio a ferir-se com gravidade.

 

 

b) foi o principal inspirador na fundação da Caixa Beneficente da Polícia Militar.

 

 

c) defendeu e atuou vigorosamente na implantação do escotismo no Brasil.

 

 

d) foi o mais importante assessor militar e aliado de Miguel Costa, como destacado revolucionário de 1924.

 

 

e) criou a Cruz Azul de São Paulo em 1933, para atender aos órfãos e viúvas da Revolução Constitucionalista.

 

 

resolver    |     Comente a questão no final dessa página:

 

 

 

 

» Se souber o resultado - resolva a questão (clique em comentários) - isso o ajudará a fixar melhor o assunto. A comunidade concurseira agradece!

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

 

 

 

 

»Veja outras Questões

 

 

 

 

página com questões do Enem

»Conhença as organizadoras de concursos

 

 

 

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão):