Apostilas para concursos 2018

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40.953 vagas em concursos

 

 

Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018.

 

AOCP | Nível Médio

» Polícia Militar do Estado de Tocantins (PM TO) abre concurso para 1.000 vagas

COMPERVE | Níveis Médio e Superior

» Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP RN) abre concurso para 404 vagas

CESGRANRIO | Nível Superior

» Petróleo Brasileiro (Petrobras) abre concurso para 353 vagas

 

Concursos da Vunesp

VUNESP | Nível Médio| Salários de R$ 4.706,53

» TJ SP abre concurso para 235 vagas de Técnico Escrevente Judiciário

 

Material de estudo para concursos FCC

 

Confira nossas sugestões:

 

Apostila FCC para Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU ES)

 

Conforme Edital

 

Concurso SEDU ES 2018-PROFESSOR B - MATEMÁTICA-PROFESSOR B - LÍNGUA PORTUGUESA-PROFESSOR (COMUM A TODOS)
Concurso SEDU ES 2018
PROFESSOR B - MATEMÁTICA
PROFESSOR B - LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR (COMUM A TODOS)

 

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Apostila FCC para Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese)

 

Conforme Edital

 

Concurso ALESE 2018-TÉCNICO LEGISLATIVO - ÁREA TAQUIGRAFIA-TÉCNICO LEGISLATIVO - ÁREA APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO-ANALISTA LEGISLATIVO (EXCETO APOIO JURÍDICO E PROC. LEGISLATIVO) COMUM A TODOS
Concurso ALESE 2018
TÉCNICO LEGISLATIVO - ÁREA TAQUIGRAFIA
TÉCNICO LEGISLATIVO - ÁREA APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
ANALISTA LEGISLATIVO (EXCETO APOIO JURÍDICO E PROC. LEGISLATIVO) COMUM A TODOS

 

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Apostila FCC para Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Maranhão (SEGEP)

 

Conforme Edital

 

Concurso SEGEP 2018-TÉCNICO PREVIDENCIÁRIO-ANALISTA EXECUTIVO - DIVERSOS CARGOS (COMUM A TODOS)
Concurso SEGEP 2018
TÉCNICO PREVIDENCIÁRIO
ANALISTA EXECUTIVO - DIVERSOS CARGOS (COMUM A TODOS)

 

» Apostila Completa com Teoria e Exercícios estilo FCC


Apostila FCC para Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED)

 

Conforme Edital

 

Concurso AGED 2018-FISCAL ESTADUAL AGROPECUÁRIO - DIVERSOS CARGOS (COMUM A TODOS)-AUXILIAR DE FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA
Concurso AGED 2018
FISCAL ESTADUAL AGROPECUÁRIO - DIVERSOS CARGOS (COMUM A TODOS)
AUXILIAR DE FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA

 

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página com questões do Enem

Questões Fundação Carlos Chagas - FCC de Português 2018

 

 

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Questões da FCC para Praticar

 

 

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“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.”

Mahatma Gandhi

     

     

  • Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)
  •  

    Ano: 2017 FCC   Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)   Nível Superior   Português Interpretação de Textos

     

     

     

       


      Q16918


      » Texto Associado

      Conforme o texto, 


        a)  muito embora os museus de arte contemporânea optem pela simplicidade em sua estrutura, não devem abrir mão do modo de expor as obras, tampouco das regras e costumes que se foram sedimentando com o passar dos tempos. 

       


         b)  os museus antigos precisam se adequar a uma nova mentalidade, tornando-se verdadeiros mercados, que possibilitassem a aquisição de obras por qualquer pessoa, a ponto de se tornarem supérfluos com o tempo. 

       


         c)  por serem pintadas com luz lateral, as telas antigas necessitam de uma luz neutra, sem direcionamento específico e que não interfira em sua apreciação, razão pela qual permanecem em museus tradicionais. 

       


         d)  os museus atuais deveriam privilegiar a maior aproximação do espectador em relação às obras, o que fica patente pela oposição entre os verbos "olhar" e "ver". 

       


         e)  ainda que sejam convencionais, os museus antigos possibilitaram que a arte voltasse a fazer parte da vida das pessoas, contribuindo para a mudança de mentalidade que possibilitou a arte contemporânea.

       

       

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Ano: 2017 FCC   Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)   Nível Superior   Português Interpretação de Textos

 

 

 

     


    Q16919


    » Texto Associado

    Com a frase Quando eu era jovem, as pessoas entravam nos museus nas pontas dos pés, não ousavam falar ou rir alto, apenas cochichavam (3° parágrafo), o autor 


      a)  ilustra o caráter contemplativo do espectador naquela época, cuja presença, na medida do possível, não devia ser percebida, para não interferir no ambiente. 

     


       b)  mostra como deve se portar, na sua opinião, qualquer pessoa que adentre o espaço de um museu de arte, seja ela antiga ou contemporânea, de modo a demonstrar respeito e educação. 

     


       c)  considera sua juventude como um período em que não se compreendia a verdadeira função dos museus, o que ocorreu não apenas com sua própria maturidade, passando a respeitá-los com a devida solenidade. 

     


       d)  ressalta as diferenças de mentalidade entre sua geração e a atual, uma vez que aquela era reprimida por pretender usar o museu como um espaço de convivência. 

     


       e)  exemplifica a ausência de uniformes e formalidades em sua juventude, em contraposição ao papel social que agora devem assumir os museus, estimulando a seriedade e o comprometimento dos espectadores.

     

     

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Ano: 2017 FCC   Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)   Nível Superior   Português

 

 

 

     


    Q16920


    » Texto Associado

    O segmento Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo... (2° parágrafo) introduz


      a)  exceção às novas práticas propaladas pelo autor. 

     


       b)  decorrência do que é dito anteriormente.  

     


       c)  critério que inviabiliza a construção de novos museus. 

     


       d)  concessão ao raciocínio anterior.

     


       e)  possível causa para o que se acabou de falar. 

     

     

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Ano: 2017 FCC   Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)   Nível Superior   Português

 

 

 

     


    Q16921


    » Texto Associado

    O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

    Quanto à pontuação do período acima, pode-se

    I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes.

    II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase.

    III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original.

    Está correto o que consta em 

     


      a)  II, apenas.

     


       b)  I, II e III. 

     


       c)  II e III, apenas. 

     


       d)  I e III, apenas. 

     


       e)  I e II, apenas.

     

     

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Ano: 2017 FCC   Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)   Nível Superior   Português

 

 

 

     


    Q16922


    » Texto Associado

    Considerando-se o contexto, mantêm-se as relações de sentido e a correção gramatical substituindo-se 


      a)  supérfluo por “imprescindível” (4° parágrafo) 

     


       b)  abolir por “libertar” (2° parágrafo) 

     


       c)  encerrar por “terminar” (2° parágrafo) 

     


       d)  infligir por “impor” (2° parágrafo) 

     


       e)  formalismo por “descompostura” (3° parágrafo) 

     

     

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Ano: 2017 FCC   Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)   Nível Superior   Português

 

 

 

     


    Q16923


    » Texto Associado

    Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho... (3° parágrafo)

    Com as devidas alterações, caso se invertam as relações de subordinação da frase acima, mantém-se o sentido original fazendo-se uso da conjunção: 

     


      a)  a despeito de 

     


       b)  conquanto 

     


       c)  em conformidade com 

     


       d)  de maneira que 

     


       e)  uma vez que 

     

     

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Ano: 2017 FCC   Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP)   Nível Superior   Português

 

 

 

     


    Q16924


    » Texto Associado

    ...que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. (3°parágrafo)

    Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. (3° parágrafo)

    ...no qual ele possa se reconhecer. (2° parágrafo)

    Nos segmentos acima, os pronomes sublinhados referem-se, respectivamente, a: 

     


      a)  visitante − trabalho − ele 

     


       b)  quadro − trabalho − espelho 

     


       c)  quadro − efeito − espectador 

     


       d)  visitante − efeito − museu 

     


       e)  quadro − ele − espectador

     

     

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