Apostilas para concursos 2019

60.048 Questões

12.661 vagas em concursos

 

 

Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019.

IBGP | Níveis Fundamental, Médio e Superior de Escolaridade

» Prefeitura de Carmópolis de Minas (MG) abre concurso para 93 vagas

 

COTEC FADENOR | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Almenara (MG) abre seleção para 302 vagas

FUNDEP | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Teixeiras (MG) abre concurso para 51 vagas

Prefeitura do Rio de Janeiro | Nível Superior

» Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) abre concurso para 900 vagas

 

SELECON | Níveis Médio e Superior| Provas Objetivas em 15-09-2019

» Prefeitura de Cuiabá (MT) abre 2.002 vagas na Educação

 

 

 

 

Questões CETRO 2019


 

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

Q45240
prancheta

 


Ano: 2014 CETRO    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Nível Superior  Direito Ambiental - Licenciamento e licença ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (Prova: Arqueólogo)

 A Portaria Interministerial nº 60/2015 define que quando a atividade ou empreendimento submetido ao licenciamento ambiental localizar-se em terra indígena ou apresentar elementos que possam ocasionar impacto socioambiental direto na terra indígena, deve-se respeitar o limite de ferrovias, na Amazônia Legal, na distância de 


 

resolver    |     Comente a questão
Q45239
prancheta

 


Ano: 2014 CETRO    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Nível Superior  Direito Ambiental - Avaliação de impacto ambiental. Estudos ambientais. Estudo de impacto ambiental-EIA. Relatório do Estudo de Impacto Ambiental-RIMA, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (Prova: Arqueólogo)

Um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) deve conter, no mínimo, entre outras, as seguintes atividades técnicas, conforme estabelece a Resolução CONAMA nº 001/1986:
I. definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas, os equipamentos de controle e sistema de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.
II. os objetivos e as justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais e os programas governamentais.
III. elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e os parâmetros a serem considerados.
É correto o que está contido em 


 

resolver    |     Comente a questão
Q45238
prancheta

 


Ano: 2014 CETRO    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Nível Superior  Direito Ambiental - Aspectos gerais, Responsabilidade ambiental (Prova: Arqueólogo)

A expressão “dano ambiental” traz, em si, diversas concepções. Considerando sua classificação, é correto afirmar que o dano ambiental de reparabilidade indireta é 


 

resolver    |     Comente a questão
Q45237
prancheta

 


Ano: 2014 CETRO    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Nível Superior  Direito Ambiental - Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais, Resoluções do CONAMA (Prova: Arqueólogo)

De acordo com a Resolução CONAMA nº 237/1997, é correto afirmar que 


 

resolver    |     Comente a questão
Q45236
prancheta

 


Ano: 2014 CETRO    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Nível Superior  Direito Ambiental - Lei de Crimes Ambientais - Lei nº 9.605 de 1998, Responsabilidade ambiental (Prova: Arqueólogo)

A Lei nº 9.605/1998 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Sobre os crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, analise as assertivas abaixo.
I. É crime, com reclusão, de um a três anos e multa, destruir, inutilizar ou deteriorar o bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial.
II. É crime, com detenção de três meses a um ano e multa, alterar o aspecto ou estrutura de edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em razão de seu valor paisagístico, ecológico, turístico, artístico, histórico, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização da autoridade competente ou em desacordo com a concedida.
III. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano, sendo o monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa. 
É correto o que se afirma em 


 

resolver    |     Comente a questão
Q6527
prancheta

 



O transformador é um conversor de energia eletromagnética, cuja operação pode ser explicada em termos do comportamento de um circuito magnético excitado por uma corrente alternada. Sobre o princípio de funcionamento do transformador, analise as assertivas abaixo.

I. Todo transformador é uma máquina elétrica, cujo princípio de funcionamento está baseado nas Leis de Faraday e Lei de Lenz.
II. O transformador é constituído de duas ou mais bobinas de múltiplas espiras enroladas no mesmo núcleo magnético, isoladas deste, não existindo conexão elétrica entre a entrada e a saída do transformador.
III. Uma tensão contínua aplicada à bobina de entrada (secundário) provoca o fluxo de uma corrente variável, criando, assim, um fluxo magnético contínuo no núcleo.

É correto o que se afirma em


 

resolver    |     Comente a questão
Q6526
prancheta

 



Sobre o sistema de partida direta de motores elétricos, assinale a alternativa correta.


 

resolver    |     Comente a questão
Q6525
prancheta

 



Os processos de conformação mecânica são processos de fabricação que empregam a deformação plástica de um corpo metálico, mantendo sua massa e integridade. Sobre o forjamento, analise as assertivas abaixo.

I. No forjamento livre, a peça é deformada entre duas metades de matriz que dão a forma desejada ao metal, sendo possível obter tolerâncias dimensionais mais estreitas.
II. O forjamento em matriz fechada é realizado entre matrizes planas ou de formas muito simples. É empregado em peças de grande porte ou quando o número de componentes é pequeno.
III. No forjamento em matriz fechada, a matriz de forjamento é fabricada com blocos de aço ferramenta para trabalho a quente. As cavidades no bloco são produzidas por meio de usinagem.

É correto o que se afirma em


 

resolver    |     Comente a questão
Q6524
prancheta

 



O mais básico elemento de proteção de sobrecorrente é um fusível. Sobre os fusíveis, é correto afirmar que


 

resolver    |     Comente a questão
Q6523
prancheta

 



O sistema de distribuição brasileiro é regulado por um conjunto de regras dispostas em resoluções da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. As subestações (SE) são pontos de convergência, entrada e saída, de linhas de transmissão ou distribuição. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das subestações quanto a suas funções.


 

resolver    |     Comente a questão

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão - Ex.: Q45601):


Wildcard SSL Certificates