Apostilas para concursos 2019

65.379 Questões

14.727 vagas em concursos

 

 

Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019.

NUCEPE | Nível Superior de Escolaridade

» Prefeitura de Teresina (PI) abre concurso para 140 vagas

 

Prefeitura de Nova Bandeirantes | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Nova Bandeirantes (MT) abre seleção para 138 vagas

RBO | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Luiz Alves (SC) abre concurso para 65 vagas

Instituto AOCP | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Vitória (ES) abre concurso para 151 vagas

 

IBFC | Nível Médio| Salários de R$ 3.419,68

» Polícia e Corpo de Bombeiros BA abrem concurso para 1.250 vagas

 

 

 

 

Questões FURB 2019


 

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

Q63874
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Direito Urbanístico - Definições. Loteamento e desmembramento, Parcelamento do solo urbano - Lei 6.766, de 19 de dezembro de 1979 (Prova: Engenheiro Civil)

Uma das diretrizes da política urbana brasileira é a ordenação e controle do uso do solo. Sobre os propósitos da referida diretriz, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- Trata-se de uma forma a evitar a exposição da população a riscos de desastres.
II- Trata-se de uma forma de evitar a poluição e a degradação ambiental.
III- Trata-se de uma forma de disciplinar a gestão democrática por meio da participação da população.
IV- Trata-se de uma forma de evitar o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infraestrutura urbana.

Assinale a alternativa correta: 


 

resolver    |     Comente a questão
Q63873
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Direito Urbanístico - Estatuto da Cidade - Lei 10.257/2001, Do plano diretor (Prova: Engenheiro Civil)

- À luz da legislação brasileira, assinale a alternativa correta sobre o Plano Diretor:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63872
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Instalações Hidrosanitárias , Instalações (Prova: Engenheiro Civil)

O desenvolvimento de projetos de instalações hidráulicas, elétricas, de gás e os projetos de prevenção de combate a incêndio devem ser pautados no conhecimento profundo das normas técnicas pertinentes. Quanto às normas de projeto desses importantes subsistemas de uma edificação, é correto afirmar que:

I- A norma que estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens, é ABNT NBR 5419.
II- A norma que estabelece as condições mínimas exigíveis para o projeto e execução das instalações internas de combate a incêndio é a ABNT NBR 8220.
III- A norma que fixa as condições mínimas exigíveis para o projeto e execução das instalações internas de gás liquefeito de petróleo (GLP) com pressão de trabalho máxima de 150 kPa é a ABNT NBR 13932.
IV- A norma que estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção das instalações prediais de água fria é a ABNT NBR 5626.

Assinale a alternativa correta:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63871
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Geotecnia, Sondagem, Normas e Legislações (Prova: Engenheiro Civil)

O ensaio de SPT é normatizado pala ABNT NBR 6484 sobre esse importante ensaio empregado na escolha do tipo e no dimensionamento do projeto de fundações é correto afirmar que:

I- No ensaio de SPT, determina-se o tipo de solo o índice de resistência, bem como da observação do nível do lençol freático num determinado ponto.
II- O índice N determinado do ensaio SPT corresponde a soma do número de golpes requeridos para segunda e terceira etapas de penetração de 15 cm (do amostrador padrão), adotando-se os números obtidos nessas etapas mesmo quando a penetração não tiver sido de exatos 15 cm.
III- No ensaio de SPT, determina-se o tipo de fundação que será utilizado na obra, bem como a profundidade que a fundação deverá ser localizada.
IV- O índice N determinado no ensaio de SPT está relacionado ao tipo de fundação que será utilizado na obra. Se a fundação for superficial, o índice normalmente será menor e, se a fundação for profunda, normalmente o índice é mais alto.

Assinale a alternativa correta:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63870
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Fundação, Normas e Legislações (Prova: Engenheiro Civil)

As fundações são convencionalmente separadas em 2 grandes grupos. As fundações superficiais e as fundações profundas. A norma ABNT NBR 6122 estabelece que fundações profundas são aquelas cujas bases estão implantadas a mais de 2 vezes sua menor dimensão e a pelo menos 3 metros de profundidade. Analise as afirmativas referentes às alternativas de fundação e indique as corretas:

I- Tubulão é um elemento de fundação superficial de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, se tem o alargamento da base realizado pela descida de um funcionário.
II- Radier é um elemento de fundação profunda que recebe todos os pilares da obra.
III- Sapatas são elementos de fundação superficial de concreto armado, utilizando armadura para resistir aos esforços de tração.
IV- Estacas são elementos de fundação profunda executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação, ou ainda, de forma mista, envolvendo mais de um desses processos.

Assinale a alternativa correta:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63869
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Geotecnia, Fundação (Prova: Engenheiro Civil)

Enquanto em certos projetos algumas características da obra podem impor um certo tipo de fundação, em outras obras, pode haver uma variedade de soluções. Neste caso, é interessante proceder-se a um estudo de alternativas e fazer a escolha do tipo de fundação com base no menor custo e no menor prazo de execução, entre as alternativas adequadas. Analise as afirmativas sobre os critérios de escolha de alternativas de fundação e identifique as corretas:

I- As sapatas e os blocos são os elementos de fundação mais simples e, quando é possível sua adoção, os mais econômicos.
II- Quando a área total de fundação projetada inicialmente como sapata ultrapassa metade da área de construção, o radier é indicado como solução de fundação.
III- Argilas muito moles favorecem a execução de estacas de concreto moldadas in situ.
IV- Solos com matacões facilitam o emprego de estacas cravadas de qualquer tipo.

Assinale a alternativa correta:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63868
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Normas e Legislações, Manutenção (Prova: Engenheiro Civil)

Segundo a ABNT NBR 15575, manutenção pode ser definida por variadas atividades executadas para conservar ou recuperar a capacidade da edificação e dos sistemas existentes, a fim de assegurar a segurança e necessidade dos usuários. Com relação aos tipos de serviços de manutenção, é correto afirmar que:

I- Manutenção rotineira (preditiva) é caracterizada pelo fluxo constante de serviços, estabelecidos por atividades padronizadas e cíclicas.
II- Manutenção preventiva é determinada por serviços programados com antecedência de acordo com as solicitações dos usuários, gravidade e urgência, prazos determinados por inspeções rotineiras e, por fim, estimativas de durabilidade do elemento.
III- Manutenção corretiva é prescrita por serviços de demanda imediata com intuito de garantir a continuidade de uso dos sistemas, elementos ou componentes, ou então, evitar riscos e prejuízos graves em patrimônios e/ou usuários.
IV- Manutenção corretiva é a mais indicada, pois não corrige as manifestações patológicas sendo considerada a mais econômica e eficaz.

Assinale a alternativa correta:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63867
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Orçamento, Planejamento e Controle de Obras, Normas e Legislações (Prova: Engenheiro Civil)

A Lei 4.591/64 atribui à Associação Brasileira de Normas Técnicas a tarefa de padronizar critérios e normas para cálculo de custos unitários de construção, execução de orçamentos e avaliação global de obra a lei obriga os Sindicatos da Indústria da Construção estaduais a calcular e divulgar mensalmente os custos unitários da construção (CUB) na sua base territorial, referente a diversos padrões de construção. No valor do CUB, estão considerados:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63866
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Segurança e Higiene do Trabalho (Prova: Engenheiro Civil)

Sistemas de gestão da qualidade na construção civil visam uma série de vantagens, entre as quais o aumento da produtividade de funcionários e colaboradores, a redução de custos e desperdícios, o controle eficiente de processos e uma melhor organização interna. Analise as afirmativas a respeito da gestão da qualidade e indique as corretas:

I- Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) restringe-se ao programa minha casa minha vida e não é aplicado aos demais segmentos da construção civil.
II- O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de grandes empresas e pode é aplicado somente em grandes empreendimentos e construtoras multinacionais.
III- Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) tem como meta organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais, a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.
IV- O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

Assinale a alternativa correta:


 

resolver    |     Comente a questão
Q63865
prancheta

 


Ano: 2019 FURB    Prefeitura de Timbó (SC) Nível Superior  Engenharia Civil - Segurança e Higiene do Trabalho, Normas e Legislações (Prova: Engenheiro Civil)

As Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho. Analise as afirmativas relativas às principais Normas Regulamentadoras utilizadas na gestão da segurança da construção civil e identifique as corretas:
I- A NR 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
II- A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
III- A NR 17 estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
IV- A NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Assinale a alternativa correta:


 

resolver    |     Comente a questão

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão - Ex.: Q45601):


Wildcard SSL Certificates

SPS CONCURSOS - Brazil 2009 - 2019

Copyright ©   www.spsconcursos.com - Todos os Direitos Reservados. e-mail