Apostilas para concursos 2019

60.048 Questões

13.241 vagas em concursos

 

 

Domingo, 21 de Julho de 2019.

IBAM | Níveis Fundamental, Médio e Superior de Escolaridade

» Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (SAAE) abre concurso para 137 vagas

 

COTEC FADENOR | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Almenara (MG) abre seleção para 302 vagas

COTEC FADENOR | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Diamantina (MG) abre concurso para 93 vagas

FUNCERN | Nível Médio

» Prefeitura de Parnamirim (RN) abre concurso para 50 vagas

 

SELECON | Níveis Médio e Superior| Provas Objetivas em 15-09-2019

» Prefeitura de Cuiabá (MT) abre 2.002 vagas na Educação

 

 

 

 

Questões NC-UFPR 2019


 

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

Q58133
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - Educação Infantil, Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (Prova: Professor de Educação Infantil)

 Segundo os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, as crianças têm direito ao desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade expressiva. Com relação à oralidade, à leitura e à escrita, considere os seguintes objetivos:

1. Proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e profissionais, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita.
2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil.
3. Possibilitar às crianças o uso da linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu processo de inserção no mundo letrado.
4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI.

Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos contemplados no referido documento: 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58132
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações, Legislação da Educação (Prova: Professor de Educação Infantil)

Tendo como base as Diretrizes Municipais da Educação Infantil (CURITIBA, 2016), acerca dos princípios e fundamentos que orientam a prática pedagógica nas instituições da rede municipal de ensino, é correto afirmar: 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58131
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações, Legislação da Educação (Prova: Professor de Educação Infantil)

As Diretrizes Municipais da Educação Infantil (CURITIBA, 2016) afirmam que o currículo da Educação Infantil precisa ser aberto e vivo, pois “a integralidade da criança requer dos(as) professores(as) que com ela atuam um alargamento de suas ações, assim como uma maneira própria de ser professor(a), considerando a especificidade dessa faixa etária”, a fim de promover práticas educativas que propiciem às crianças:

1. compor uma identidade em relação à cultura que lhes é apresentada e com a qual poderão estabelecer semelhanças e diferenças.
2. constituir-se em sujeitos capazes de se apropriar, de forma crítica e autônoma, de linguagens, conhecimentos, instrumentos, procedimentos, atitudes, valores e costumes da cultura em que estão inseridos.
3. construir a atitude, quando desafiadas, de busca por compreender o mundo.

Assinale a alternativa correta. 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58130
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, O Cuidar na Educação Infantil , Educação Infantil (Prova: Professor de Educação Infantil)

O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.
( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve, enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.
( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.
( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.  


 

resolver    |     Comente a questão
Q58129
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Legislação da Educação (Prova: Professor de Educação Infantil)

Segundo o que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem em suas propostas pedagógicas, a criança é o centro do planejamento curricular. Assim, as práticas cotidianas devem propiciar que as crianças interajam, brinquem, vivenciem situações diversas de aprendizagem e construam saberes significativos em relação aos seus interesses, necessidades e demandas. Nesse sentido, considere as seguintes situações:

1. Numa sala de crianças de 20 meses, duas delas se aproximam de uma pequena estante onde há uma cestinha com bonecas e paninhos. Uma das crianças pega a cesta e se senta no tapete; a outra emite a palavra “neneim” e se senta junto, pegando um paninho. Elas se olham e uma observa a outra enquanto manifestam gestos de ninar a boneca.
2. Em uma turma de crianças de 5 anos, todos os dias a professora escreve no quadro a data e o nome do CMEI, enquanto as crianças observam atentas. Em seguida, a professora lê o que escreveu para despertar o interesse das crianças pela linguagem escrita e propõe que elas copiem, em um pequeno caderno de desenho, e depois desenhem como está o dia, se tem sol, se está nublado ou se chove.
3. Numa tarde ensolarada, uma turma de crianças de 3 anos está no parque. A professora percebe pequenos grupos de crianças em diferentes brinquedos e que uma delas está próxima ao muro, agachada. Aproximando-se dela, a professora lhe pergunta o que está acontecendo, ao que ela responde: “Uma passeata de formigas, elas estão indo salvar a rainha, eu vi no desenho”, então a professora continua 'E o que acontece depois?'.
4. Uma turma de crianças de 4 anos está muito envolvida em observar uma lagarta que apareceu no galho da pequena árvore próxima à janela. A professora então propõe ao grupo fazerem um registro todos os dias para acompanhar o que acontece. As crianças fazem desenhos e a professora registra com a escrita o que elas perceberam ao observar a lagarta.

Correspondem a exemplos pertinentes à prática educativa em acordo com as DCNEI: 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58128
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Legislação da Educação (Prova: Professor de Educação Infantil)

 Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular define os direitos e objetivos de aprendizagem das crianças, orientando as instituições educativas na elaboração do currículo. Acerca dessas orientações, considere as seguintes afirmativas:

1. O primeiro passo à elaboração do currículo da Educação Infantil, que garanta, em sua proposta pedagógica, o respeito às crianças, promovendo seu desenvolvimento, consiste em estudar a Resolução CNE/CBE nº 05/09.
2. Para planejar o trabalho no cotidiano, os professores precisam analisar e identificar as conquistas e as dificuldades percebidas nas práticas com as crianças.
3. De modo a orientar os projetos pedagógicos das unidades de Educação Infantil, a BNCC propõe que neles as crianças tenham garantidos como direitos mediadores de aprendizagens significativas: Conviver – Brincar – Explorar – Expressar – Participar – Conhecer-se.
4. O currículo por campos de experiência propõe a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil com práticas essenciais para cada grupo etário, a fim de contemplar suas necessidades, demandas e interesses.

Assinale a alternativa correta. 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58127
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial - Leis, decretos, portarias e resoluções, Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença (Prova: Professor de Educação Infantil)

No Brasil, a discussão sobre a inclusão no âmbito educativo tomou relevância na década de 1990, impulsionada pela mobilização internacional, como a Declaração de Salamanca (1994), que destaca, entre os princípios que configuram as políticas atuais relativas à Educação Especial, a garantia da qualificação profissional dos educadores e a valorização do outro como sujeito e como ser humano que possui diferenças dentro da imensa diversidade humana. Em 1998, o MEC publicou o Referencial Curricular Nacional, cuja finalidade era contribuir para o trabalho dos profissionais da Educação Infantil, influenciando os entendimentos sobre conceitos como diversidade, integração e inclusão. Conforme este documento, e tendo em conta educar crianças com necessidades especiais, identifique a alternativa INCORRETA. 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58126
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia - (Prova: Professor de Educação Infantil)

A construção da identidade das creches e pré-escolas a partir do século XIX, em nosso país, insere-se no contexto da história das políticas de atendimento à infância, marcado por diferenciações em relação à classe social das crianças. Enquanto, para as mais pobres, essa história foi caracterizada pela vinculação aos órgãos de assistência social, para as crianças das classes mais abastadas, outro modelo se desenvolveu no diálogo com práticas escolares. (BRASIL, 2009)

De acordo a citação acima do Parecer nº 20/2009 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, considere as seguintes afirmativas:

1. A fragmentação das concepções sobre educação das crianças em espaços coletivos evidencia uma tendência em nossa sociedade à compreensão do cuidar como atividade meramente ligada ao corpo, controle e guarda, e o educar como experiência de promoção intelectual, com vistas ao desenvolvimento pleno da criança em atividades planejadas.
2. Toda instituição de Educação Infantil precisa dispor de profissionais para atender as crianças nas ações de cuidado – higiene, sono e alimentação –, enquanto o professor de Educação Infantil se detém às propostas com intencionalidade pedagógica.
3. As ações de cuidado envolvem tanto os aspectos relativos ao bem-estar da criança, mediados pela atenção pessoal, como a organização do espaço e a escolha de materialidades pertinentes ao grupo de idade.
4. A educação e o cuidado são complementares e exigem dos profissionais que atuam com as crianças diálogo constante para acompanhar os processos vividos por elas.

Assinale a alternativa correta. 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58125
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Legislação Municipal - (Prova: Professor de Educação Infantil)

O Decreto da PMC nº 1.114/2015 determina as atribuições específicas do cargo de professor de Educação Infantil que atuará nos CMEIs. Nesse sentido, considere as seguintes atribuições:

1. Participar voluntariamente da elaboração, adequação e execução dos projetos especiais para melhoria do atendimento das crianças e da comunidade.
2. Participar prioritariamente da elaboração do Projeto Político-Pedagógico do CMEI e da elaboração do Regimento Escolar caso seja convocado pela equipe diretiva da unidade educacional.
3. Registrar e controlar a frequência e a pontualidade das crianças, repassando os registros ao Suporte Técnico-Pedagógico, quando solicitado.
4. Utilizar o horário de permanência para participar de formação continuada, atualização, planejamento e elaboração de material didático-pedagógico.
5. Recepcionar e/ou entregar as crianças aos responsáveis de acordo com os procedimentos preestabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Constam no Anexo do referido Decreto as atribuições: 


 

resolver    |     Comente a questão
Q58124
prancheta

 


Ano: 2019 NC-UFPR    Prefeitura de Curitiba Nível Superior  Legislação Municipal - (Prova: Professor de Educação Infantil)

Considerando as orientações do documento Sinais de Alerta à sensibilização e ao reconhecimento, pelos profissionais envolvidos, de situações e condições vividas pelas crianças, avalie as seguintes afirmativas:

1. Antes do encaminhamento para avaliação médica, reconhecer os sinais de alerta em sua turma e informar ao(à) pedagogo(a) e ao(à) diretor(a).
2. Para o encaminhamento, elaborar um relatório detalhado, com situações cotidianas em que se evidenciem sintomas dissonantes do esperado na faixa etária.
3. Para o encaminhamento, após preencher ficha específica (diário de registros), participar da elaboração de relatório para encaminhamento médico.
4. Após o encaminhamento, continuar a observação do bebê/criança e comunicar à equipe pedagógico-administrativa a permanência ou a ausência do(s) sinal(is) ou novo(s) indicativo(s) de comprometimento.

Quanto ao encaminhamento, estão corretos os itens: 


 

resolver    |     Comente a questão

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão - Ex.: Q45601):


Wildcard SSL Certificates