Apostilas para concursos 2019

65.141 Questões

15.252 vagas em concursos

 

 

Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019.

UNESC | Níveis Fundamental, Médio e Superior de Escolaridade

» Prefeitura de Laguna (SC) abre concurso para 51 vagas

 

VUNESP | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Santo André (SP) abre concurso para 73 vagas

FAEPESUL | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Garopaba (SC) abre seleção para 197 vagas

EXCELÊNCIA SELECOES | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Taubaté (SP) abre concurso para 30 vagas

 

IBFC | Nível Médio| Salários de R$ 3.419,68

» Polícia e Corpo de Bombeiros BA abrem concurso para 1.250 vagas

 

 

 

 

Questões RHS 2019


 

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

Q27889
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Arte e Cultura (Prova: Engenheiro Civil)

Em março de 2016, completaram-se 102 anos do nascimento de uma escritora brasileira de grande importância para a nossa literatura, mas que ainda nos dias de hoje, permanece desconhecida para muita gente. Foi numa comunidade rural em Sacramento, Minas Gerais, que ela nasceu. Mas foi numa favela em São Paulo que ela se tornou escritora – e produziu a obra pela qual seria conhecida até hoje. Catadora de lixo e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, na segunda metade da década de 50, ela usava os cadernos que encontrava no lixo para escrever sobre seu cotidiano e pensamentos.
Baseando-se no excerto acima, assinale a alternativa correta quanto ao nome da escritora e o título de uma de suas obras.


 

resolver    |     Comente a questão
Q27888
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global (Prova: Engenheiro Civil)

Obtido após longas noites de negociações, o acordo assinado ao final da 21ª Conferência Mundial sobre o Clima (COP-21), realizada no final de 2015, foi saudado como histórico, mas ainda precisa ser colocado em prática. Em vinte anos de negociações climáticas multilaterais, foram raras as ocasiões para se comemorar um verdadeiro engajamento da comunidade internacional frente à ameaça bem verdadeira que esse fenômeno representa.
Adaptado: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/lemonde/2015/12/29/cop21-um-sucesso-ainda-a-ser-confirmado.htm
Pode-se afirmar que o fenômeno que norteou a COP 21 foi o(a):


 

resolver    |     Comente a questão
Q27887
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Saúde, Questões Sociais (Prova: Engenheiro Civil)

Vacina contra dengue inicia última fase de testes – Estudo vai aplicar imunização em 17 mil voluntários de todo o Brasil. Órgão espera que produto esteja disponível para registro em 2018.
Qual é o órgão responsável pelo desenvolvimento da vacina contra dengue?


 

resolver    |     Comente a questão
Q27886
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: Raça, classe e gênero, Sociedade e Comportamento, Questões Sociais (Prova: Engenheiro Civil)

Sim, o projeto pedagógico vigente no Brasil é todo ancorado em valores familistas e reprodutores, que enxergam a mulher não enquanto sujeito, mas como máquina de fazer filhos. Assim, alimenta-se que toda mulher está disponível, sendo seu corpo um espaço público.
Fonte: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/medio/o-assedio-e-a-violenciade-genero/
Apesar das conquistas do ponto de vista legal, como a promulgação da Lei Maria da Penha, a violência e preconceito de gênero ainda persistem no Brasil, pois, como sugerido acima, o sexismo é reproduzido pelo sistema educacional brasileiro. Dessa forma, uma mudança efetiva só estará sinalizada se:


 

resolver    |     Comente a questão
Q27885
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global (Prova: Engenheiro Civil)

[...] No último dia 7 de março, Alckmin declarou que a crise hídrica havia terminado. “Não aprendemos nada. Crise não começa nem termina por decreto”, afirma o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, professor titular do Departamento de Geografia da USP. Para o estudioso, a crise hídrica vai continuar à espreita dos moradores enquanto não houver mudanças estruturais na forma de gestão da água – tanto por parte do governo quanto por parte da população, que precisa mudar sua cultura de desperdiçar muito. [...]
Adaptado: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/03/1752349-semmudancas-profundas-risco-de-faltar-agua-em-sp-nao-acaba-tao-cedo.shtml
Para além das ações mais imediatas, alguns estudiosos têm apontado medidas que, no médio e longo prazo, configuram-se como uma saída segura para enfrentar a crise hídrica. Trata-se do(a):


 

resolver    |     Comente a questão
Q27884
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Política, Política Nacional (Prova: Engenheiro Civil)

Diametralmente oposta às bancadas da bíblia, boi e bala, está a dos direitos humanos. Apesar do reduzido número de deputados que militam diariamente no combate da opressão às mulheres, à população LGBT, aos índios e populações tradicionais, do racismo e da violência estatal, a mobilização de setores da sociedade e da militância de causas específicas rendeu a esses deputados algumas vitórias parciais importantes ao longo dos últimos anos, mesmo com somente 23 parlamentares no seu núcleo duro. A própria PEC 215, por exemplo, obsessão ruralista desde que foi proposta, no ano 2000, somente no ano passado conseguiu avançar até estar pronta para a votação em plenário.
Adaptado: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/biblia-boi-e-bala-um-raio-xdas-bancadas-da-camara Sobre a PEC 215, pode-se afirmar que tal documento:


 

resolver    |     Comente a questão
Q27883
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global (Prova: Engenheiro Civil)

Uma série de terremotos registrados no sudoeste do Japão em abril fez ao menos 41 mortos, enquanto as autoridades temem novos deslizamentos e um número maior de vítimas em razão das dezenas de pessoas que seguem soterradas. A região de Kumamoto, na ilha de Kyushu, foi atingida nas últimas 48 horas por uma série de terremotos e réplicas que provocaram uma gigantesca avalanche de lama e pedras que soterrou casas e cortou uma autoestrada. Cerca de mil pessoas ficaram feridas, 184 delas com gravidade, segundo as autoridades locais.
Adaptado: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/numero-de-mortos-passa-de- 40-apos-serie-de-terremotos-no-japao.html
Pode-se destacar como um dos motivos pelos quais o Japão sofre, a cada ano, mais de 20% dos terremotos mais fortes registrados no planeta, o fato de:
 


 

resolver    |     Comente a questão
Q27882
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Política, Política Internacional (Prova: Engenheiro Civil)

Com quatro mulheres, ONU tem eleição para secretáriogeral inédita – [...] Liderada por oito homens em 71 anos, a ONU realiza neste ano uma inédita campanha “às claras” – e com boa chance de eleger sua primeira líder [...]. Até aqui, o processo foi a portas fechadas, no que críticos chamavam de “panelinha” entre os membros permanentes no Conselho de Segurança. “Na prática, os 193 membros da Assembleia Geral apenas carimbavam uma decisão tomada pelos membros do Conselho em segredo. Às vezes nem sabíamos quem eram os candidatos” diz à Folha Yvonne Terlingen, ex-representante da Anistia Internacional da ONU. “E quem estava na disputa frequentemente era forçado a fechar acordos de bastidores com esses membros permanentes, prometendo cargos em troca de votos.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/04/1761162-com-quatromulheres-onu-tem-eleicao-para-secretario-geral-inedita.shtml
São membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU:


 

resolver    |     Comente a questão
Q27881
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Arte e Cultura (Prova: Engenheiro Civil)

Livro sobre Cubismo é abrangente, mas lembra a Wikipedia – [...] “O Cubismo, Uma Revolução Estética”, de Serge Fauchereau, aborda o movimento de maneira abrangente, mas tão generalista que acaba se tornando uma obra superficial. Capítulos curtos, que lembram verbetes da Wikipédia, sucedem-se em questões essenciais como a polaridade entre o real e o abstrato, a influência da arte “negra” (as aspas são do autor) ou o mundo urbanizado.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/04/1761354-livro-sobrecubismo-e-abrangente-mas-lembra-a-wikipedia.shtml
Como representante fundamental do Cubismo, pode-se destacar:


 

resolver    |     Comente a questão
Q27880
prancheta

 


Ano: 2016 RHS    Prefeitura de Porto Feliz Nível Superior  Conhecimentos Gerais - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global (Prova: Engenheiro Civil)

De acordo com alguns pesquisadores o El Niño 2015/2016 pode ter contribuído para elevar o nível do sistema Cantareira. Porém, depois de perder força a partir do outono de 2016, o fenômeno que entra em cena é o La Niña, que tenderá a causar mais chuvas no Norte e menos chuvas no Sul do Brasil. Com a ausência de chuva nos meses mais quentes, o ciclo vicioso que atingiu a Grande São Paulo nos últimos anos, região que historicamente vive o chamado estresse hídrico, onde existe muita demanda para pouca oferta de água, pode voltar a se agravar.
Adaptado: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/04/1761623-sistemacantareira-tem-abril-com-menos-chuvas-em-16-anos.shtml
Na linha do exposto acima, sobre os fenômenos El Niño e La Niña pode-se afirmar:


 

resolver    |     Comente a questão

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão - Ex.: Q45601):


Wildcard SSL Certificates

SPS CONCURSOS - Brazil 2009 - 2019

Copyright ©   www.spsconcursos.com - Todos os Direitos Reservados. e-mail