Apostilas para concursos 2019

61.645 Questões

15.557 vagas em concursos

 

 

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019.

FUNDEP | Níveis Fundamental, Médio e Superior de Escolaridade

» Prefeitura de Campo Belo (MG) abre concurso para 98 vagas

 

COTEC FADENOR | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Almenara (MG) abre seleção para 302 vagas

COTEC FADENOR | Níveis Fundamental, Médio e Superior

» Prefeitura de Diamantina (MG) abre concurso para 93 vagas

VUNESP | Níveis Médio e Superior

» Prefeitura de Peruíbe (SP) abre concurso para 218 vagas

 

VUNESP | Nível Médio| Provas Objetivas em 06-10-2019

» Polícia Militar SP abre concurso com 2.700 vagas para Soldado

 

 

 

 

Questões UECE 2019


 

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

Q52794
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Biomas brasileiros (Prova: Professor - Biologia)

Atente para o seguinte excerto: “Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas. Quase um quarto de todos os peixes de água doce do mundo ‒ mais precisamente 23% ‒ estão nos rios brasileiros. Assim como 16% das aves do planeta, 12% dos mamíferos e 15% de todas as espécies de animais e plantas”.
Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/08/19/importa ncia-do-brasil-na-biodiversidademundial-e-maior-do-que-se-pensava-dizemcientistas.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=shar e-bar-smart&utm_campaign=share-bar

Com base nessas informações, analise as seguintes proposições acerca dos ecossistemas brasileiros:
I. A Mata Atlântica e a Floresta Amazônica são tipos de vegetação que apresentam fisionomia florestal, possuem até cinco estratos: árvores emergentes, dossel, lianas, epífitas, sub-bosque, e têm a distribuição vertical e horizontal de luz como um fator limitante.
II. O Cerrado é um dos hotspots de biodiversidade do planeta por ser extremamente diverso e altamente ameaçado, congrega um conjunto diverso de fitofisionomias características do Brasil central: campo limpo, campo sujo, cerrado sensu stricto, cerradão, florestas de galeria e outros.
III. A Caatinga é uma vegetação decídua espinhosa exclusivamente brasileira, que possui uma pobre biodiversidade quando comparada a outras regiões de clima semiárido, tendo sido contabilizado somente na caatinga sensu stricto cerca de 1.700 espécies de plantas, das quais 318 são endêmicas.
IV. Os Pampas estão sob influência de estações alternadas chuvosas e secas, solos pobres em nutrientes, altas concentrações de alumínio e fogo. As adaptações das plantas incluem sistema radicular profundo, xilopódio, estruturas lignificadas, folhas espessas e cutícula proeminente.

É correto o que se afirma em


 

resolver    |     Comente a questão
Q52793
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Biomas brasileiros (Prova: Professor - Biologia)

Chove pouco em quase toda a região fitogeográfica da Caatinga, geralmente de 3 a 5 meses por ano, com totais anuais entre 350 e 800 mm/ano em média. Assinale a opção que corresponde a causa(s) da escassez de chuva na maior parte do Nordeste brasileiro.


 

resolver    |     Comente a questão
Q52792
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Dinâmica de populações (Prova: Professor - Biologia)

Considerando que os fatores ecológicos limitadores do crescimento populacional são classificados em dependentes e independentes de densidade, analise as seguintes afirmações:
I. Na regulação dependente de densidade a ação de fatores ambientais sobre a população é variável, de acordo com seu tamanho.
II. Na regulação independente de densidade não há relação entre intensidade da ação de fatores ambientais e o tamanho da população.
III. São exemplos de fatores bióticos que regulam a população por dependência de densidade: competição, predação, herbivoria e parasitismo.
IV. São exemplos de fatores abióticos independentes de densidade: temperatura, precipitação, variações climáticas extremas e competição por espaço.
É correto o que se afirma em


 

resolver    |     Comente a questão
Q52791
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Circulatório Humano (Prova: Professor - Biologia)

O sangue pode ser dividido em uma porção plasmática composta de água, sais e proteínas e uma porção celular, composta de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. É função dos glóbulos vermelhos


 

resolver    |     Comente a questão
Q52790
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel, Hereditariedade e diversidade da vida (Prova: Professor - Biologia)

Suponha que do cruzamento de um pato e uma pata, ambos de pelo branco, nasça um pato de pelo preto, que é a característica recessiva. Sobre essa situação, é correto afirmar que afirmar que


 

resolver    |     Comente a questão
Q52789
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida (Prova: Professor - Biologia)

Sem o conhecimento correto dos conceitos e termos ecológicos, a interpretação e o entendimento do conteúdo podem ficar prejudicados. Atente para as definições de termos ecológicos apresentadas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Especiação alopátrica é o conjunto de processos para formação de uma nova espécie que ocorre quando uma população é dividida por barreira geográfica.
( ) Na seleção disruptiva os fenótipos extremos são favorecidos em detrimento do intermediário. Nas aves Passerina amoena, por exemplo, é preciso ser “bonito” ou “feio” para ter sucesso com as fêmeas.
( ) Estruturas análogas são estruturas de indivíduos, de espécies diferentes ou não, que foram herdadas de um ancestral comum. O braço do homem é análogo à pata dianteira do cavalo.
( ) Irradiação adaptativa é um processo de evolução realizado por espécies com um grau de parentesco próximo que vivem em ambientes diferentes.
( ) Dispersão é a capacidade que os organismos têm de se mover para fora dos seus pontos de origem. Pode também se referir ao arranjo espacial de indivíduos dentro de uma população, seu padrão espacial.
( ) Trade-off é o valor adaptativo de um fenótipo; é uma medida combinada de sobrevivência e reprodução, ou seja, a contribuição de um indivíduo perante todo o conjunto de genótipos da população.

A sequência correta de cima pra baixo é:


 

resolver    |     Comente a questão
Q52788
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Níveis de organização da vida, Ecologia e ciências ambientais (Prova: Professor - Biologia)

Nicho é definido por Huntchinson como um hipervolume n-dimensional das necessidades de recursos e tolerâncias a determinadas condições. Considerando essa definição, analise as seguintes proposições.
I. Nicho fundamental descreve a parte do nicho que é realmente ocupado por uma espécie, considerando os efeitos das interações com outras espécies.
II. Nicho realizado descreve a variação total de condições ambientais que são propícias à existência de uma espécie sem considerar os efeitos da competição interespecífica e da predação por outras espécies.
III. Recursos são fatores bióticos ou abióticos requeridos por um organismo para a sua manutenção, crescimento ou reprodução como, por exemplo, espaço, nutrientes, água, luz, parceiros sexuais.
IV. A facilitação é a interação através da qual a extensão do nicho realizado de uma espécie pode ser maior do que o alcance previsto pelo nicho fundamental.
É correto somente o que se afirma em


 

resolver    |     Comente a questão
Q52787
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Identidade dos seres vivos, Vertebrados (Prova: Professor - Biologia)

Em relação à taxonomia do peixe conhecido nos rios costeiros do Nordeste Brasileiro como o curimatã, relacione corretamente as categorias taxonômicas com seus respectivos táxons, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I
1. Reino
2. Filo
3. Classe
4. Ordem
5. Família
6. Gênero
7. Espécie

Coluna II
( ) Chordata
( ) Characiformes
( ) Prochilodus
( ) Animalia
( ) Actinopterygii
( ) Prochilodontidae
( ) Prochilodus brevis Steindachner, 1874

A sequência correta de cima pra baixo é:


 

resolver    |     Comente a questão
Q52786
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Níveis de organização da vida, Ecologia e ciências ambientais (Prova: Professor - Biologia)

qualquer origem, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais eles fazem parte. Os índices que medem a biodiversidade levam em consideração dois componentes, quais sejam:


 

resolver    |     Comente a questão
Q52785
prancheta

 


Ano: 2018 UECE    Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) Nível Superior  Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Reprodutor Humano (Prova: Professor - Biologia)

Em relação ao sistema reprodutor humano masculino e feminino, é correto afirmar que


 

resolver    |     Comente a questão

 

 

 

Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

 

Deixe aqui seu comentário (com o número da Questão - Ex.: Q45601):


Wildcard SSL Certificates

SPS CONCURSOS - Brazil 2009 - 2019

Copyright ©   www.spsconcursos.com - Todos os Direitos Reservados. e-mail