Questões ACAFE para Concursos 2025

Questoes ACAFE - 38 ª Página

 

 

 

 

  • Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC)
  •  

    prancheta
    Q36213

    Legislação Estadual   » Lei nº 6.843/1986 – Estatuto da Polícia Civil e Plano de Carreira, Legislação do Estado de Santa Catarina

    Ano: 2014 Banca: ACAFE   Órgão: Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia

     

    De acordo com a LEI Nº 6.843, de 28 de julho de 1986, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
    ( ) Compete ao Chefe do Poder Executivo prover os cargos públicos da Policia Civil.
    ( ) A posse se dá no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da publicação do ato de nomeação pelo Diário Oficial do Estado. Este prazo pode ser prorrogado, no máximo por mais 30 (trinta) dias, pela autoridade competente para dar posse a requerimento do interessado ou, em caso de doença, enquanto durar o impedimento.
    ( ) Ninguém pode ser empossado em cargo de provimento efetivo da Polícia Civil, sem declarar que não exerce outro cargo ou função pública ou sem provar que solicitou exoneração ou dispensa, salvo acumulação legal.
    ( ) O exercício do cargo, sob pena de exoneração, tem início no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da posse ou publicação oficial do ato, nos demais casos. O prazo deste artigo pode ser prorrogado por mais 15 (quinze) dias, a requerimento do interessado e a juízo do Superintendente da Polícia Civil.
    ( ) O início do exercício e as alterações nele ocorridas são comunicadas pelo Chefe da repartição ou serviço, ao órgão competente registradas em assentamento individual do funcionário.
    ( ) A promoção interrompe o exercício, contado, na nova classe, a partir da data da publicação do ato.
    ( ) O policial civil pode se ausentar do Estado para estudo apenas sem ônus para os cofres públicos e com autorização expressa ou designação do Superintendente da Polícia Civil.
    A sequência correta, de cima para baixo, é:

     


     

    resolva Q36213    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36213")    |   » Apostila de Legislação Estadual 2025

     

     

    prancheta
    Q36185

    Medicina Legal   » Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos, Traumatologia Forense

    Ano: 2014 Banca: ACAFE   Órgão: Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia

     

    Com relação aos ferimentos produzidos por projéteis de arma de fogo, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
    l O orifício de entrada é maior que o de saída, as bordas são invertidas e há abundante sangramento.
    ll O orifício de saída não apresenta o halo de enxugo, as bordas são evertidas e, normalmente, tem diâmetro maior do que o de entrada.
    lll O orifício de entrada nos tiros a curta distância apresenta forma arredondada ou elíptica, bordas invertidas, orla de escoriação, zona de tatuagem, zona de esfumaçamento zona de queimadura, halo de enxugo, aréola equimótica e zona de compressão de gases.
    lV São componentes do orifício de saída a orla de escoriação, a orla de enxugo, a zona de tatuagem e a zona de esfumaçamento.

     


     

    resolva Q36185    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36185")    |   » Apostila de Medicina Legal 2025

     

     

    prancheta
    Q36186
    Ano: 2014 Banca: ACAFE   Órgão: Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia

     

    no Questão Anulada

    Assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q36186    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36186")    |   » Apostila de Medicina Legal 2025

     

     

    prancheta
    Q36187

    Medicina Legal   » Agentes Vulnerantes Físicos Mecânicos, Traumatologia Forense

    Ano: 2014 Banca: ACAFE   Órgão: Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia

     

    O deslocamento de dois ossos, cuja superfície de articulação deixa de manter sua relação de contato, é denominado:

     


     

    resolva Q36187    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36187")    |   » Apostila de Medicina Legal 2025

     

     

    prancheta
    Q36188

    Medicina Legal   » Traumatologia Forense, Perícia

    Ano: 2014 Banca: ACAFE   Órgão: Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PC-SC)   Nível Superior   Prova: Delegado de Polícia

     

    Segundo a melhor doutrina, pode-se considerar que “Documento é toda anotação escrita que tem a finalidade de reproduzir e representar uma manifestação de pensamento”.
    Dentre os documentos médicos legais temos as seguintes descrições:
    - É declaração simples, por escrito, de um fato médico e de suas possíveis consequências, feitas por qualquer médico que esteja no exercício regular de sua profissão e que tem o propósito de sugerir um estado de doença, para fim de licença, dispensa ou justificativa de falta de serviço.
    - Comunicações compulsórias feitas às autoridades competentes, pelo médico, de um fato profissional, por necessidade sanitária e social sobre moléstia infectocontagiosa, doença de trabalho e a morte encefálica.
    - Intercessão no decurso de um processo, por estudioso médico legal, nomeado para intervir na qualidade de perito, para emitir suas impressões e responder aos quesitos formulados pelas partes.
    - Descrição minuciosa de uma perícia médica, feita por peritos oficiais, requisitada por autoridade policial ou judiciária frente a um inquérito policial. É constituído de preâmbulo, quesitos, histórico ou comemorativo, descrição, discussão conclusão e resposta dos quesitos.

    As definições acima se referem, respectivamente, a:

     


     

    resolva Q36188    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q36188")    |   » Apostila de Medicina Legal 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)