Questões CETREDE para Concursos 2025

Questoes CETREDE - 14 ª Página

 

 

» Veja Provas Completas CETREDE

 

 

  • Juazeiro Do Norte
  •  

    prancheta
    Q62488
    Ano: 2019 Banca: CETREDE   Órgão: Juazeiro Do Norte   Nível Superior   Prova: Engenheiro Civil

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    no Questão Anulada!
    Na Região Nordeste do Brasil, estima-se que cerca de 230 mil km² estão em processo de desertificação. A figura a seguir mostra as áreas susceptíveis à desertificação no semiárido brasileiro. Sobre esse fenômeno, analise as afirmativas a seguir.
    questões de concursos Juazeiro Do Norte 2019
    I. Entende-se por desertificação, a degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de diversos fatores, incluídas as variações climáticas e as atividades humanas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará tem aproximadamente 11 % do seu território em processo de desertificação.
    II. No Estado do Ceará, que tem todo seu território susceptível à desertificação, foram delimitados três núcleos com níveis de ocorrência de desertificação considerados muito graves, a saber: I – Irauçuba/Centro-Norte, que abriga os municípios de Canindé, Irauçuba, Miraíma e Santa Quitéria; II – Inhamuns, que abriga os municípios de Arneiroz, Independência e Tauá; e III – Litoral, que abriga os municípios de São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Paraipaba.
    III. Dentre as consequências do processo de desertificação estão a degradação do solo e dos recursos hídricos; a degradação da vegetação e da biodiversidade e, consequentemente, a diminuição da qualidade de vida das populações afetadas.
    IV. A ausência ou escassez de vegetação, os sinais de erosão dos tipos laminar, em sulcos, ou voçorocas, e a presença de plantas tais como o capim penhasco e as cactáceas são características utilizadas como indicadores físicos do processo de desertificação.
    Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S)

     


     

    resolva Q62488    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62488")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

    prancheta
    Q62492
    Ano: 2019 Banca: CETREDE   Órgão: Juazeiro Do Norte   Nível Superior   Prova: Engenheiro Civil

     

    Realizado a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário divulgado em 2018, tendo como base o ano de 2017, apontou que ocorreu um considerável agravamento dos problemas do campo brasileiro. O principal entrave levantado pelo relatório foi o aumento da concentração fundiária no país. Sabendo disso, analise as afirmativas a seguir sobre as principais consequências da concentração de terras para o quadro socioeconômico brasileiro.
    I. A redução do emprego no campo é um dos impactos mais agressivos gerados pela situação fundiária no Brasil. Entre 2006 e 2017, a população economicamente ativa ocupada na agricultura teve cerca de 1,5 milhão de postos de trabalho eliminados.
    II. Embora o desemprego tenha crescido nas áreas rurais brasileiras, a população campesina tem crescido cada vez mais. O relatório do Censo Agropecuário de 2017 mostra que, mesmo com a diminuição das perspectivas no campo, os trabalhadores rurais, intimidados com o inchaço das favelas nas grandes cidades, têm optado por permanecer em seus lugares de origem. Tal situação tem provocado a intensificação da miséria e da precariedade de vida do homem do campo.
    III. Durante o período analisado, ocorreu um expressivo aumento da mecanização: o número de tratores aumentou 50%, mas o número de estabelecimentos que possuem tratores ainda é muito baixo: são menos de 15%. A concentração, portanto, não é só de terras, mas também de tecnologia.
    Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 

     


     

    resolva Q62492    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62492")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

    prancheta
    Q62490
    Ano: 2019 Banca: CETREDE   Órgão: Juazeiro Do Norte   Nível Superior   Prova: Engenheiro Civil

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Analise as afirmativas a seguir sobre os principais aspectos que envolvem a política de saneamento básico no Brasil. Assinale a opção INCORRETA.

     


     

    resolva Q62490    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62490")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

    prancheta
    Q62491
    Ano: 2019 Banca: CETREDE   Órgão: Juazeiro Do Norte   Nível Superior   Prova: Engenheiro Civil

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Quando se discute acerca de poluição atmosférica, o tema aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média do Planeta, resultante, principalmente, da queima de combustíveis fósseis. Sobre o tema em tese, assinale a opção INCORRETA.

     


     

    resolva Q62491    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62491")    |   » Apostila de Atualidades 2025

     

     

    prancheta
    Q62553

    Direito Ambiental   » Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305 de 2010, Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais

     

    no Questão Anulada!
    A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitirem o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A respeito desse tema, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.

    (Fonte: http://www.mma.gov.br/política-de-resíduos-sólidos)

    ( ) Na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos, deverá ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
    ( ) Um dos pontos mais polêmicos da política é exatamente a determinação do fim dos aterros sanitários. Eles deverão ser substituídos por aterros sanitários capazes de gerenciarem adequadamente os resíduos sólidos e rejeitos.
    ( ) O ente federativo Estado é o detentor da titularidade dos serviços de limpeza urbana e de toda gestão e manejo dos resíduos sólidos desde a coleta até a sua destinação final.
    ( ) Resíduos sólidos é todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnicas ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.

    Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

     


     

    resolva Q62553    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62553")    |   » Apostila de Direito Ambiental 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)