Questões DOM CINTRA para Concursos 2025

Questoes DOM CINTRA - 14 ª Página

 

 

 

 

  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  •  

    prancheta
    Q6825

    Administração Pública   » Administração Geral

    Ano: 2014 Banca: DOM CINTRA   Órgão: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)   Nível Superior  

     

    Alguns autores argumentam que o Brasil não possui um Sistema Nacional de Inovação. Em nível macro, o Brasil, apesar dos expressivos avanços que vêm sendo observados nas relações entre C&T&I, é, no geral, caracterizado por esses autores por possuir um “Sistema Nacional de Aprendizado Tecnológico”

    Considere as afirmativas a seguir:

    I - Sistemas nacionais de aprendizado são próprios de países de desenvolvimento tardio.
    II - Nestes sistemas de aprendizado o processo de mudança tecnológica se verifica principalmente pela difusão ou absorção e adaptação de tecnologias já existentes.
    III - O Brasil se caracteriza por possuir um sistema de aprendizado “passivo”, enquanto a Coreia do Sul dispõe de um sistema “ativo” de aprendizado.
    Assinale:

     


     

    resolva Q6825    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6825")    |   » Apostila de Administração Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q6826

    Administração Pública   » Administração Geral

    Ano: 2014 Banca: DOM CINTRA   Órgão: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)   Nível Superior  

     

    A Lei 10.973 (Lei de Inovação) dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, estabelecendo um conjunto de medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Busca criar ambiente institucional para a capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País. No que tange às parcerias para desenvolvimento tecnológico e inovação, assinale a opção a seguir que NÃO faz parte do conjunto de medidas acima mencionadas:

     


     

    resolva Q6826    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6826")    |   » Apostila de Administração Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q6827
    Ano: 2014 Banca: DOM CINTRA   Órgão: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)   Nível Superior  

     

    É comum, nos contratos de aquisição de tecnologias no setor saúde, o pagamento de royalties à empresa cedente da tecnologia. A Fiocruz tem estabelecido vários desses acordos para internalizar tecnologias a serem disponibilizadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Há casos em que a empresa cedente da tecnologia se localiza no exterior e o pagamento de royalties, quando devido, se efetiva através de remessa de recursos ao exterior, observadas as disposições legais vigentes, Lei nº 4.131/1962, Resolução nº 3.844/2010 do Banco Central do Brasil.

    Além dessas condições, avalie se são condições obrigatórias para legitimar o envio desses ao exterior:

    I - averbação do contrato no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
    II - comercialização da tecnologia no mercado nacional, previamente ao pagamento dos royalties.
    III - registro da tecnologia/produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), previamente ao pagamento dos royalties.
    IV - aprovação da utilização da tecnologia/produto/tecnologia pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

    Assinale:

     


     

    resolva Q6827    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6827")    |   » Apostila de Administração Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q6828

    Administração Pública   » Adminstraçaõ Geral

    Ano: 2014 Banca: DOM CINTRA   Órgão: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)   Nível Superior  

     

    Os métodos de prospecção vem sendo usados há várias décadas, por organizações públicas e privadas de diversos países, como ferramentas para orientar os esforços empreendidos para o desenvolvimento de tecnologias. Sobre a prospecção tecnológica NÃO é correto afirmar que:

     


     

    resolva Q6828    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6828")    |   » Apostila de Administração Pública 2025

     

     

    prancheta
    Q6829

    Administração Pública   » Adminstraçaõ Geral

    Ano: 2014 Banca: DOM CINTRA   Órgão: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)   Nível Superior  

     

    Sobre o instrumento de planejamento empreendedor denominado Plano de Negócios é correto afirmar que:

     


     

    resolva Q6829    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q6829")    |   » Apostila de Administração Pública 2025

     

     

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)