Questões de Enfermagem: Saúde da Criança e do Adolescente 2025


 


Questoes de Enfermagem: Saúde da Criança e do Adolescente

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
  •  

    prancheta
    Q58984

     

    Considerando as ações de enfermagem na saúde da criança, durante o crescimento e desenvolvimento, analise as afirmativas seguintes:

    I. A participação paterna em todas as fases de desenvolvimento da criança é um elemento importante para o seu crescimento saudável, pois representa um relevante fator protetivo para a saúde de todos os envolvidos. Assim é fundamental que o pai/cuidador seja incorporado às atividades rotineiras realizadas pelas equipes de saúde, para que, por exemplo, tenha direito a uma voz ativa nas consultas realizadas pelos profissionais de saúde.
    II. O Ministério da Saúde recomenda seis consultas de rotina no primeiro ano de vida (no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, 1 consulta por semestre até completar 5 anos. Essas faixas etárias são selecionadas porque representam momentos de oferta de imunizações e de orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
    III. A monitorização do crescimento de forma rotineira é um componente da consulta para a criança no mundo inteiro. Assim, o técnico em enfermagem, ao atender crianças entre os 2 e os 10 anos de idade, deve aferir o peso e a altura e plotá-los no gráfico nas consultas realizadas.
    IV. A criança de 2 a 6 anos apresenta diminuição no ritmo de crescimento e, por consequência, diminuição das necessidades nutricionais e do seu apetite. Assim algumas orientações devem ser transmitidas aos pais como por exemplo: a criança deve sentar-se à mesa com a família; caso ela não aceite o almoço ou jantar, pode haver a substituição por leite ou produto lácteos, podendo ainda utilizar a sobremesa ou guloseimas como recompensa ou castigo.

    Das afirmativas anteriores:  

     


     

    resolva Q58984    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58984")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58985

     

    O Aleitamento materno constitui uma importante estratégia na redução da morbimortalidade infantil. Sua situação no Brasil tem melhorado de forma progressiva e persistente, com espaços ainda para melhorá-lo (Brasil 2012). O técnico em enfermagem deve recomendar a técnica de amamentação e considerar que está adequada nas seguintes situações:

    I. Quando a cabeça do bebê está no mesmo nível da mama da mãe, o queixo está tocando-a e a boca bem aberta;
    II. O lábio inferior está virado para fora;
    III. As bochechas estão arredondadas (não encovadas) ou achatadas contra a mama. Vê-se pouco a aréola durante a mamada;
    IV. As sucções são lentas e profundas: o bebê suga, dá uma pausa e suga novamente (sucção, deglutição e respiração).

    Das afirmativas acima:

     


     

    resolva Q58985    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58985")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

    prancheta
    Q58990

     

    As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais, constituindo uma das principais causas de morbimortalidade infantil em países em desenvolvimento. Neste direcionamento, analise as afirmações a seguir:
    I. Uma criança com 8 meses de idade é lavada por sua mãe para unidade básica de saúde, com quadro de diarreia há 2 dias, irritada, apresentando olhos fundos, boca e língua secas, sedenta, bebendo líquidos avidamente e de forma rápida. A orientação inicial para manejo do caso será a reidratação oral com solução de reidratação oral (SRO) na quantidade de 50 a 100ml/kg administrada no período de 4 a 6 horas.
    II. A quantidade a ser ingerida dependerá da sede do paciente, mas deve ser administrada, na unidade de saúde, continuamente, até que desapareçam os sinais da desidratação.
    III. Caso a criança não aceite a SRO, uma medida alternativa é oferecer refrigerante, por conter água e glicose.
    IV. O principal objetivo da Vigilância Epidemiológica das Doenças Diarreicas Agudas (VE-DDA) é monitorar as áreas onde água de riachos, rios, cacimbas ou poços são utilizadas para banhar, beber ou para preparar alimentos.
    Das afirmativas acima: 

     


     

    resolva Q58990    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q58990")    |   » Apostila de Enfermagem 2025

     

     

  • Prefeitura de Campinas
  •  

    prancheta
    Q62276
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Campinas   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    O enfermeiro deve orientar pais e cuidadores que constitui medida de prevenção da morte súbita de menores de um ano colocar a criança para dormir

     


     

    resolva Q62276    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62276")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q62283
    Ano: 2019 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Campinas   Nível Superior   Prova: Enfermeiro

     

    » Conteúdo Associado à Questão
    Frente a essa situação, de acordo com o estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o enfermeiro deve, obrigatoriamente, entre outras ações,

     


     

    resolva Q62283    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q62283")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)