Cespe/UnB fará concurso do Instituto Rio Branco para diplomatas


 

Existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar; igualmente existe um tempo para partir para a ação.

Almyr Klink.

 

O Cespe/UnB foi escolhido para organizar o concurso público para o Instituto Rio Branco, órgão do Ministério das Relações Exteriores, para 18 vagas de diplomatas. A divulgação foi feita no Diário Oficial desta sexta-feira (14) por meio da portaria nº 77 com o regulamento e as normas do certame.

O concurso terá três fases. A primeira será a prova objetiva com questões de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito, e direito internacional público.

Asegunda fase compreende a prova discursiva eliminatória e classificatória de português. Será estabelecidade uma pontuação mínima para a prova de português.

A terceira fase compreende provas discursivas de história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, e língua espanhola e língua francesa. As seis provas da terceira fase terão peso equivalente e será estabelecida nota mínima para o conjunto das provas da terceira fase.

Para participar do concurso, os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área. O salário oferecido no edital do ano passado foi de R$ 13.623,19 para 30 vagas. O concurso também foi organizado pelo Cespe/UnB e teve 6.490 inscritos. O resultado final foi divulgado em dezembro de 2013.

O diplomata representa, negocia, informa e protege os interesses brasileiros internacionalmente. Os selecionados trabalharão no Itamaraty, no Distrito Federal, na sede do Ministério das Relações Exteriores.

Não há previsão para divulgação do Edital de abertura.

Compartilhe:

Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

Para Todos os Concursos