Apostilas para concursos 2018

47.495 Questões

17.579 vagas em concursos

 

 

Quinta-Feira, 16 de Agosto de 2018.

 

UFG | Níveis Médio e Superior

» Câmara Municipal de Goiânia (GO) abre concurso para 75 vagas

FUNDEP | Nível Médio

» Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBM MG) abre concurso para 500 vagas

CAIPIMES | Níveis Fundamental e Médio

» Prefeitura de Santo André (SP) abre concurso para 18 vagas

 

Concursos da Vunesp

UECE | Nível Superior| Professor de várias disciplinas

» Secretaria de Educação do Ceará abre concurso para 2.500 vagas

 

Material de estudo para Concursos de Serviço Social 2018

 

 

 

Série Médica-ASSISTENTE SOCIAL
Série Médica
ASSISTENTE SOCIAL

 

Material de estudo para Concursos de Serviço Social 2018

 

 

 

Série Médica-ASSISTENTE SOCIAL
Série Médica
ASSISTENTE SOCIAL

 

Material de estudo para Concursos de Serviço Social 2018

 

 

 

Série Médica-ASSISTENTE SOCIAL
Série Médica
ASSISTENTE SOCIAL

 

 

 

 

Material de estudo para Concursos de Serviço Social 2018

 

 

 

Série Médica-ASSISTENTE SOCIAL
Série Médica
ASSISTENTE SOCIAL

 

Treinamento de Serviço Social

Questões de Serviço Social (Todos os Assuntos)

Treine para prova sem medo, sem surpresas sem pegadinhas! Somente a prática leva a perfeição...

 

 

 

 

 

» Confira a lista de concursos abertos

» Veja os últimos concursos publicados

 

 

 

Questões de Serviço Social

 

» Para um melhor aproveitamento - resolva as questões - anote sua altenativa e depois confira os gabaritos.

» Para interagir com as questões - utilize - FireFox ou Chrome.

 

 

 

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.

Confúcio

 

 

 

  • Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte
  •  

    Q47056


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais Cargo: Assistente Social

     


    Uma pessoa idosa, de setenta e cinco anos, com queixas de maus tratos físicos e negligência chegou a uma unidade de saúde pública em busca de atendimento médico. Na ocasião da triagem/escuta realizada pelo profissional da equipe de saúde, ficou provado que o idoso é vítima de violência intrafamiliar, sendo o caso encaminhado ao serviço social. Na perspectiva do projeto ético-político, em situações de violência, como é o caso, cabe ao assistente social realizar


      a)  notificação do caso de violência no prontuário de atendimento, socializar as informações em relação aos recursos existentes e viabilizar o retorno do idoso à família.

     


       b)  atendimento individualizado ao idoso, prestar orientação e apoio a sua família e encaminhar o idoso para o acolhimento institucional na rede asilar pública.

     


       c)  perícia técnica e elaborar relatório situacional, socializar as informações para a equipe de saúde e viabilizar o seu encaminhamento ao Conselho Municipal do Idoso.

     


       d)  abordagem socioeducativa com a família, socializar as informações em relação aos recursos sociais existentes e viabilizar os encaminhamentos necessários .

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47055


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social Cargo: Assistente Social

     


    O documento Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Politica de Saúde, elaborado pelo CFESS, considera que a atividade desses profissionais inclui: atendimento aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão e assessoria, qualificação e formação profissional. Na perspectiva do projeto ético-político do serviço social, os assistentes sociais que atuam na área de saúde devem considerar como conceitos fundamentais no trabalho profissional: 


      a)  articulação institucional, financiamento, território, centralidade na família e vulnerabilidade social. 

     


       b)  concepção de saúde, integralidade, intersetorialidade, participação e interdisciplinaridade.

     


       c)  integralidade, vulnerabilidade social, intersetorialidade, participação e articulação intrainstitucional. 

     


       d)  concepção de doenças, centralidade na família, interdisciplinaridade, financiamento e território.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47054


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar Cargo: Assistente Social

     


    Considera-se que cabe ao serviço Social, numa atuação articulada com outros segmentos que defendem a consolidação do SUS, formular estratégias de intervenção profissional na área da saúde que possam contribuir para a efetivação da integralidade do direito à saúde. O princípio da integralidade, tendo como pilares básicos a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, possibilita uma inserção diferenciada do assistente social nos diferentes espaços ocupacionais no campo da saúde. Tendo em vista uma inserção diferenciada, o assistente social, comprometido como a perspectiva do projeto ético-político, deve pautar-se pela concepção de intersetorialidade compreendida como:


      a)  conjunto de ações pública e privada, direcionadas a fortalecer a gestão social das políticas sociais e que implicam na superação da fragmentação dos serviços e no atendimento às demandas dos segmentos mais vulneráveis. 

     


       b)  intenção política de investir num processo socialmente construído e que exige o conhecimento da realidade e a análise das demandas dos sujeitos que partilham compromissos e projetos políticos comuns.

     


       c)  trabalho em rede, em parceria de solidariedade com as diferentes organizações não governamentais e que possibilita otimizar os recursos financeiros e o acesso a direitos por parte dos segmentos mais vulneráveis.

     


       d)  ação governamental num contexto de escassez de recursos financeiros e que requisita a focalização do atendimento às demandas dos sujeitos que partilham compromissos éticos e projetos políticos.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47053


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais Cargo: Assistente Social

     


    A saúde mental é um dos espaços sócio-ocupacionais dos assistentes sociais na área da saúde. Assim, os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde preveem que esses profissionais devem contribuir para que a Reforma Psiquiátrica se efetive e se aproxime o máximo possível do horizonte do seu projeto ético político que é uma sociedade igualitária, na qual as diferenças sejam acolhidas e respeitadas. Nesse contexto , há requisições da Reforma Psiquiátrica que se apresentam como ações desafiantes para o trabalho do assistente social, dentre as quais se destacam:


      a)  o trabalho com famílias; a geração de renda e trabalho; o controle social e a garantia de acesso a benefícios.

     


       b)  o trabalho com grupos terapêuticos; a geração de renda; a psiquiatria comunitária e o controle social.

     


       c)  as ações de assistência social; a subjetividade, o trabalho com famílias e acesso a benefícios.

     


       d)  a psiquiatria comunitária; a subjetividade; a geração de renda e trabalho e as ações de assistência social.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47052


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde Cargo: Assistente Social

     


    Em seu exercício profissional, o assistente social utiliza conhecimentos, habilidades, informações, dados etc. No âmbito da saúde, isso implica em conhecer e utilizar os vários sistemas de informação existentes. O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) é o sistema de informação responsável pelo registro, compilação e difusão dos dados em saúde do SUS, no qual as informações estão agrupadas e podem fornecer dados, conhecimento e indicadores sobre 


      a)  assistência médica por habitante; atendimentos de demanda espontânea; índice de atendimento por condição de saúde avaliada; estatísticas vitais; estatísticas demográficas e socioeconômicas e rede socioassistencial.

     


       b)  rede socioassistencial; epidemiologia e morbidade; evoluções e prescrições médicas; prescrições e planejamento terapêutico; encaminhamentos para serviço especializado e informações de financiamento.

     


       c)  assistência à saúde; rede assistencial; epidemiologia e morbidade; estatísticas vitais; estatísticas demográficas e socioeconômicas e informações sobre receitas e despesas com saúde.

     


       d)  rede assistencial; assistência médica por habitante; epidemiologia e morbidade; índice de atendimento por condição de saúde avaliada; estatísticas demográficas e socioeconômicas e informações farmacêuticas.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47051


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Políticas Sociais pós Constituição Federal de 1988 e no contexto neoliberal, Serviço Social na Saúde Cargo: Assistente Social

     


    Na realidade brasileira, sobretudo a partir da Constituição de 1988, convive-se com o tensionamento constante entre a defesa de direitos sociais e a mercantilização e refilantropização do atendimento a necessidades sociais. Nesse contexto , destaca-se a atuação do assistente social em Conselhos de Políticas Sociais, como espaços de disputa e da luta por direitos, dentre os quais os Conselhos de Saúde. A esse respeito destaca-se, no debate profissional, a importância estratégica dessa inserção, enfatizando-se


      a)  mobilização pelo atendimento as necessidades sociais no âmbito da sociedade civil organizada, o fortalecimento de estratégias comuns ao controle do Estado e a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho comunitário.

     


       b)  difusão do trabalho comunitário no âmbito da sociedade que contribua com estratégias para o fortalecimento do Estado, para a construção de alianças com os gestores e para a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho voluntário.

     


       c)  articulação política no âmbito da sociedade civil organizada que contribua para a construção de estratégias comuns ao campo democrático, de ações voltadas ao fortalecimento de sujeitos coletivos e construção de alianças com os usuários dos serviços.

     


       d)  articulação política no âmbito da sociedade civil organizada que contribuam para a construção de estratégias comuns ao campo democrático, para a difusão de experiências bem sucedidas de trabalho voluntário e para a construção de alianças com os usuários dos serviços.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47050


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social Cargo: Assistente Social

     


    Dentre os instrumentos da intervenção profissional, a visita domiciliar é parte da herança intelectual e cultural do serviço social. Atualmente, há o reconhecimento de que, historicamente, ela foi um instrumento de controle e inquérito social com objetivo de fiscalizar e comprovar o relato dos usuários do serviço social. Considerando o projeto ético-político e, para minimizar possíveis posturas autoritárias e fiscalizadoras, a literatura do serviço social tem indicado algumas habilidades importantes a serem observadas na visita domiciliar, tais como:


      a)  definição operacional e logística da visita; articulação institucional para viabilizar as condições objetivas da sua realização e utilização da visita em situações que exigem o contato direto da instituição com o usuário.

     


       b)  definição de objetivos e metas a serem cumpridas; articulação institucional para as condições objetivas de realização da visita; e, ao fazer anotações solicitar autorização do usuário através de termo de consentimento livre e esclarecido.

     


       c)  Planejamento da visita, com definição dos aspectos a serem observados; registro de dados, explicando ao usuário a necessidade e a finalidade das anotações e utilização da visita em situações que exigem o contato direto da instituição com o usuário. 

     


       d)  planejamento da visita, com definição de objetivos e aspectos a serem trabalhados; marcação da visita com antecedência explicando seus motivos e, registro de dados, explicando ao usuário a necessidade e a finalidade das anotações.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47049


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social Cargo: Assistente Social

     


    No serviço social, o debate teórico acerca dos instrumentos de intervenção profissional prioriza a compreensão de que estes instrumentos potencializam a ação profissional, integram a dimensão técnico-operativa, não assumem neutralidade no uso das técnicas e são orientados por uma teoria social. Além disso, perpassa este debate a noção de que os instrumentos têm caráter 


      a)  histórico e teleológico. 

     


       b)  impositivo e teleológico.

     


       c)  teórico e normativo.

     


       d)  histórico e normativo.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47048


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Pesquisa em Serviço Social, Instrumentos e Técnicas de Intervenção, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais Cargo: Assistente Social

     


    No âmbito do serviço social, a atuação profissional integra as dimensões investigativa, ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa. A dimensão investigativa articula-se com as demais, sendo uma condição importante para o assistente social descortinar a realidade sobre a qual exerce a sua intervenção. A efetivação da dimensão investigativa exige do assistente social


      a)  atuação socioeducativa junto aos sujeitos da sua ação e domínio técnico -operativo. 

     


       b)  clareza dos instrumentos e procedimentos da intervenção e condições de trabalho.

     


       c)  clareza teórico-metodológica e domínio técnico-operativo. 

     


       d)  vinculação a uma instituição acadêmica e clareza teórico-metodológica.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47047


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social, Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentalidade do Serviço Social Cargo: Assistente Social

     


    Na literatura específica da área de serviço social, predomina o entendimento de que, na sociabilidade do capital, somente a análise concreta de situações concretas é capaz de apreender a direção que a prática profissional vem tomando e, sobretudo, apontar as alternativas de atuação profissional contidas na realidade. Isso significa que


      a)  não existem contradições, pois as condições de trabalho e emprego na sociabilidade do capital impedem a atividade profissional crítica, mas revelam possibilidades na direção proposta pelo projeto ético-político.

     


       b)  não existe prática ideal, isenta de contradições. O cotidiano do exercício profissional é o que pode revelar as possibilidades de prática contidas na realidade na direção do projeto profissional.

     


       c)  a sistematização do trabalho expressa uma prática ideal em face do projeto profissional, ao mesmo tempo em que pode revelar modelos de prática e novas experiências.

     


       d)  a sistematização do trabalho como essência da dimensão investigativa expressa a possibilidade de construção da contra-hegemonia no cotidiano do exercício profissional.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47046


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Surgimento e Institucionalização do Serviço Social , Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social Cargo: Assistente Social

     


    Na origem do serviço social, a autoimagem da profissão esteve vinculada ao projeto reformista-conservador. Considerava-se como dever do assistente social zelar pela família e respeitar a dignidade humana a partir de uma concepção a-histórica e abstrata de pessoa humana. A partir dos anos 1980, inicia-se a construção de uma imagem renovada do serviço social a qual se consolida nos anos 1990, o que permitiu a construção de uma autoimagem da profissão concebida como: 


      a)  especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do trabalho, sendo os sujeitos profissionais assalariados.

     


       b)  agente capaz de conhecer as expressões da questão social, identificando aquelas que exigem tratamento, sendo os sujeitos profissionais assalariados.

     


       c)  especialização do trabalho coletivo, inscrita em equipes interdisciplinares, sendo aquele profissional habilitado para o trabalho comunitário.

     


       d)  agente que atua próximo ao usuário e sua família, inscrito na divisão social e técnica do trabalho, sendo os sujeitos profissionais assalariados. 

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47045


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Código de Ética de 1993 - Lei de Regulamentação da Profissão – Lei nº 8.662 de 1993, Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social, Princípios Fundamentais, Sigilo Profissional, Direitos, Deveres, Vedações e R Cargo: Assistente Social

     


    No exercício de sua atividade o profissional assistente social está imerso no cotidiano, espaço da fragmentação, da falta de crítica, do senso comum, da alienação. Nesse contexto o assistente social não está imune a comportamento ético-profissional contrário aos pressupostos do seu Código de Ética. A esse respeito, na prática profissional, a alienação pode se manifestar por meio de comportamentos que expressam apelos moralistas e preconceituosos. São exemplos desse comportamento as atitudes como:


      a)  avaliar a realidade a partir de ideias e valores preconcebidos; burocratizar as informações institucionais sobre programas sociais e inibir movimentos de organização popular dos usuários.

     


       b)  fazer comentários levianos sobre a vida do usuário; impedir o acesso do usuário aos serviços respaldando-se em ideias conservadoras e avaliar a realidade dos usuários a partir de ideias e valores preconcebidos. 

     


       c)  inibir os movimentos de organização popular dos usuários; manter contato direto com a população usuária em seus locais de moradia e fazer comentários levianos sobre a vida do usuário.

     


       d)  controlar o acesso do usuário aos serviços respaldando-se em rotinas institucionais; impor aos usuários seus valores e crenças individuais e impedir o usuário de decidir livremente sobre seus interesses. 

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47044


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde Cargo: Assistente Social

     


    Um dos desafios dos sistemas de saúde é a fragmentação dos serviços. No caso brasileiro, ela é uma consequência da construção de serviços de saúde descolados das necessidades da população. Nesse contexto, considerando as definições do Pacto pela Saúde, as Redes de Atenção à Saúde aparecem como uma forma de contribuir com a garantia da integralidade, universalidade e equidade da atenção à saúde da população. Acerca das características da Rede de Atenção a Saúde no SUS considere as afirmações a seguir.

    I Forma relações horizontais entre os diferentes pontos de atenção; define a Atenção Primária à Saúde como centro de comunicação; planeja e organiza as ações segundo as necessidades de saúde de uma população.

    II Subsidia a gestão da clínica utilizando a análise da situação de saúde; identifica e promove a estratificação de riscos em grupos individuais expostos a determinados fatores e condições; disponibiliza ferramentas de microgestão que permitem integrar verticalmente os pontos de atenção.

    III Oferece atenção contínua e integral; desenvolve cuidado multiprofissional, de modo a garantir o compartilhamento e a corresponsabilização da prática de saúde entre os membros da equipe; compartilha objetivos e compromissos com os resultados, em termos sanitários e econômicos.

    IV Promove acesso equânime, integral e qualificado aos serviços de saúde por meio de oferta regulada; privilegia os termos de compromisso de gestão ou contratos de ação pública; fortalece os colegiados de gestão regional como espaços de pactuação das prioridades para o território.

    Em relação às características da Rede de Atenção a Saúde no SUS, estão corretas as afirmativas


      a)  II e IV.

     


       b)  II e III.

     


       c)  I e III.

     


       d)  I e IV. 

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47043


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Instrumentalidade do Serviço Social, Trabalho e Serviço Social Cargo: Assistente Social

     


    No debate sobre as dimensões da profissão de assistente social, um elemento a considerar é a questão do cotidiano, como uma das esferas da vida social. Ele apresenta características que ganham particularidades nas demandas do trabalho profissional do assistente social, as quais, em face de uma prática irrefletida, podem resultar em respostas profissionais rápidas, formais, meramente normativas, sem qualificação, dentre outras. São características do cotidiano: 


      a)  heterogeneidade, espontaneidade, imediaticidade e superficialidade extensiva.

     


       b)  Imediaticidade, superficialidade extensiva, concreticidade e positividade. 

     


       c)  Espontaneidade, positividade, concreticidade e heterogeneidade.

     


       d)  Superficialidade extensiva, instrumentalidade, concreticidade e imediaticidade.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47042


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde Cargo: Assistente Social

     


    A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) apresenta temas considerados prioritários, os quais foram evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde. Esses temas, foram definidos em diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias. A esse respeito, considere os temas a seguir.

    I Descentralização e o pacto federativo; desenvolvimento sustentável; articulação e cooperação internacional.

    II Formação e educação permanente; alimentação adequada e saudável; práticas corporais e atividades físicas.

    III Cultura da paz e direitos humanos; desenvolvimento de comunidade; universalização do saneamento ambiental.

    IV Enfrentamento do uso abusivo de álcool e de outras drogas; promoção da mobilidade segura; promoção da cultura da paz e dos direitos humanos.

    Temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) estão presentes nos itens


      a)  III e IV.

     


       b)  I e III.

     


       c)  I e II. 

     


       d)  II e IV.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47041


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde Cargo: Assistente Social

     


    A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) tem como objetivo não só promover a saúde mas também a qualidade de vida. Para tanto, adota alguns princípios, dentre os quais estão:


      a)  desenvolvimento comunitário, cultura da paz, práticas integrativas e inclusão social.

     


       b)  equidade, participação social, territorialidade e intersetorialidade.  

     


       c)  equidade, desenvolvimento comunitário, igualdade e integralidade. 

     


       d)  territorialidade, intersetorialidade, inclusão social e defesa da vida. 

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47040


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Proteção Social aos Usuários de Álcool e outras Drogas Cargo: Assistente Social

     


    A Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, refere-se ao funcionamento, no âmbito do SUS, da Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Acerca das diretrizes para o funcionamento dessa rede, considere os itens a seguir:

    I Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas.

    II Adoção de modelo biomédico e psicologizante da questão social, garantindo a cidadania.

    III Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde.

    IV Organização dos serviços por níveis de proteção social e centralidade na família.

    Diretrizes que orientam o funcionamento da Rede estão presentes nos itens  


      a)  I e II.

     


       b)  I e III.

     


       c)  II e IV.

     


       d)  III e IV.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47039


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde Cargo: Assistente Social

     


    A Portaria n. 399, de 22 de fevereiro de 2006, institui o Pacto pela Saúde, especialmente no que diz respeito ao Pacto pela Vida. De acordo com essa portaria, este pacto é constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos por objetivos de processos e resultados derivados da análise da situação de saúde no país e das prioridades defendidas pelos governos federal, estaduais e municipais. O Pacto pela Vida é concebido como uma ação


      a)  prioritária no campo da saúde que deverá ser executada com foco em resultados e com a explicitação inequívoca dos compromissos orçamentários e financeiros para o alcance desses resultados.

     


       b)  articulada pelas três instâncias federativas, no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública.

     


       c)  articulada no estabelecimento das responsabilidades de cada ente federado , de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada do SUS.

     


       d)  prioritária de gestão compartilhada e solidária executada pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar e defender, vigorosamente, os princípios basilares do SUS como uma política pública de Estado, inscrita na Constituição Federal.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47038


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde Cargo: Assistente Social

     


    A universalidade do direito à saúde, um dos fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), é um dos aspectos que tem provocado a resistência dos defensores do projeto hegemônico de saúde vinculado ao mercado. Esse projeto hegemônico tem como premissas concepções de natureza


      a)  coletiva e articulada do projeto de saúde privatista.

     


       b)  coletiva e universal do projeto contra-hegemônico.

     


       c)  individualista e fragmentadora da realidade.

     


       d)  articulada e universal do princípio da equidade.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

    Q47037


    prancheta

     


    Ano: 2018 COMPERVE    Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte Nível Superior   Serviço Social Sistema Único de Saúde - SUS: Lei Orgânica da Saúde - LOS - Lei nº 8.080 de 1990 e Lei nº 8.142 de 1990, Serviço Social na Saúde, Saúde Cargo: Assistente Social

     


    O Projeto de Reforma Sanitária, construído a partir de meados dos anos de 1970 , vem, desde a década de 1990, perdendo a disputa para o mercado, ou seja, para o projeto hegemônico de saúde. Este Projeto pauta-se em políticas de ajustes neoliberais que têm como principais tendências a


      a)  ampliação de direitos com a racionalização da oferta e a descentralização com a ampliação da responsabilidade do poder central.

     


       b)  ampliação de gastos com a mercantilização das necessidades sociais e a centralização com a isenção da responsabilidade do poder central.

     


       c)  universalização de direitos com a desmercantilização das necessidades sociais e a centralização da responsabilidade do poder central.

     


       d)  contenção de gastos com a racionalização da oferta e a descentralização com a isenção da responsabilidade do poder central.

     

     

    resolver    |     Comente a questão

     

     

     

     

     

    Compartilhe:» #spsconcursos.com - sem inscrição, sem cadastro e grátis

     

     

     

     

     

    Concursos da Vunesp

    »Conhença as organizadoras de concursos

     

     

     

     

    treinamento com questões de raciocínio lógico

     

     

     

     

     

     

    Wildcard SSL Certificates