Macaé(RJ) abre inscrição para pre-vestibular social


 

As dificuldades, como as montanhas, aplainam-se quando avançamos por elas.

Émile Zola

 

Começaram esta semana as inscrições para o pré-vestibular social da Prefeitura de Macaé. Este ano a secretaria de Educação oferece 240 vagas nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Os interessados devem comparecer ao prédio da Fábrica da Cidadania, situado à Rua Teixeira de Gouveia, 634, no Centro, das 8h às 12h, até o dia 31 deste mês. Esse projeto tem se destacado por promover alunos aos primeiros lugares dos processos seletivos mais concorridos no país.


- Os resultados dos últimos anos nos dão uma perspectiva otimista quanto à classificação de nossos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e demais processos seletivos. O projeto pré-vestibular social integra a política municipal para educação inclusiva. Pretendemos dar oportunidade aos estudantes de ingresso no Ensino Superior, por meio de uma Educação Básica de qualidade, diz o secretário de Educação, Guto Garcia.


Segundo o coordenador do pré-vestibular social, Reginaldo de Moraes, no ano passado, um dos alunos do projeto, conquistou o primeiro lugar geral da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e outro, o primeiro lugar geral do Instituto Federal Fluminense (IFF).

- Registramos de 80% a 90% de aprovados nos anos anteriores e também alguns primeiros e segundos lugares. No próximo mês, divulgaremos os resultados do último ano letivo. Nossa expectativa é bastante positiva, enfatiza.


Reginaldo ressalta ainda que no próximo ano letivo os estudantes terão a oportunidade de fazer os exames do Enem em abril e em outubro deste ano. Isso abrirá a possibilidade do aluno que não venha a ter sucesso no primeiro semestre, possa continuar no pré-vestibular social até as provas de outubro.


Para inscrição nas duas turmas do turno da manhã ou nas duas da tarde, é necessário apresentação de comprovante de conclusão do Ensino Médio, ou de que cursa o 3º ano desse nível de ensino. Também é preciso entregar fotocópia e apresentar os documentos originais de identidade e CPF, além de fornecer duas fotos 3x4. Para se inscrever para as duas turmas da noite, o interessado deve apresentar também declaração do empregador de que trabalha em horário incompatível com os cursos diurnos.


As inscrições e também o cadastro reserva após o preenchimento das 240 vagas serão feitos de acordo com a ordem de procura. O concurso para as vagas terá como critério de desempate a prevalência para estudantes que cursaram o Ensino Médio em instituições das redes públicas municipal ou estadual.


Ingresso no Ensino Superior - O Ministério da Educação, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/, a partir de 0h do dia 7 de janeiro às 23h59 do dia 12 de janeiro de 2012, estará com inscrições abertas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse é o sistema no qual as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Para se inscrever no Sisu 1º/2012 é preciso ter feito a prova do Enem 2011, com nota diferente de zero na redação.


Além deste, o MEC, de 14 a 19 deste mês, estará com inscrições abertas para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas integrais e parciais em diversas instituições de Ensino Superior. Somente no primeiro semestre do ano serão oferecidas mais de 195 mil bolsas e participam 1.321 instituições de ensino.


Podem se candidatar às bolsas integrais, estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais (50% da mensalidade) são destinadas aos candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa.


Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro.


Para docentes - Professores da rede pública de Ensino Básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso Normal Superior ou de Pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Fonte: Site da Prefeitura de Macaé.

Compartilhe:

Apostilas de Matérias Isoladas e Técnicas

Para Todos os Concursos