< Serviço Social: 3144 questões de todos os Assuntos 2025 | Questões de Serviço Social Simulado para Concursos - spsconcursos.com

3144 Questões de Serviço Social Todos os Assuntos 2025

Questões de Serviço Social Todos os Assuntos

  • UFRR
  •  

    prancheta
    Q55284

    Serviço Social   » Pesquisa em Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFRR   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Freitas; Reis (2017) ao fazerem uma reflexão com a finalidade de evidenciar na literatura especializada em Serviço Social as principais características da pesquisa no contexto atual da profissão, identificaram uma recorrência de 75% de pesquisas de nível explicativo. Sobre o nível de uma pesquisa, é correto afirmar:

     


     

    resolva Q55284    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55284")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q55283

    Serviço Social   » Pesquisa em Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFRR   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Silva; Silva (2015) defendem a pesquisa de qualidade aquela que é sustentada em um referencial teórico que auxilie o profissional a decifrar a realidade em sua totalidade, e que possibilita a profissão contribuir com níveis crescentes de emancipação social. Nessa direção, é importante que as pesquisas na área de Serviço Social considerem alguns aspectos. Analise as afirmativas de I a V e Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
    I. A crítica às tendências pós-modernas em curso que insistem em reeditar formas de “neutralidade” e de procedimentos forjados por meio de teorias do conhecimento abstratas que tendem a violentar o movimento do real impondo-lhe “a coisa da lógica” ao invés de captar a “lógica da coisa” e alimentar a práxis profissional e social.
    II. O estímulo as orientações investigativas claramente fincadas no ponto de vista daqueles que “vivem da venda da força de trabalho”.
    III. A preocupação de valorizar, no âmbito da formação e do trabalho profissional, o ponto de vista da totalidade social, negadora de qualquer espécie de endogenia profissional e fragmentação teórico-prática.
    IV. Golpear duramente o legado crítico construído e acumulado nas últimas três décadas pela profissão.
    V. Exigir receituários que orientem o trabalho profissional sem considerar o processo sócio histórico em que ele se dá.
    Marque a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo, na análise das proposições de I a V. 

     


     

    resolva Q55283    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55283")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q55282

    Serviço Social   » Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais, Trabalho e Serviço Social, Pensamento Social

    Ano: 2018  Órgão: UFRR   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Silva; Silva (2015) afirmam que a perspectiva crítica e de totalidade exige que o assistente social tenha competência teórico-metodológica e política para apreender as intrínsecas conexões do real, possibilitando-lhe traçar caminhos mais seguros com vistas a formular propostas concretas em seu trabalho profissional inspiradas no projeto ético-político profissional e vinculadas aos limites sócio históricos objetivamente dados. Isso reforça a relevância da pesquisa no trabalho profissional. Nesse sentido, é correto afirmar que:

     


     

    resolva Q55282    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55282")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q55281

    Serviço Social   » Código de Ética de 1993 - Lei de Regulamentação da Profissão – Lei nº 8.662 de 1993, Órgãos de Fiscalização da Profissão - CFESS/CRESS - e Resoluções do CFESS, Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFRR   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social estabelecidas pela resolução CFESS n° 493/2006, é correto afirmar que:  

     


     

    resolva Q55281    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55281")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q55280

    Serviço Social   » Código de Ética de 1993 - Lei de Regulamentação da Profissão – Lei nº 8.662 de 1993, Órgãos de Fiscalização da Profissão - CFESS/CRESS - e Resoluções do CFESS, Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social

    Ano: 2018  Órgão: UFRR   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Considerando o estabelecido pela resolução CFESS n° 489/2006, sobre normas vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo, no exercício profissional do assistente social, regulamentando princípio inscrito no Código de Ética Profissional, marque a alternativa que não condiz com o estabelecido na citada resolução.

     


     

    resolva Q55280    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q55280")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)