< Serviço Social: 3144 questões de todos os Assuntos 2025 | Questões de Serviço Social Simulado para Concursos - spsconcursos.com

3144 Questões de Serviço Social Todos os Assuntos 2025

Questões de Serviço Social Todos os Assuntos

  • Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)
  •  

    prancheta
    Q26096
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Sobre a técnica de entrevista, considere os seguintes momentos:
    1. Questão(es) desencadeadora(s).
    2. Síntese(s).
    3. Acolhimento ou aquecimento.
    4. Encaminhamento decisório conclusivo.
    Correspondem a momentos que compõem a entrevista profissional no campo do Serviço Social:

     


     

    resolva Q26096    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26096")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26095
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    No trabalho profissional do assistente social, independentemente da organização em que se insere, a entrevista é uma técnica de uso cotidiano. A literatura sobre entrevista no campo do Serviço Social a considera um diálogo respeitoso de caráter profissional que compõe um espaço de interação entre assistente social e usuários dos serviços sociais. A respeito da entrevista, considere os seguintes itens:
    1. Processo de interrogatório de caráter investigativo.
    2. Espaço reflexivo sobre a situação em questão.
    3. Momento de escuta qualificada, para compreensão da situação do usuário.
    4. Espaço de intersubjetividade, no qual o objetivo do entrevistador deve ser explicitado.
    No uso da entrevista, o profissional deve conduzi-la como: 

     


     

    resolva Q26095    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26095")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26094
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    O tema “competências e atribuições profissionais na Lei de Execução Penal” foi abordado no II Encontro Nacional Sociojurídico, promovido pelo conjunto CFESS-CRESS e realizado na cidade de Cuiabá/MT em 2009. Com base no encontro e na experiência do sistema penal do Rio de Janeiro, de Dahmer (2012), considere as seguintes ações:
    1. Gerenciar e acompanhar o processo burocrático de visita íntima.
    2. Prestar assistência religiosa ecumênica nas unidades prisionais.
    3. Realizar o processo de solicitação de saída temporária, como forma de visita periódica à família.
    4. Trabalhar com penas alternativas, gerenciadas pelas varas de execução penal ou central de penas alternativas.
    Sãos atividades dos assistentes sociais no campo da execução penal:

     


     

    resolva Q26094    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26094")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26093
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    No texto “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”, Fávero (2009) faz menção a instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social na realização do estudo e/ou perícia social, bem como a aspectos ético-políticos de seu manuseio. No que se refere ao domínio técnico-operativo profissional, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
    ( ) É prerrogativa do assistente social definir os meios necessários para alcançar a finalidade de sua ação, se necessita realizar entrevistas, se deve fazer visitas domiciliares, se precisa estabelecer contatos com a rede familiar e social, se deve consultar documentos etc.
    ( ) Ao realizar uma entrevista, o assistente social, independentemente de sua postura e de seu desejo, está numa posição de poder perante o sujeito, representando a instituição que tomará uma decisão a respeito de sua vida.
    ( ) A visita domiciliar se constitui num procedimento para a complementação do estudo social e para fiscalizar a vida cotidiana dos sujeitos envolvidos na ação processual.
    ( ) Mesmo que solicitado para uma perícia, o assistente social pode e deve ir além da descrição e interpretação da situação, inclusive fazendo encaminhamentos e articulação com a rede familiar e social.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

     


     

    resolva Q26093    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26093")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26092
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Dal Pizzol (2006) argumenta sobre a diferença entre estudo social e perícia, afirmando que “parece que a questão não é simplesmente de nomenclatura. Ao realizar um estudo social, o assistente social não utiliza as normas legais que norteiam a perícia judicial. Tanto é assim que não há previsão legal de assistente técnico; não se redige o estudo social em forma de resposta aos quesitos; tampouco há previsão de penalização ao assistente social que agir com dolo ou culpa em prejuízo de uma das partes, entre outros aspectos legais” (Dal Pizzol, 2006, p. 47). Segundo o autor, no âmbito do Judiciário, o trabalho do assistente social deve ser realizado por meio de perícia social quando tratar-se: 

     


     

    resolva Q26092    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26092")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)