< Serviço Social: 3144 questões de todos os Assuntos 2025 | Questões de Serviço Social Simulado para Concursos - spsconcursos.com

3144 Questões de Serviço Social Todos os Assuntos 2025

Questões de Serviço Social Todos os Assuntos

  • Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)
  •  

    prancheta
    Q26086
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Com base na pesquisa “Mapeamento das práticas profissionais de Serviço Social no interior do sistema sociojurídico paranaense” (Alapanian et al., 2006), considere as seguintes afirmativas:
    1. O Ministério Público do Estado do Paraná é a instituição na qual o Serviço Social teve inserção mais recente, o que ocorreu somente após a Constituição Federal de 1988.
    2. Embora a inserção dos profissionais de Serviço Social no Poder Judiciário paranaense remonte à década de 50 do século XX, esse quadro não se mostra muito expressivo em termos numéricos.
    3. No sistema penitenciário paranaense, a referida pesquisa encontrou 34 assistentes sociais atuando, para uma população carcerária de cerca de oito mil detentos.
    4. No Instituto de Assistência Social do Paraná (IASP), responsável pela execução das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, havia, na ocasião da pesquisa, um concurso público para a efetivação de mais de 40 assistentes sociais.
    São constatações dessa pesquisa: 

     


     

    resolva Q26086    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26086")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26085
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Alapanian (2008) fala da reestruturação pela qual passou o Juizado de Menores de São Paulo a partir dos anos 1970, cujas unidades de atendimento foram transferidas para o Executivo, com a criação da Fundação Pró-Menor, posteriormente transformada em Febem/SP. Acerca das consequências desse quadro para o Serviço Social, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
    ( ) Com a saída de um grande número de profissionais ligados às unidades executivas, os assistentes sociais deixaram de atuar na linha de frente do Juizado de Menores e prestar atendimento direto à população.
    ( ) Voltando-se mais para a ação judicante, o Serviço Social buscou novas modalidades de intervenção, construindo-se a ideia de que o assistente social era o “perito do social”.
    ( ) Paralelamente à reestruturação do Juizado de Menores, houve um incremento do trabalho do assistente social nas Varas de Família, inclusive com a realização de concurso público para provimento de novas vagas.
    ( ) Nas Varas de Menores, após a passagem do Serviço de Colocação Familiar para o Poder Executivo, marcando o fim das ações de caráter assistencial do Juizado, houve uma redução drástica das atividades desempenhadas pelo Serviço Social.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

     


     

    resolva Q26085    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26085")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26084
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Na conferência de encerramento do II Encontro Nacional Sociojurídico, promovido pelo conjunto CFESS-CRESS e realizado na cidade de Cuiabá/MT em 2009, Borgianni (2012) abordou o tema “Identidade e autonomia do trabalho do Assistente Social no campo sociojurídico”, ressaltando a existência, nesse campo, de uma polaridade antitética entre a proteção jurídica dos direitos e a responsabilização civil e criminal. Sobre a análise feita pela autora, é correto afirmar que, no campo sociojurídico, o assistente social deve: 

     


     

    resolva Q26084    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26084")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26083
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    Alapanian (2008), em suas “Reflexões sobre o Serviço Social no Poder Judiciário”, afirma:

     


     

    resolva Q26083    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26083")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26082
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social

     

    No que diz respeito à história de implantação do Serviço Social no Juizado de Menores de São Paulo, com base em Fávero (1999), considere as seguintes afirmativas:
    1. A Escola de Serviço Social teve atuação destacada nas chamadas Semanas de Estudos do Problema de Menores, que aconteceram a partir do final da década de 40 do século XX, tendo influência decisiva na introdução do Serviço Social junto ao Juizado de Menores da capital.
    2. As propostas de ação do Serviço Social para solucionar o problema de menores, na transição dos anos 40/50, revelavam a influência do doutrinarismo católico, bem como do metodologismo norte-americano.
    3. Considerando que o problema do menor se originava no desajustamento da família, surgiu em 1949 a Lei de Colocação Familiar, que criou o Serviço de Colocação Familiar, cujos componentes deveriam ser pessoas de reputação ilibada e, preferencialmente, assistentes sociais diplomados por escola de Serviço Social.
    4. A ação do Serviço Social no Juizado de Menores de São Paulo passou a ser exercida de forma mais organizada somente a partir de 1956, quando o assistente social substituiu os comissários de menores em parte de suas funções, consolidando-se com a criação das Seções de Informações e de Serviço Social.
    Assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q26082    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26082")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)