< Serviço Social: 3144 questões de todos os Assuntos 2025 | Questões de Serviço Social Simulado para Concursos - spsconcursos.com

3144 Questões de Serviço Social Todos os Assuntos 2025

Questões de Serviço Social Todos os Assuntos

  • Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)
  •  

    prancheta
    Q26056
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    O MARE, em 1995, explicitou as diretrizes e ações propostas para a superação da crise fiscal brasileira, em acordo com os demais programas macroeconômicos do governo, no documento denominado: 

     


     

    resolva Q26056    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26056")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26055
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    Durante a década de 90 do século XX, o Estado brasileiro vivencia a investida 'neoliberal' sobre sua estrutura jurídico-administrativa. Entre as instituições e mecanismos criados para dar conta desses processos está o Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE). A partir da análise de Elaine Behring, em sua obra 'Brasil em contrarreforma', considere as seguintes afirmativas:
    1. O modelo de reforma proposto não pretende atingir o Estado mínimo, mas reconstruir um Estado que mantém suas responsabilidades na área social, acreditando no mercado, do qual contrata a realização de serviços, inclusive na própria área social.
    2. A reforma orienta direcionar a economia brasileira predominantemente para o mercado interno e a indústria nacional. Deve receber proteção via subsídios estatais, condicionados ao desenvolvimento tecnológico, visando substituir as importações.
    3. No modelo proposto pelo MARE, é possível enfrentar a crise fiscal a partir do paradigma social-liberal, que preconiza um Estado pequeno e forte, com a tarefa de garantir a propriedade e os contratos, promover o bem-estar e realizar uma política industrial e de promoção das exportações.
    4. Frente à crise fiscal do Estado brasileiro, a constatação de sua insolvência, bem como a ineficiência do serviço público, o modelo proposto atribui ao Estado o papel de coordenador suplementar e não executor direto de todas as políticas públicas.
    Estão corretas as afirmativas: 

     


     

    resolva Q26055    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26055")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26054
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    Na década de 80 do século XX, os movimentos sociais no Brasil tiveram decisiva participação política na definição de princípios para o desenho do Estado democrático que se consolidou na Constituição Federal de 1988. Tais princípios, consequentemente, orientaram a gestão das políticas públicas e influenciaram a constituição de novos espaços de governabilidade. Sobre o assunto, considere os seguintes princípios e estruturas:
    1. Descentralização político-administrativa.
    2. Controle social.
    3. Conferências de políticas públicas.
    4. Gestão bipartite do fundo público nacional.
    São princípios e estruturas que fundamentam a relação Estado e Sociedade Civil, no Brasil contemporâneo: 

     


     

    resolva Q26054    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26054")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26053
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    István Mészáros, marxista de renome internacional, afirma que o capital é incontrolável, predatório e que sua lógica é essencialmente destrutiva. Essa lógica se acentuou no capitalismo contemporâneo, no qual o capital não trata valor de uso e valor de troca como dimensões separadas, mas de um modo que subordina a primeira à última. A orientação de um sistema produtivo baseado no valor de troca faz com que as necessidades materiais tornem ilimitadas as práticas de consumo, estimulando, portanto, a criação de necessidades. Nessa perspectiva, o referido autor desenvolveu a tese: 

     


     

    resolva Q26053    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26053")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    prancheta
    Q26052
    Ano: 2013  Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR)   Nível Superior   Prova: Assistente Social Judiciário

     

    Iamamoto (2007) faz uma revisão de parte da literatura sobre a questão social, desde a chamada escola francesa até o debate profissional do Serviço Social brasileiro. Acerca disso, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
    ( ) Pierre Rosanvallon sustenta que a questão social permanece latente, diante da ausência de uma “correlação de forças estratégicas”.
    ( ) Robert Castel entende a questão social como uma “aporia fundamental” que ameaça a coesão ou integração social, cuja origem está na desagregação da sociedade salarial.
    ( ) Potyara Pereira alega a emergência de uma “nova questão social” decorrente da crise do “Estado-providência”.
    ( ) José Paulo Netto relaciona a questão social diretamente à acumulação capitalista e à luta de classes.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

     


     

    resolva Q26052    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q26052")    |   » Apostila de Serviço Social 2025

     

     

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)