< Odontologia: Questões da prova 2019 para Cirurgião Dentista do Concurso Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)

Questões de Odontologia Cirurgião Dentista - Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)

  • Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)
  •  

    prancheta
    Q70730

    Odontologia   » Periodontia

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)   Nível Superior   Provas: Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista

     

    Considere um paciente em avaliação para tratamento periodontal. Acerca da importância de uma faixa mínima de 2mm de tecido queratinizado para a saúde periodontal, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q70730    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70730")    |   » Apostila de Odontologia 2025

     

     

    prancheta
    Q70731

    Odontologia   » Anestesiologia em Odontologia

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)   Nível Superior   Provas: Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista

     

    A fim de classificar o estado físico e risco anestésico dos pacientes submetidos a anestesia e/ou cirurgia, a American Society of Anesthesiologists (ASA) apresentou uma classificação que, introduzida na prática clínica em 1941, é hoje mundialmente empregada e aceita (Saklad, 1941). De acordo com tal classificação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    ( ) ASA I- paciente hígido.
    ( ) ASA II- pacientes tabagistas e etilistas apenas, excluindo-se os com doença sistêmica mesmo que em grau leve.
    ( ) ASA III- paciente portador de doença sistêmica de grau leve.
    ( ) ASA IV- paciente portador de doença sistêmica grave que é ameaça constante à vida
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

     


     

    resolva Q70731    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70731")    |   » Apostila de Odontologia 2025

     

     

    prancheta
    Q70732

    Odontologia   » Anomalias Dentárias e de Tecidos Moles, Patologia oral e Maxilofacial

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)   Nível Superior   Provas: Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista

     

    É de natureza complexa a formação da cavidade oral e face, envolvendo o desenvolvimento de múltiplos processos teciduais que devem se unir e se fusionar. Fissuras ou fendas orofaciais podem resultar de distúrbios no crescimento de tais processos ou em sua fusão. Quanto às fissuras orofaciais e os processos que envolvem sua formação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    ( ) O lábio superior forma-se durante a sexta e sétima semana do desenvolvimento, quando os processos nasais medianos se unem um com o outro e, com os processos maxilares do primeiro arco branquial.
    ( ) O defeito da fusão do processo nasal mediano com o processo maxilar resulta em fissura labial.
    ( ) As fissuras faciais são anomalias isoladas, não sendo identificadas possíveis associações com nenhuma síndrome de desenvolvimento.
    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

     


     

    resolva Q70732    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70732")    |   » Apostila de Odontologia 2025

     

     

    prancheta
    Q70733

    Odontologia   » Patologia oral e Maxilofacial

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)   Nível Superior   Provas: Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista

     

    Osteopetrose se trata de um grupo de doenças esqueléticas hereditárias raras, caracterizada por considerável aumento na densidade óssea resultando em defeito na remodelação, causado pela falha na função normal dos osteoclastos. Sobre a osteopetrose, analise as afirmativas abaixo.
    I. A erupção dentária quase sempre é retardada.
    II. Falha na reabsorção e remodelação dos ossos do crânio produz estreitamento dos forames cranianos, o que pressiona os diversos nervos cranianos e pode resultar em atrofia do nervo óptico e cegueira, surdez e paralisia facial.
    III. Radiograficamente é difícil se visualizar as raízes dentárias devido à densidade do osso circundante.
    Assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q70733    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70733")    |   » Apostila de Odontologia 2025

     

     

    prancheta
    Q70734

    Odontologia   » Patologia oral e Maxilofacial

    Ano: 2019 Banca: IBFC   Órgão: Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)   Nível Superior   Provas: Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista

     

    Síndrome caracterizada pela tríade: disfagia intermitente, anemia ferropriva e membrana esofágica. Acentuada atrofia das papilas linguais e queixa de disfagia também estão presentes. Com base nas informações apresentadas, no que se refere à síndrome, assinale a alternativa correta.

     


     

    resolva Q70734    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q70734")    |   » Apostila de Odontologia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Odontologia da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Odontologia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025