< Biblioteconomia: Questões da prova 2016 para Analista Judiciário - Área Biblioteconomia do Concurso Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3)

Questões de Biblioteconomia Analista Judiciário - Área Biblioteconomia - Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3)

  • Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3)
  •  

    prancheta
    Q17516

     

    Após preparar um ensaio sobre aspectos éticos do direito na atualidade, a ser publicado em uma revista da área, um juiz pede a uma bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3ª Região para resumir o documento. Seguindo as normas e práticas pertinentes em vigor, a profissional deverá elaborar um resumo

     


     

    resolva Q17516    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17516")    |   » Apostila de Biblioteconomia 2025

     

     

    prancheta
    Q17517

     

    Em relação aos resumos, considere:
    I. Em um ambiente eletrônico, um resumo facilita a busca livre em textos, mas não suporta a aplicação de vocabulários controlados que visam à indexação em serviços de recuperação de informações.
    II. Seus propósitos são identificar rapidamente o conteúdo básico de um documento, determinar a sua relevância e decidir se o documento precisa ser lido na íntegra.
    III. A norma brasileira vincula a definição de resumo a um documento, enquanto a norma da ANSI, por exemplo, define resumo como a representação de um documento ou de uma apresentação oral.
    IV. Para a NBR 6028, a extensão dos resumos varia de acordo com o tipo de documento: até 100 palavras para comunicações breves, até 250 palavras para artigos e capítulos de livros, e até 300 palavras para livros e teses.
    V. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, como em: A resolução de conflitos no trabalho que comprometem a produtividade exige uma reorganização estrutural para reduzir a instabilidade social e/ou um programa de treinamento para reduzir conflitos de ponto de vista.
    Está correto o que consta APENAS em 
     

     


     

    resolva Q17517    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17517")    |   » Apostila de Biblioteconomia 2025

     

     

    prancheta
    Q17518

     

          Uma busca realizada por um desembargador na base de dados da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região recuperou 29 documentos, dos quais ele considerou 9 úteis e 20 inúteis. Por outro lado, os bibliotecários sabem que existem na base de dados 14 documentos que o usuário consideraria úteis para atender a sua necessidade de informação. 
    Nesse caso, o coeficiente de precisão é 
     

     


     

    resolva Q17518    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17518")    |   » Apostila de Biblioteconomia 2025

     

     

    prancheta
    Q17519

     

          Uma busca realizada por um desembargador na base de dados da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região recuperou 29 documentos, dos quais ele considerou 9 úteis e 20 inúteis. Por outro lado, os bibliotecários sabem que existem na base de dados 14 documentos que o usuário consideraria úteis para atender a sua necessidade de informação. 
    Nessa situação, em geral, para melhorar a revocação, é preciso 
     

     


     

    resolva Q17519    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17519")    |   » Apostila de Biblioteconomia 2025

     

     

    prancheta
    Q17520

     

    A direção da biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região pretende avaliar o desempenho de seus indexadores. Para tanto, resolve realizar uma simulação de uma avaliação real, aplicando o seguinte método:
    I. Selecionar um conjunto de documentos recém adquiridos pela biblioteca.
    II. Elaborar três questões para as quais cada documento seja considerado uma resposta relevante. Uma questão deve abordar o assunto principal do documento, enquanto as outras devem abordar os assuntos secundários.
    III. Solicitar a especialistas a formulação de estratégias de busca para cada questão.
    IV. Encaminhar os documentos ao setor de processamento para que sejam indexados normalmente.
    V. Comparar a indexação com as estratégias de busca para determinar se os documentos seriam recuperados com os termos que lhes foram atribuídos.
    Nesse caso, observa-se que
     

     


     

    resolva Q17520    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q17520")    |   » Apostila de Biblioteconomia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Biblioteconomia da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Biblioteconomia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025