< Direito Penal: Questões da prova 2014 para Analista Judiciário - Área Judiciária do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ CE)

Questões de Direito Penal Analista Judiciário - Área Judiciária - Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ CE)

  • Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ CE)
  •  

    prancheta
    Q59378

    Direito Penal   » Noções gerais de Concursos de Pessoas, Concurso formal, Roubo

     

    no   Questão Anulada
    Carlos, Maurício, Alexandre, todos maiores de idade, e o adolescente José planejaram, de comum acordo e agindo em unidade de desígnios, subtrair aparelhos eletrônicos da casa de Gabriel. O quarteto dividiu-se, então, da seguinte forma: Carlos e Maurício permaneceram de vigia, dentro de um automóvel, nas cercanias da referida residência, enquanto Alexandre e José se incumbiram da tarefa de consumar a subtração dos equipamentos. Ao chegarem à porta da garagem da casa, esses dois últimos avistaram e renderam Marcelo, amigo de Gabriel que ali estacionava seu veículo. A rendição ocorreu com o uso de arma de fogo de propriedade de Alexandre, a qual fora por ele ocultada de todos os demais comparsas. Em seguida, os dois criminosos entraram na residência, renderam, também, seu proprietário e iniciaram a movimentação dos aparelhos eletrônicos em direção ao carro do grupo. Quando todo o material desejado havia sido subtraído, o grupo viu-se impossibilitado, por razões técnicas, de dar partida no veículo e fugiu do local sem levar nenhum objeto. Avisada por vizinhos, a polícia chegou rapidamente ao local, prendendo os bandidos após breve perseguição a pé.

    Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

     


     

    resolva Q59378    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59378")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q59379

    Direito Penal   » Lei de Execução Penal – Lei nº 7.210 de 1984 , Legislação Penal Especial

     

    A respeito da aplicação das penas, das medidas de segurança e dos benefícios penais do condenado, assinale a opção correta.

     


     

    resolva Q59379    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59379")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q59380

    Direito Penal   » Homicídio, Crimes contra a vida, Lesões corporais

     

    no  Questão Anulada

            Alberto tentou matar Bianca, sua esposa, alvejando-a com um disparo de arma de fogo. Ao ver sua irmã gravemente ferida, Celso chamou um táxi, colocou Bianca em seu interior e pediu que o taxista fosse rapidamente para o hospital mais próximo. Ao ver um sinal de trânsito que se fechava e, confiando levianamente que nenhum carro se aproximava do cruzamento, César ordenou ao taxista que avançasse o sinal vermelho. Com isso, o táxi acabou sendo abalroado por outro veículo, vindo Bianca a falecer em razão do acidente automobilístico.

    Considerando a teoria da imputação objetiva e assumindo que, na situação hipotética em apreço, não haveria mais tempo de salvar a vida de Bianca caso o táxi tivesse parado no sinal vermelho, assinale a opção correta.

     


     

    resolva Q59380    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59380")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q59381

    Direito Penal   » Prescrição da pretensão punitiva pela pena em abstrato, Causas de extinção da punibilidade

     

            Pedro, nascido em 29/6/1988, praticou o crime de corrupção de menores em 2/7/2008 e foi condenado à pena de um ano e cinco dias de reclusão em sentença publicada no dia 20/11/2013. Somente a defesa ofereceu recurso, transitando em julgado a sentença para a acusação. O recurso defensivo foi improvido em 19/1/2014.

    Tendo por base a situação hipotética acima e considerando que a denúncia tenha sido recebida em 11/4/2012, assinale a opção correta em relação à prescrição.

     


     

    resolva Q59381    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59381")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q59382

    Direito Penal   » Imputabilidade penal, Tipicidade, Culpabilidade

     

    A respeito da inimputabilidade penal, do erro, da desistência voluntária, do arrependimento eficaz, do crime impossível e da relevância da omissão, assinale a opção correta.

     


     

    resolva Q59382    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q59382")    |   » Apostila de Direito Penal 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito Penal da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Direito Penal

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025