< Direito Processual Penal: Questões da prova 2024 para Exame da Ordem Unificado XLI - Primeira Fase do Concurso Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Questões de Direito Processual Penal Exame da Ordem Unificado XLI - Primeira Fase - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
  •  

    prancheta
    Q93696

    Direito Processual Penal   » Ação Penal , Classificação das ações penais condenatórias

     

    Célio, inconformado com o término de seu casamento de 10 anos com sua esposa Natália, passou a persegui-la em seus locais habituais de lazer e trabalho, além de mandar e-mails por meio de contas em nome de terceiros.
    Inconformada com esses fatos, Natália procurou a Delegacia da Mulher e relatou os fatos, tendo o policial civil enquadrado a conduta no crime de perseguição, previsto no Art. 147-A do Código Penal.
    Ao tomar conhecimento da acusação, Célio autorizou seu advogado a entrar em contato com a advogada de Natália para tentar algum acordo com a vítima. Depois da negociação dos profissionais, Natália decidiu não prosseguir com a acusação.
    Acerca dos fatos narrados, assinale a afirmativa correta.

     


     

    resolva Q93696    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q93696")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q93697

    Direito Processual Penal   » Princípios fundamentais do direito processual penal

     

    Denis cumpria pena em regime fechado, após ser definitivamente condenado, quando ocorreu um movimento de subversão da ordem e disciplina dentro do ambiente carcerário.
    No inquérito disciplinar consta que cerca de cem presos rebelados incendiaram colchões e tentaram fugir, permanecendo a situação de rebelião por cerca de cinco dias, até que eficaz ação da polícia penal cessou o movimento. Todos os cem presos da ala em que Denis cumpre pena foram indiciados no âmbito disciplinar, indistintamente e sem individualização de condutas.
    Considerando o caso narrado, assinale o princípio de Direito Penal a ser utilizado pela defesa a fim de evitar a condenação de Denis.

     


     

    resolva Q93697    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q93697")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q93698

    Direito Processual Penal   » Recursos Criminais

     

    Marilda, após ter sido regularmente processada, foi condenada, pelo Juízo originariamente competente, pela prática de desacato (pena: de seis meses a dois anos).
    Marilda procura você, como advogado(a), porque deseja recorrer da condenação.
    Sobre a hipótese, assinale a opção que apresenta, corretamente, o recurso cabível.

     


     

    resolva Q93698    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q93698")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q93699

    Direito Processual Penal   » Das Provas

     

    A República Federativa Alfa reconhece o Poder Judiciário como um dos poderes independentes da República. Em Alfa há um órgão de acusação independente e diferente do Judiciário, responsável por formular acusações criminais, tendo a iniciativa probatória.
    Em Alfa, um acusado seria um sujeito de direitos no âmbito do processo penal, e os princípios democráticos do processo penal, tais como o princípio do Juiz Natural e da presunção de inocência, são reconhecidos.
    A partir dos dados fornecidos, o país Alfa adota o sistema processual com traços mais marcantes do sistema

     


     

    resolva Q93699    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q93699")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    prancheta
    Q93700

    Direito Processual Penal   » Procedimento Penal , Procedimento especial dos crimes de competência do Tribunal do Júri

     

    Ana Rosa foi denunciada perante o Tribunal do Júri pela prática de homicídio duplamente qualificado, por ter sido praticado mediante tortura e em razão da idade da vítima, Inocêncio, criança de 8 anos de idade, ambas as qualificadoras devidamente sustentadas no plenário pela acusação.
    O Conselho de Sentença respondeu afirmativamente aos quesitos de autoria e materialidade, e negativamente ao quesito de clemência, reconhecendo, ainda, as duas qualificadoras.
    Na sentença, o Juiz Presidente utilizou a qualificadora sobejante como agravante genérica. Foi interposta apelação defensiva, com base na alegação de decisão contrária à decisão dos jurados e injustiça na aplicação da pena. Ao final da fundamentação, formulou os seguintes requerimentos: o afastamento da qualificadora da tortura, a inadmissibilidade de reconhecimento de agravantes, de ofício, pelo Juiz Presidente, e a absolvição da ré por ausência de provas.
    Como advogado(a) de Geminiana, mãe da vítima, prévia e regularmente admitida como assistente de acusação, intimada a se manifestar em contrarrazões, é pertinente alegar 

     


     

    resolva Q93700    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q93700")    |   » Apostila de Direito Processual Penal 2025

     

     

    Veja mais Questões de Direito Processual Penal da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Direito Processual Penal

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025