< Geografia: Questões da prova 2018 para Professor de Geografia do Concurso Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)

Questões de Geografia Professor de Geografia - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)

  • Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)
  •  

    prancheta
    Q65400
    Ano: 2018 Banca: UECE   Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)   Nível Superior   Prova: Professor de Geografia

     

    A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camada rochosa, posicionada abaixo do substrato marinho e que guarda grandes reservas de petróleo. Atente para o que se diz a seguir sobre essa camada e as reservas de petróleo que ela abriga.
    l. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.
    lI. A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.
    III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.
    IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.
    Está correto somente o que se afirma em

     


     

    resolva Q65400    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65400")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q65401

    Geografia   » Meio ambiente , Impactos e soluções nos meios natural e rural

    Ano: 2018 Banca: UECE   Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)   Nível Superior   Prova: Professor de Geografia

     

    Mesmo circulando ciclicamente entre os ambientes, a água potável, enquanto recurso hídrico, tende a ficar cada dia mais escassa em função das formas de uso e dos processos ligados à degradação ambiental. O Brasil é um país privilegiado, pois concentra aproximadamente 12% dos recursos hídricos do planeta.
    No que concerne aos aspectos ligados aos recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar que

     


     

    resolva Q65401    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65401")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q65402

    Geografia   » Meio ambiente , Impactos e soluções nos meios natural e rural

    Ano: 2018 Banca: UECE   Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)   Nível Superior   Prova: Professor de Geografia

     

    A avaliação de impacto ambiental é reconhecida mundialmente como um instrumento eficiente para a prevenção dos danos ambientais. Considerando a avaliação de impacto ambiental, analise as seguintes afirmações:
    I. A primeira vez que a avaliação de impacto ambiental foi utilizada no mundo, como elemento obrigatório antes de uma tomada de decisão, foi nos EUA em decorrência da lei nacional do meio ambiente.
    II. A avaliação de impacto ambiental passa a ser obrigatória no Brasil a partir do ano de 1992, com a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente.
    III. Atualmente a maioria dos países em desenvolvimento tem leis nacionais que exigem a preparação prévia de estudos de impacto ambiental.
    Está correto o que se afirma em

     


     

    resolva Q65402    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65402")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q65403

    Geografia   » Meio ambiente , Impactos e soluções nos meios natural e rural

    Ano: 2018 Banca: UECE   Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)   Nível Superior   Prova: Professor de Geografia

     

    Coluna I
    1. Armazenamento de combustíveis em postos
    2. Utilização de fornos a lenha em restaurantes e padarias
    3. Mineração
    Coluna II
    ( ) desmatamento, assoreamento e contaminação de leitos fluviais
    ( ) poluição atmosférica e comprometimento da qualidade do ar
    ( ) contaminação de água subterrânea
    ( ) geração de resíduos como óleos e graxas
    ( ) mortandade de peixes
    A sequência correta de cima para baixo é

     


     

    resolva Q65403    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65403")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q65404

    Geografia   » Desenvolvimento

    Ano: 2018 Banca: UECE   Órgão: Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc)   Nível Superior   Prova: Professor de Geografia

     

    Considerando que alguns processos ambientais, inclusive processos ecológicos, podem ser afetados pelo desenvolvimento de atividades antrópicas, assinale a opção que corresponde ao processo que NÃO é afetado por essas atividades.

     


     

    resolva Q65404    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65404")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Geografia da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Geografia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025