< Geografia: Questões da prova 2018 para Cadete do Exército - 2° Dia do Concurso Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Questões de Geografia Cadete do Exército - 2° Dia - Escola Preparatória de Cadetes do Exército

  • Formação de Cadetes do Exército
  •  

    prancheta
    Q52677

    Geografia   » Impactos e soluções nos meios natural e rural, Meio ambiente

    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia,

     

    “Ao longo do século XX, a demanda global de água doce dobrou a cada 20 anos. Se mantidos os padrões de consumo atuais, em 2025 cerca de 2/3 da população mundial experimentarão escassez moderada ou severa de água.”
    MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. 1ª. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.90.

    Dentre as causas da escassez de água no mundo, podemos destacar:

    I- a água doce disponível no mundo é muito inferior às necessidades de consumo atuais.
    II- além dos recursos hídricos apresentarem uma distribuição geográfica muito desigual, os países mais pobres carecem de sistemas adequados de fornecimento e tratamento de água.
    III- a contaminação de mananciais, o uso excessivo e o desperdício desse recurso provocam a escassez de água para o consumo e fazem dela, em determinados locais, um recurso finito.
    IV- significativas alterações no ciclo hidrológico, sobretudo nas áreas urbanas, onde a retirada da vegetação e a impermeabilização do solo dificultam a infiltração da água e o consequente abastecimento dos aquíferos.
    V- o uso excessivo e o desperdício desse recurso, principalmente pela atividade industrial, é responsável pela maior parte da demanda global de água.

    Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas

     


     

    resolva Q52677    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52677")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52678
    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia,

     

    O relevo terrestre não é estático, mas dinâmico. As constantes transformações que ocorrem na crosta são provocadas por forças endógenas e exógenas que atuam sobre o modelado terrestre. Sobre a ação dos agentes internos e externos do relevo podemos afirmar que

     


     

    resolva Q52678    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52678")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52679

    Geografia   » Geografia Econômica

    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia,

     

    No atual estágio de desenvolvimento do capitalismo mundial, no qual se globalizam não só os mercados, mas também a produção, a palavra de ordem é competitividade. O modelo de produção flexível que vem sendo adotado pelas empresas traz significativos reflexos não apenas nas formas de organização produtiva, mas também nas relações de trabalho e nas políticas econômicas dos países. Dentre esses reflexos podem-se destacar:

    I- o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condições para a melhoria do padrão de vida da população e, por conseguinte, fomentar o consumo.
    II- a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade.
    III- a implementação do just-in-time, método de organização da produção que visa a eliminar ou reduzir drasticamente os estoques de insumos, reduzindo custos e postos de trabalho e disponibilizando capital para novos investimentos.
    IV- a disseminação, em diversos países desenvolvidos, de propostas de flexibilização da legislação trabalhista, com a redução dos salários e dos benefícios sociais, acarretando, em consequência, o enfraquecimento do movimento sindical.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

     


     

    resolva Q52679    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52679")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52680
    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia,

     

    Observe o gráfico a seguir, que mostra a evolução da participação dos grupos de idade na população brasileira no período de 1940 a 2050.
    Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a demografia brasileira, pode-se afirmar que:

    I- o aumento da participação de adultos e idosos no conjunto total da população é fruto da redução do número de óbitos.
    II- a queda da proporção de crianças no conjunto total da população brasileira está fortemente relacionada às elevadas taxas de mortalidade infantil que assolam o País.
    III- do ponto de vista demográfico, o Brasil vive uma fase favorável ao crescimento econômico, pois, com a redução das taxas de natalidade, houve uma redução da razão de dependência, isto é, do peso econômico das crianças e dos idosos sobre a população economicamente ativa do País.
    IV- ao final da década de 2030, a população brasileira deverá parar de crescer e logo sofrer redução, pois o número de óbitos tenderá a ser maior do que o número de nascimentos.
    V- a pressão demográfica observada atualmente no crescimento populacional revela a necessidade de aumento do número de vagas nas escolas e de leitos hospitalares.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
    questões de concursos Formação de Cadetes do Exército 2018

    IBGE Indicadores sociodemográficos e de saúde no Brasil. Disponível em . Acesso em 12 fevereiro de 2012.  

     


     

    resolva Q52680    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52680")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    prancheta
    Q52681

    Geografia   » Geografia Política

    Ano: 2018 Banca: EsPCEx   Órgão: Formação de Cadetes do Exército   Nível Médio   Prova: Cadete do Exército - 2° Dia,

     

    As fronteiras políticas internacionais definem limites entre diferentes soberanias, contudo a soberania do Estado não se circunscreve apenas ao território terrestre. A respeito da soberania do Estado brasileiro, tanto em território terrestre como marítimo, pode-se afirmar que:

    I- a faixa de fronteira terrestre, definida na Constituição, corresponde à área de 150 Km de largura ao longo dos limites terrestres, e cabe aos governos de cada estado da federação executar as ações de polícia de fronteira nessa faixa.
    II- o Estado brasileiro possui soberania quase que total sobre seu Mar Territorial, com exceção apenas de ter que respeitar o direito de passagem inofensiva de embarcações de outros países nessa área, conforme convenção da ONU em vigor desde 1994.
    III- embora a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) esteja limitada a uma faixa de 200 milhas náuticas de largura da costa, a plataforma continental, em diversos trechos, ultrapassa esse limite, o que pode ampliar as fronteiras de exploração econômica da chamada “Amazônia Azul”.
    IV- a soberania brasileira sobre a Zona Econômica Exclusiva distingue-se da soberania sobre o Mar Territorial, uma vez que na ZEE países estrangeiros têm completa liberdade de navegação, sobrevoo e exploração dos recursos naturais da plataforma continental.

    Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

     


     

    resolva Q52681    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q52681")    |   » Apostila de Geografia 2025

     

     

    Veja mais Questões de Geografia da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Geografia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025