< Gestão de Pessoas: Questões da prova 2017 para Assistente Administrativo do Concurso Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Questões de Gestão de Pessoas Assistente Administrativo - Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

  • Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
  •  

    prancheta
    Q65537

    Gestão de Pessoas   » Gestão de Competências

     

    As core competences (ou competências essenciais) foram delineadas nos estudos pioneiros de Hamel e Prahalad (2001). Para os autores, deveria ocorrer a mudança de foco das unidades de negócio para as competências, permitindo, desse modo, que as empresas se transformassem em um verdadeiro portfólio dessas competências. No entanto, para serem consideradas core competences, elas deveriam, obrigatoriamente, obedecer a três condições: teriam que atribuir vantagem competitiva às empresas, gerar valor perceptível pelos clientes e serem difíceis de imitar pela concorrência. Com base no texto apresentado acima, analise as empresas:
    I. A Delatel exerce o controle dos seus funcionários quase que exclusivamente através de mecanismos burocráticos, por meio de procedimentos operacionais padronizados, regras, regulamentações e supervisão cerrada, com o objetivo de ganhos de produtividade com uma estrutura bem planejada de cargos e níveis hierárquicos. Um de seus funcionários está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe argumenta que a liderança é fruto de qualidades inatas.
    II. A Macrosul está promovendo uma verdadeira revolução no seu sistema de vendas, cuja arma principal é a tecnologia da informação. A equipe de vendas será extinta e os vinte melhores vendedores serão transformados em consultores de mercado. Eles não terão mais a obrigação de vender, mas sim de assessorar os clientes em todo o processo de compra e estocagem de eletrodomésticos e móveis. Estarão aptos, inclusive, a orientar os clientes quanto às quantidades ideais de compra para cada tipo de produto, nos diferentes períodos do ano.
    Assinale a alternativa CORRETA.

     


     

    resolva Q65537    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65537")    |   » Apostila de Gestão de Pessoas 2025

     

     

    prancheta
    Q65538

    Gestão de Pessoas   » Remuneração e Benefícios

     

    Organizações com alto enfoque estratégico de mercado têm entre suas políticas de gestão de pessoas o tratamento da remuneração como um elemento impulsionador de processos de melhoria, aperfeiçoamento e produtividade pelo aumento da competitividade entre as pessoas. Obtém-se maior sucesso com essa política quando se busca um maior alinhamento entre a remuneração das pessoas e o planejamento estratégico, que define os investimentos organizacionais e o envolvimento delas. Com base no texto acima, analise as assertivas abaixo:
    I. Entre os vários tipos de remuneração por desempenho, pode ser citada a concessão de vale-alimentação a todos da organização.
    II. A remuneração fixa e baseada em cargos é o melhor sistema para alavancar o desempenho.
    III. A remuneração por competência permite reconhecer a contribuição na execução das atribuições e responsabilidades da função.
    IV. A remuneração com participação nos lucros promove baixo envolvimento nos processos de melhoria organizacional.
    Assinale a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS.

     


     

    resolva Q65538    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65538")    |   » Apostila de Gestão de Pessoas 2025

     

     

    prancheta
    Q65539

    Gestão de Pessoas   » Aplicando Pessoas , Avaliação 360 graus

     

    O gerente de gestão de pessoas da Interact, empresa dedicada ao setor de serviços de tecnologia, promoveu uma avaliação de desempenho 360º graus. Ao analisar os questionários, verifica-se que a cultura organizacional do paternalismo faz com que a maioria dos entrevistados tenha a propensão a favorecer as pessoas de que mais gosta, independentemente de suas habilidades e competências profissionais e de resultados que ela obtenha. Essa propensão é causada, em geral, porque o avaliador julga mais favoravelmente os funcionários que se identificam mais com ele, e não conseguem ficar emocionalmente neutros. Essa propensão pode ser qualificada como:

     


     

    resolva Q65539    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65539")    |   » Apostila de Gestão de Pessoas 2025

     

     

    prancheta
    Q65540

    Gestão de Pessoas   » Indicadores de RH

     

    Os processos de provisão estão relacionados com o suprimento de pessoas para a organização. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua integração às tarefas organizacionais. Trata-se de abastecer a organização com as pessoas necessárias para o seu funcionamento. Considerando que há muita oferta de empregos, com níveis salariais de mercado mais altos que os níveis salariais da empresa, e que há pouca mão de obra disponível no mercado, assinale a alternativa que melhor represente os problemas de provisão de pessoas.

     


     

    resolva Q65540    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q65540")    |   » Apostila de Gestão de Pessoas 2025

     

     

    Veja mais Questões de Gestão de Pessoas da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Gestão de Pessoas

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025