< Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia: Questões da prova 2020 para Professor de Educação Básica I do Concurso Prefeitura de Sorocaba (SP)

Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia Professor de Educação Básica I - Prefeitura de Sorocaba (SP)

  • Prefeitura de Sorocaba (SP)
  •  

    prancheta
    Q88916
    Ano: 2020 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Sorocaba (SP)   Nível Médio   Prova: Professor de Educação Básica I

     

    Alarcão (2003) afirma que a formadora Idália Sá-Chaves tem se dedicado à prática e à teorização de certa estratégia formativa que adota uma abordagem reflexiva para a formação de professores. Para Sá-Chaves, essa estratégia formativa apresenta, entre outras, algumas contribuições, pois promove nos participantes o desenvolvimento reflexivo, tanto ao nível cognitivo quanto metacognitivo, garante mecanismos de aprofundamento conceitual continuado, por meio do uso de feedback entre os participantes das comunidades de aprendizagem, além de “estimular a originalidade e criatividade individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa, aos processos de reflexão sobre ela e à sua explicitação, através de vários tipos de narrativa”.
    Segundo Alarcão, a formadora Sá-Chaves designa essa estratégia formativa como

     


     

    resolva Q88916    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q88916")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q88917
    Ano: 2020 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Sorocaba (SP)   Nível Médio   Prova: Professor de Educação Básica I

     

    Em Com todas as letras, Ferreiro (2000) descreve algumas experiências alternativas de alfabetização que utilizam como informação básica as descobertas sobre a psicogênese da língua escrita na criança.
    Segundo a autora, essas experiências compartilham algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização e, de acordo com Ferreiro, uma dessas propostas fundamentais é a seguinte:

     


     

    resolva Q88917    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q88917")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q88918
    Ano: 2020 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Sorocaba (SP)   Nível Médio   Prova: Professor de Educação Básica I

     

    Em Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, Lerner (2002) ressalta a importância das modalidades organizativas para a organização do tempo didático.
    De acordo com a autora, é correto afirmar que as “atividades habituais” 

     


     

    resolva Q88918    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q88918")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q88919
    Ano: 2020 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Sorocaba (SP)   Nível Médio   Prova: Professor de Educação Básica I

     

    Gandin (2011), em Planejamento como prática educativa, a respeito da elaboração de um plano (projeto político- -pedagógico) afirma que
    “Numa escola, por exemplo, elaborar um marco _______ significa propor (escolher ou compor) um tipo de educação, traçar linhas gerais de organização da escola (governo, participação...), definir enfoques ou prioridades que serão sublinhados no período do plano, tudo em coerência com o marco _________ e para realizar os ideais nele traçados.”
    Assinale a alternativa que completa, de acordo com o autor, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

     


     

    resolva Q88919    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q88919")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    prancheta
    Q88920
    Ano: 2020 Banca: VUNESP   Órgão: Prefeitura de Sorocaba (SP)   Nível Médio   Prova: Professor de Educação Básica I

     

    Para Zabala (1998) “a tipologia dos conteúdos pode nos servir de instrumento para definir as diferentes posições sobre o papel que deve ter o ensino. Portanto, num ensino que propõe a formação integral a presença dos diferentes tipos de conteúdos estará equilibrada”.
    Em relação à tipologia dos conteúdos, segundo Zabala, é correto afirmar que conteúdo

     


     

    resolva Q88920    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q88920")    |   » Veja Apostilas Vunesp 2025

     

     

    Veja mais Questões de Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Conhecimentos Pedagógicos / Pedagogia

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025