< Conhecimentos Bancários: Questões da prova 2015 para Escriturário do Concurso Banco do Brasil S.A.

Questões de Conhecimentos Bancários Escriturário - Banco do Brasil S.A.

  • Banco do Brasil S.A.
  •  

    prancheta
    Q5821

    Conhecimentos Bancários   » Previdência Complementar ou Privada, Previdência Aberta (bancos e seguradoras) e Fechada (fundos de

    Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Banco do Brasil S.A.   Nível Médio   Prova: Escriturário

     

    O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é uma aplicação que tem como objetivo a complementação da aposentadoria do seu investidor. Pode-se dizer que o PGBL é bom para o empregado que possui renda tributável e declara o imposto de renda no modelo completo, pois ao investir num PGBL, tem-se restituído o Imposto de Renda (IR) retido na fonte pelo empregador sobre o valor da aplicação.
    Como a tributação do PGBL ocorre no resgate sobre o(s) seu(s)

     


     

    resolva Q5821    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5821")    |   » Apostila de Conhecimentos Bancários 2025

     

     

    prancheta
    Q5822

    Conhecimentos Bancários   » Garantias Pessoais, Garantias do Sistema Financeiro Nacional

    Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Banco do Brasil S.A.   Nível Médio   Prova: Escriturário

     

    A sociedade empresária W & Z Ltda. pretende expandir a sua atuação e, para tal fito, necessita de numerário, uma vez que seu capital disponível não lhe permite corporificar seu crescimento. Nessa linha, inventaria os seus bens desembaraçados disponíveis e apresenta proposta de empréstimo bancário com as garantias que enumera no documento que entrega ao gerente do Banco onde tem suas operações financeiras. O gerente sugere que a garantia seja concretizada por penhor mercantil e apresenta os contratos necessários, previamente aprovados pelo setor jurídico, e indica que o numerário será disponibilizado em até vinte e quatro horas após a formalização do negócio.
    Nos termos do Código Civil, prometendo pagar em dinheiro a dívida que garante com penhor mercantil, o devedor poderá emitir, em favor do credor,

     


     

    resolva Q5822    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5822")    |   » Apostila de Conhecimentos Bancários 2025

     

     

    prancheta
    Q5823

    Conhecimentos Bancários   » Garantias Pessoais, Garantias do Sistema Financeiro Nacional

    Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Banco do Brasil S.A.   Nível Médio   Prova: Escriturário

     

    Sr. X é concitado por Sr. Y a atuar como avalista em título de crédito no qual Sr. Y é devedor. Dado o alto grau de amizade entre os dois, o ato é praticado. Algum tempo depois, Sr. X recebe comunicação de que pende de pagamento a dívida resultante do aval.
    Diversas dúvidas acudiram ao avalista que, consultando profissional especializado em títulos de crédito, assentou que o seu dever de pagamento estaria relacionado a

     


     

    resolva Q5823    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5823")    |   » Apostila de Conhecimentos Bancários 2025

     

     

    prancheta
    Q5824
    Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Banco do Brasil S.A.   Nível Médio   Prova: Escriturário

     

    Sr. G resolve abrir conta corrente no Banco Y e, para isso, outorga procuração para Sra. H, sua amiga, que se dirige à agência mais próxima para formalizar o ato. Após longos anos de relacionamento exclusivamente com o procurador, o gerente do Banco recebe recomendação dos seus superiores hierárquicos de contatar todos os correntistas representados por terceiros. Diante disso, solicita à Sra. H contato pessoal com Sr. G, o que vem a ser negado, tendo em vista que o titular da conta não mantém relações com estranhos, nessa categoria incluído o gerente de sua conta-corrente.
    Diante dessa negativa, é indicado ao gerente o enquadramento da atuação de Sr. G e Sra. H, nos termos da Carta-Circular BACEN n° 3.542/2012, no concernente a situações relacionadas com

     


     

    resolva Q5824    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5824")    |   » Apostila de Conhecimentos Bancários 2025

     

     

    prancheta
    Q5825
    Ano: 2015 Banca: CESGRANRIO   Órgão: Banco do Brasil S.A.   Nível Médio   Prova: Escriturário

     

    O combate à lavagem de dinheiro tem se disseminado no mundo, tendo o rápido desenvolvimento de sofisticadas organizações criminosas que utilizam o sistema financeiro para legitimar as suas atuações originariamente ilícitas.
    De acordo com a Lei Federal n° 9.613/1998, o crime de lavagem, atualmente, caracteriza-se, entre outras ações, por ocultar valores decorrentes de atos consubstanciados como

     


     

    resolva Q5825    |     Comente a Questão (coloque o Nº "Q5825")    |   » Apostila de Conhecimentos Bancários 2025

     

     

    Veja mais Questões de Conhecimentos Bancários da Prova

    Compartilhe:

     

    Compartilhe Questões Conhecimentos Bancários

     

     

    Deixe seu comentário com o número da Questão ex.Q12345:

    *Para ver o gabarito - clique em → resolva Q...:

    As questões são de autoria das organizadoras mencionadas, divergências quanto ao conteúdo, ao gabarito, a formulação etc., devem ser encaminhas a elas (organizadoras de concursos)

    Questões de Nível Médio 2025